Lagartixa-doméstica-tropical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hemidactylus mabouia)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaLagartixa-doméstica-tropical
Lagartixa-doméstica-tropical

Lagartixa-doméstica-tropical
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Gekkonidae
Subfamília: Gekkoninae
Género: Hemidactylus
Espécie: H. mabouia
Nome binomial
Hemidactylus mabouia
Moreau De Jonnès, 1818
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Lagartixa-doméstica-tropical

A lagartixa-doméstica-tropical (Hemidactylus mabouia) é uma espécie de lagartixa de pequenas dimensões (de 20 mm a 110 mm), que anda nas paredes das casas, sobretudo quando chove. A dieta deste animal é variada, inclui animais como aranhas, escorpiões, insetos, em especial baratas e espécies Orthoptera, e até outras lagartixas.

Esta espécie é nativa da África, mas atualmente é encontrada em quase toda América e em outros lugares do "Novo Mundo". É comum em ambientes urbanos.

A espécie também é muito popularmente conhecida no Ceará como "briba". No Espírito Santo é conhecida como "taruíra". Também conhecida em alguns lugares como camaleão. Em algumas regiões do Brasil, como Santa Catarina e o Noroeste Paulista, a lagartixa também é conhecida como crocodilinho de parede. Já em alguns locais do Nordeste Brasileiro, é chamada de "víbora",embora este termo esteja ligado a serpentes e não a lagartos, no Piauí,esse pequeno animal é geralmente chamado de Labigó ou briba. E no Maranhão é conhecida como Osga[1] .

Referências