Heinrich Steinweg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henry Steinway
Steinway, fotografia por Mathew Brady.
Nome completo Heinrich Engelhard Steinweg
Conhecido(a) por ser fundador da Steinway & Sons
Nascimento 15 de fevereiro de 1797
Wolfshagen im Harz, Brunsvique
Morte 7 de fevereiro de 1871 (73 anos)
Nacionalidade Alemanha/Estados Unidos Teuto-estadunidense

Heinrich Engelhard Steinweg, conhecido como Henry E. Steinway (Langelsheim, 15 de fevereiro de 1797 - Nova Iorque, 7 de fevereiro de 1871), foi um empresário alemão e fundador da Steinway & Sons, referência mundial na fabricação de pianos.[1] [2] Seus descendentes seguiram na direção da Steinway até 1977.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henry Steinway nasceu Heinrich Engelhard Steinweg em Wolfshagen im Harz, Ducado de Brunsvique-Luneburgo, no então Sacro Império Romano. Sua infância foi marcada pela morte prematura dos pais e irmãos. Assim, Heinrich era órfão já aos 15 anos de idade.[2] Em 1814, em meio as Guerras Napoleônicas, juntou-se aos Schwarze Schar, um grupo de soldados voluntários sob o comando de Duque de Brunswick-Wolfenbüttel.

Heinrich deixou o serviço militar em 1822 e dedicou-se ao ofício de carpinteiro. Tempo depois, tornou-se aprendiz de um construtor de órgãos em Goslar. Ao ter contato com a música, Heinrich descobriu sua vocação e tornou-se organista na paróquia local. Em Braunschweig, Heinrich passou a fabricar violões, cítaras e pianos de pequenas proporções na cozinha de sua casa. Em 1835, produziu o primeiro piano retangular, o qual dedicou à sua noiva Juliane. Em 1836, inovou seus negócio ao fabricar um piano de cauda, batizado de kitchen piano (algo como piano de cozinha).

Devido à instabilidade política provocada pela Revolução de Março, Steinweg decidiu migrar para os Estados Unidos, deixando sua empresa sob a tutela do filho Christian Friedrich Steinweg. Ao estabelecer-se em Nova Iorque, foi alertado pelos amigos a anglicizar seu nome para Henry Steinway, já que um nome alemão era desvantajoso para negócios. Steinway e seus filhos trabalharam para outros fabricantes de pianos até que, em 1853, fundaram a própria companhia - Steinway & Sons; que viria a ser uma das maiores fabricantes de instrumentos. [3]

Steinway faleceu em 1871, aos 73 anos de idade.[3] Seu filho, William Steinway, foi o responsável pelo crescimento da companhia à nível global.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Henry e sua esposa, Juliane, tiveram sete filhos: Albert Steinway, Charles H. Steinway, Christian Friedrich Theodor Steinweg, Doretta Steinway, Henry Steinway, Jr., Wilhelmina Steinway and William Steinway.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Steinway & Sons