Helicoverpa armigera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaHelicoverpa armigera
Helicoverpa armigera.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Noctuidae
Género: Helicoverpa
Espécie: H. armigera
Nome binomial
Helicoverpa armigera
(Hübner, 1805)
Sinónimos
Heliothis armigera (Hübner, 1805)
Noctua armigera Hübner, 1805
Noctua barbara Fabricius, 1794
Heliothis conferta Walker, 1857
Heliothis pulverosa Walker, 1857
Heliothis uniformis Wallengren, 1860
Heliothis fusca Cockerell, 1889
Helicoverpa commoni Hardwick, 1965
Heliothis rama Bhattacherjee & Gupta, 1972


A Helicoverpa zea é uma das principais pragas da agricultura, se destacando pelo seu ataque intenso nas regiões produtoras de soja, milho e algodão no Brasil. É comum ocorrer a confusão entre a Helicoverpa zea e a Heliothis virescens, devido às duas serem muito parecidas, fato que prejudicou ainda mais no controle de pragas nas lavouras. O impacto dessa praga tem um valor significativo, especialmente pela diversidade de culturas atacadas, pela sua abundância na natureza, seu difícil controle e sua capacidade de adquirir resistência que atrapalham ainda mais nos resultados no campo. Um exemplo é a lagarta Helicoverpa armigera, parente próximo da Helicoverpa zea (evolução da H. zea para H. armigera), que causou grandes perdas nas lavouras de algodão e de soja na região oeste da Bahia.

O adulto da Lagarta é uma mariposa com cerca de 40 mm de envergadura, com as asas anteriores de coloração amarelo-parda, com uma faixa transversal mais escura, apresentando também manchas escuras dispersas sobre as asas. As asas posteriores são mais claras, com uma faixa nas bordas externas. A fêmea fecundada põe o ovo de preferência nos estilos-estigma. Durante o verão, num período de três a quatro dias dá-se a eclosão das lagartas que se alimentam do estilo-estigma e dos grãos em formação. A lagarta completamente desenvolvida mede 35 mm e possui coloração entre verde-claro, rosa, marrom ou quase preta, com partes mais claras.1

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.