Helene Fischer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Helene Fischer
Helene Fischer, 2009.
Informação geral
Nome completo Helene Fischer
Nascimento 5 de agosto de 1984 (30 anos)
Local de nascimento Krasnoyarsk
 União Soviética
Gênero(s) Schlager, clássica
Período em atividade 2005 – presente
Gravadora(s) EMI
Afiliação(ões) Andrea Bocelli, Florian Silbereisen
Página oficial Site oficial

Helene Fischer (Krasnoyarsk, 5 de agosto de 1984) é uma cantora alemã de origem russa que figura entre as cantoras de sucesso européias cantando músicas em um estilo que em muito assemelha-se ao estilo "country" americano - em alemão conhecido por "Schlager".

Viena, maio de 2011

Introdução[editar | editar código-fonte]

Helene Fischer nasceu em 1984 e passou a infância na cidade siberiana de Krasnoyarsk, antes de emigrar para a Alemanha acompanhando a sua família, de ascendência germânica. Dominando em nível nativo tanto a língua russa como a língua alemã, tornou-se uma entre as mais famosas cantoras de sucesso neste país.

Seus trabalhos artísticos remontam ao ano de 2005. Já conquistou três vezes o prêmio "Echo", equivalente germânico do "Grammy" norteamericano. Ganhou por duas vezes também o cobiçado "Goldene Henne" (galo de ouro) e por duas vezes o "Krone der Volksmusik" (coroa da música popular). Todos os seus álbuns foram agraciados com disco de ouro ou platina.

Helene Fischer é graduada pela Escola de Música e Teatro de Frankfurt, onde estudou música e arte teatral. Suas músicas, que abordam quase sempre temas correlacionados as venturas e desventuras do dia-adia, têm em maioria estilo próximo ao do que se conhece por "música country". Contudo não restringe-se a este ritmo: uma de suas interpretações mais famosas refere-se à capitulação que fez da Ave Maria, com texto em alemão.

Seu círculo de fãs estende-se além das fronteiras da Alemanha, sendo conhecida em praticamente todos os países onde fala-se alemão na europa, incluindo Alemanha, Suiça, Bélgica, Holanda e Escandinávia, entre outros com línguas diversas.

Além de algumas músicas em russo, destaca-se entre suas obras o recém publicado álbum produzido por Jean Frankfurter, um dos mais renomados produtores e compositores da Alemanha, com canções somente em inglês. Segundo Helene, o álbum abre novos horizontes aos seus trabalhos:

“I have always dreamed of singing my songs in another language. English is the language of Country, the music that we call ’Schlager’. Language is a tool, but it is important that what you sing comes from the heart – and that is what this album is about.” [1] .

"Sempre sonhei em cantar minhas canções em outra língua. O inglês é a língua do Country, a musica que nós denominamos 'Schlager' [em alemão]. A língua é uma ferramenta, mas é importante que o que você cante venha do coração - e é disto que este álbum trata."

Referências

  1. http://www.helene-fischer.de/hf/english/biography/helene-fischer-%E2%80%93-the-new-voice-germany , conforme acessado às 11:30 horas do dia 29 de abril de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]