Henri Dominique Lacordaire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato de Henri Dominique Lacordaire, pintado por Théodore Chassériau, c. 1840.

Henri Lacordaire, de seu nome completo Jean-Baptiste-Henri Dominique Lacordaire, foi um religioso dominicano, nascido a 2 de maio 1802 em Recey-sur-Ource (Côte-d'Or, Borgonha), e falecido a 21 de novembro 1861 em Sorèze (Tarn). Foi padre, jornalista, educador, deputado e académico, sendo considerado como um precursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores.

Lacordaire e a Ordem dos Pregadores[editar | editar código-fonte]

A Ordem dos Pregadores (ou Dominicanos), nasceu em 1215, fundada por Domingos de Gusmão, e foi suprimida em França em 1790 na sequência da Revolução Francesa.

O interesse de Lacordaire por esta ordem religiosa explica-se pela própria missão e carisma da Ordem que era o de pregar e ensinar, bem como pelas regras de funcionamento, pois que todas as autoridades internas dos dominicanos se baseiam em estruturas democraticamente eleitas e com mandatos previamente limitados temporalmente.

Foi a partir de 1836 que Lacordaire assume o projecto de restabelecer a Ordem em França. Com esse objectivo utilizará uma estratégia que se poderá qualificar de "moderna", na medida em que se baseava sobretudo no apoio da opinião pública, bem como na defesa dos direitos do homem e da liberdade de associação.

Esta restauração dominicana passará pela fundação de vários conventos:

Lacordaire exercerá igualmente uma forte influência em Jean-Charles Prince e Joseph-Sabin Raymond, dois religiosos canadianos que estarão na origem da chegado dos dominicanos ao Canadá, bem como sobre importantes figuras como Antônio Frederico Ozanam, fundador das Conferências de São Vicente de Paulo.

Tendo sido eleito em 1830 para o parlamento francês, proferiu diversos discursos inflamados em defesa da liberdade de expressão e de associação, sempre vestido de frade dominicano, o que provocou fortes reacções junto dos seus adversários. Foi também um prolixo escritor e conferencista, destacando-se as suas prédicas na Catedral de Notre Dame de Paris, bem como o seu livro História de São Domingos traduzido em várias línguas, que causou um profundo impacto, levando outras regiões da Europa a encetar movimentos de restauração da Ordem Dominicana onde tinha sido extinta.

Escolhido para a Academia Francesa, ali apenas proferiu o seu discurso de aceitação, falecendo pouco depois.

Elementos biográficos[editar | editar código-fonte]

Lacordaire, ca.1855
  • 1861 : O Padre Lacordaire morre a 21 de Novembro em Sorèze, sendo sepultado na igreja local.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Henri Dominique Lacordaire