Henrique Fitzroy, Duque de Richmond e Somerset

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Henrique Fitzroy

Henrique Fitzroy (15 de junho de 1519 —; 22 de julho de 1536), duque de Richmond, foi o filho ilegítimo do rei Henrique VIII da Inglaterra e de sua amante Elizabeth Blount, nascido enquanto Henrique era casado com Catarina de Aragão. Foi o único filho ilegítimo que Henrique VIII reconheceu. Chamado Fitzroy, que significa filho do rei, ele cresceu em Windsor, onde seu pai o mimava.

O rei fez de Henrique cavaleiro da Jarreteira aos seis anos de idade, em abril de 1525. Ele então foi promovido a conde de Nottingham e, no mesmo dia, 16 de junho de 1525, feito duque de Richmond e Somerset (um título associado com Henrique VII antes de ele subir ao trono), e então, um mês depois, almirante da Inglaterra, Irlanda e Normandia. Ele também foi feito tenente da Irlanda, guardião dos Cinco Portos e recebeu outros títulos e uma renda que o tornou a pessoa mais rica no reino depois do rei.

Em 1531, ele foi formalmente prometido à filha do duque de Norfolk, Mary Howard, com quem se casou dois anos depois.

Henrique morreu de tuberculose no Palácio de St. James aos dezessete anos, pouco depois da execução de Ana Bolena e quando um ato estava passando no Parlamento para permitir ao rei nomeá-lo herdeiro do trono. Henrique encarregou o duque de Norfolk, seu consogro, dos funerais, e ordenou que o corpo fosse levado numa carreta fechada para um enterro secreto. Por descuido dos criados de Norfolk, o corpo foi levado numa carroça coberta de palha com apenas dois acompanhantes que seguiam à distância. O jovem duque foi enterrado originalmente em Thetford, mas os Howards e os duques de Norfolk (sogros de Fitzroy), perderam seu mausoléu de família no Priorado de Thetford com a dissolução dos mosteiros. Seu local de descanso atualmente está na Igreja de São Miguel, Framlingham, Suffolk.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Henrique Fitzroy, Duque de Richmond e Somerset