Helena Vitória de Eslésvico-Holsácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Helena Vitória
Princesa de Schleswig-Holstein
Helena Vitória de Eslésvico-Holsácia
A princesa Helena fotografada em 17 de abril de 1920 por James Lafayette.
Nascimento 3 de maio de 1870
  Frogmore House, Windsor, Berkshire, Inglaterra
Morte 13 de março de 1948 (77 anos)
  Berkeley Square, Londres, Inglaterra
Sepultado em Cemitério de Frogmore, Inglaterra
Nome completo  
Vitória Luísa Sofia Augusta Amélia Helena
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Pai Cristiano de Schleswig-Holstein
Mãe Helena do Reino Unido

Helena Vitória (Vitória Luísa Sofia Augusta Amélia Helena), (3 de maio de 1870 - 13 de março de 1948) foi um membro da família real britânica, uma neta da rainha Vitória.

Primeiros anos

Helena em criança.

A princesa Helena Vitória nasceu em Frogmore House, perto do Castelo de Windsor. O seu pai era o príncipe Cristiano de Schleswig-Holstein, terceiro filho de Cristiano, Duque de Augustenborg e da Condessa Luísa de Danneskjold-Samsøe. A sua mãe era a Princesa Helena, quinta filha da Rainha Vitória e do Príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. A residência oficial dos seus pais era Cumberland Lodge, no Reino Unido e, apesar de o seu pai ser alemão, Helena era considerada um membro da Família Real Britânica. O seu tratamento oficial era Sua Alteza, a Princesa Helena Vitória de Schleswig-Holstein.

Passou grande parte da sua infância em Cumberland Lodge, a residência oficial do seu pai. Era conhecida na família por "Thora" e por vezes "Snipe" (Narceja), numa referência ao seu rosto aguçado.

Deveres reais

A princesa Helena Vitória nunca se casou. Seguiu o exemplo da mãe trabalhando para várias organizações de caridade, principalmente na Young Men's Christian Association (YMCA), na Young Women's Christian Association (YWCA) e na Princess Christian's Nursing Home em Windsor. Durante a Primeira Guerra Mundial, criou também a YWCA Women's Auxiliary Force. Como sua presidente, visitou as tropas britânicas em França e conseguiu obter uma autorização especial do Secretário de Estado para a Guerra, Lord Kitchener, para lhes levar entretenimento. Entre as duas guerras, ela e a sua irmã mais nova, a Princesa Maria Luísa, foram mecenas entusiásticas de musica nem Schomberg House, a residência que partilhavam em Londres. Depois de um raid alemão danificar a casa em 1940, as duas princesas mudaram-se para Fitzmaurice Palace, em Berkeley Square.

Primeira Guerra Mundial

Em julho de 1917, o rei Jorge V mudou o apelido da família real britânica de Saxe-Coburgo-Gota para Windsor. Também deixou de usar, em seu nome e em nome dos seus vários primos e cunhados que fossem súbditos britânicos, o uso dos seus títulos alemães, formas de tratamento e apelidos. A princesa Helena Vitória e a princesa Maria Luísa deixaram de usar o título e apelido de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenberg e passaram a ser tratadas simplesmente por "Sua Alteza, a princesa Helena Vitória" e "Sua Alteza, a princesa Maria Luísa", dando-lhes a distinção se serem apenas princesas e não princesas pertencentes a um país ou família. Apesar de as duas princesas terem títulos alemães a maior parte da vida, elas eram completamente britânicas.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a saúde de Helena começou a piorar e ela tinha de se deslocar numa cadeira-de-rodas. A sua última grande aparição em publico aconteceu no dia 20 de novembro de 1947, para o casamento da sua prima em segundo-grau, a Princesa Isabel, com o Tenente Filipe Mountbatten.

A princesa Helena Vitória morreu em Fitzmaurice Place, Berkeley Square no dia 13 de março de 1948. O seu funeral realizou-se na Capela de St. George, em Windsor e o seu corpo foi enterrado no Cemitério Real de Frogmore, no Grande Parque de Windsor.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Helena Vitória de Eslésvico-Holsácia

Bibliografia