Henrique Frederico, Príncipe de Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique Frederico
Príncipe de Gales e Duque de Rothesay
Casa Stuart
Pai Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra
Mãe Ana da Dinamarca
Nascimento 19 de fevereiro de 1594
Castelo de Stirling, Stirling, Stirlingshire, Escócia
Morte 6 de novembro de 1612 (18 anos)
Enterro Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra

Henrique Frederico Stuart, Príncipe de Gales (19 de fevereiro de 1594 - 6 de Novembro 1612) foi o filho mais velho do rei James VI & I e Ana de Dinamarca.

Nascimento e juventude[editar | editar código-fonte]

Nasceu no Castelo de Stirling e tornou-se Duque de Rothesay, Conde de Carrick, Barão de Renfrew, Lorde das Ilhas e Príncipe da Escócia automaticamente em seu nascimento. Seu pai o colocou sob os cuidados de Alexandre Erskine, Conde do Mar, e dos cuidados da mãe do menino, James, porque temem que a tendência da mãe para o catolicismo pode afetar o filho. Embora a remoção da criança causasse enorme tensão entre Anna e James, Henry ficou sob os cuidados da família de Mar até 1603, quando James se tornou rei da Inglaterra e sua família se mudou para o sul.

Príncipe de Gales[editar | editar código-fonte]

Na seqüência da adesão do seu pai ao trono da Inglaterra, em 1603, tornou-se automaticamente Duque da Cornualha, e foi investido Príncipe de Gales e Conde de Chester em 1610, unindo assim a automática de seis e dois tradicionais títulos escoceses e Ingleses na posse de herdeiros aparentes aos tronos, desde essa data.

Morte[editar | editar código-fonte]

Ele morreu de febre tifóide na idade de 18 anos. (O diagnóstico pode ser feito com razoável certeza, a partir de registros escritos do exame post-mortem.) Henrique foi enterrado na Abadia de Westminster. Morte Príncipe Henrique foi amplamente considerada como uma tragédia para a nação.

De acordo com Charles Colton, "Poucos herdeiros para o trono Inglês têm sido tão amplamente e profundamente pranteado como Príncipe Henrique." Seu corpo estava em estado no Palácio de St. James durante quatro semanas, como seu pai recolhido dinheiro para um funeral extravagante em 7 de dezembro, quando mais de mil pessoas caminharam na milha-longo cortejo a Abadia de Westminster para ouvir o sermão de duas horas emitido pelo Arcebispo de Cantuária. Conforme o corpo de Henrique foi abaixado no chão, seus servos chefes quebram suas pautas de escritório no túmulo. Um homem louco correndo pelado pelas carpideiras, gritando que ele era o fantasma do menino.


Henrique Frederico, Príncipe de Gales
Casa de Stuart
19 de fevereiro de 1594 – 6 de novembro de 1612
Precedido por
Eduardo VI
Coat of Arms of the Stuart Princes of Wales (1610-1688).svg
Príncipe de Gales
4 de junho de 1610 – 6 de novembro de 1612
Sucedido por
Carlos I
Duque da Cornualha
24 de março de 1603 – 6 de novembro de 1612
Precedido por
Jaime VI
Duque de Rothesay
19 de fevereiro de 1594 – 6 de novembro de 1612


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.