Hemíono

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.


Como ler uma caixa taxonómicaHemíono
Equus hemionus kulan.JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus
Espécie: Equus hemionus
Subespécie

O hemíono (Equus hemionus) (do grego antigo ἡμίονος: meio-asno, de hēmi-, metade + ὄνος, asno), por vezes chamado asno, onagro, burro, jumento ou zécora, é uma espécie de equídeo que se encontra tanto em estado selvagem como doméstico. Tem sido muito utilizado como besta de carga e para criar mulos.

Há dois grupos principais: o asno selvagem africano, do qual, supõe-de, descende o burro doméstico, e o asno selvagem asiático, também conhecido como onagro. O primeiro tem orelhas muito compridas e a pelagem cinza. Os asnos selvagens asiáticos são um pouco maiores que a espécie africana e têm as orelhas menores. A pelagem costuma ser pardo-avermelhada.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cavalos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.