Helô Pinheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Helô Pinheiro[1]
Garota de Ipanema
Nome completo Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro
Conhecido(a) por Helô Pinheiro, Garota de Ipanema
Nascimento 7 de julho de 1945 (69 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Brasil
Ocupação Modelo, Empresária e Garota de Ipanema
Página oficial
http://www.garotadeipanema.com.br

Heloísa "Helô" Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro (Rio de Janeiro, 7 de julho de 1945), é uma modelo, empresária e apresentadora brasileira, célebre por ter sido a musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a canção que projetou a MPB internacionalmente: Garota de Ipanema.

A Garota de Ipanema[editar | editar código-fonte]

A canção foi composta quando Tom Jobin e Vinícius de Moraes viram a jovem Heloísa Eneida, com apenas 17 anos, andando distraída de biquíni pelas areias quentes da Praia de Ipanema.

A letra foi interpretada, desde sua composição em 1962 até os dias de hoje, em português, e também em inglês, pelos mais diversos e afamados cantores Internacionais, a exemplo de Frank Sinatra, Amy Winehouse, Cher, Mariza e Madonna, além da banda de rock Sepultura e outros artistas brasileiros. A canção fora ainda objeto de uma versão instrumental para tema do filme Garota de Ipanema, de 1967.

Família[editar | editar código-fonte]

Helô é descendente, por parte de mãe, da tradicional família Oliveira de Menezes, do Rio de Janeiro, que, por sua vez, descendeu dos Gonçalves de Menezes, conhecida família do norte de Portugal, também estabelecida no Brasil e Bittencourt Pinheiro sua avó Maria do Carmo. Sua mãe perdeu o Pinheiro e Helô ganhou ao casar.

Helô teve quatro filhos de seu único casamento com o engenheiro Fernando Pinheiro: Kiki Pinheiro, a mais velha, e que ocupa eventualmente páginas da mídia brasileira, fazendo desfiles e fotos; Ticiane Pinheiro, modelo e atriz, ex-mulher do empresário e publicitário Roberto Justus; Jô Pinheiro casada com Luiz Carlos Trielli e o único varão, Fernando Mendes Pinheiro Junior.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Helô apresentou o programa feminino Ela, na TV Bandeirantes, na década de 80, show da tarde no SBT, The girl from Ipanema no canal 42 Miami, Helô Pinheiro na Rede Mulher, Rio Mulher na CNT Rio.

Apresentou o programa Código de Honra pela rede de televisão TV Justiça com uma parceria da faculdade FMU e Iasp. O programa é um talk show que discute sobre temas de direito voltado à sociedade brasileira.

Helô também fez participações na Dança dos Famosos do Domingão do Faustão e na novela Aquele Beijo de Miguel Falabella. Desde abril de 2012 Helô apresenta o programa semanal De cara com a maturidade na TV Bandeirantes e também apresenta juntamente com sua filha Ticiane Pinheiro o programa "Ser Mulher" no canal Bem Simples TV por Assinatura.

Empresária[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Helô desenvolve e comercializa moda voltada para praia, utilizando a marca que a consagrou. A grife "Garota de Ipanema" possui lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Ensaio fotográfico[editar | editar código-fonte]

Dentre os trabalhos fotográficos de Helô, ao longo de sua carreira, destaca-se aquele ensaio fotográfico que, em abril de 2003, aos 58 anos de idade, fez ao lado da filha e que foi publicado pela revista Playboy. O trabalho se consagrou na revista, pois, pela primeira vez, mãe e filha se fotografaram juntas num ensaio de capa. Helô entrou para as estatísticas mundiais da revista, como a mais velha das modelos reportadas.[carece de fontes?]

Livro[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2012, ela lançou o livro autobiográfico "A Eterna Garota de Ipanema" (Editora Aleph, 160 páginas, ISBN: 9788576570837).


Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Helô Pinheiro
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências