Hemipénis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hemipênis de uma cascavel da espécie Crotalus atrox

Um hemipênis é um par de órgãos copulatórios de escamados machos (cobras, lagartos e anfisbena)[1] [2] .

Os hemipénis estão usualmente invertidos, dentro do corpo, e são expostos para a reprodução por meio de tecido eréctil como o pénis humano.[3] Apenas um é usado de cada vez, e há algumas evidências que os machos alternam o seu uso entre copulações. O hemipênis em si tem uma variedade de formas, dependendo da espécie. Por vezes o hemipênis comporta espinhos ou ganchos, para ancorar o macho dentro da fêmea. Algumas espécies têm até hemipénis biforcados (cada hemipênis tem duas pontas). Por estarem invertidos e terem de se reverter, os hemipênis não têm um canal completamente fechado para a condução do esperma, mas antes uma fenda seminal que fecha quando o tecido eréctil expande.

Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Hemipenes.
  2. Holmes MM, Putz O, Crews D, Wade J. (April 2005). "Normally occurring intersexuality and testosterone induced plasticity in the copulatory system of adult leopard geckos". Horm Behav 47 (4): 439–45. DOI:10.1016/j.yhbeh.2004.11.020. PMID 15777809.
  3. Iguana Anatomy.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hemipénis