Henrique V do Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Representação de Henrique V do Luxemburgo.

Henrique V (1216 – 24 de Dezembro de 1281), cognominado o Grande, foi conde do Luxemburgo, Laroche e Arlon desde 1247 até à sua morte e conde de Namur entre 1256 e 1264 como Henrique III. Ele era filho de Waleran III de Limburgo e de Ermesinde do Luxemburgo.

Em 1240, Henrique casou-se com Margarida de Bar, filha de Henrique II of Bar e de Filipa de Dreux, bisneta do rei Luís VI de França. O casamento de Henrique trouxe-lhe, como dote da noiva, Ligny-en-Barrois, mas, no contrato de casamento, este território ficava sob a tutela do Condado de Bar.

O cunhado de Henrique, Teobaldo II de Bar, conseguiu tirar vantagens do conflito que havia entre o duque Frederico III da Lorena e a Diocese de Metz. Henrique V era partidário do duque, pelo que Teobaldo se colocou do lado da Diocese. Henrique acabou por ser capturado numa batalha em Prény, a 14 de Setembro de 1266. No dia 8 de Setembro de 1268, o rei Luís IX de França apaziguou o conflito entre os dois condados. Henrique foi libertado, e reconquistou Ligny, mas sob influência dos Barrois.

Em 1256, Henrique apoderou-se de Namur, cujo marquês, Balduíno II, governava também como Imperador em Constantinopla. Balduíno desistiu do governo do território de Namur. Guy de Dampierre, Conde da Flandres, retirou a marca do poder de Henrique, mas acabaram ambos por fazer as pazes, sendo que Henrique casou uma das suas filhas com Guy.

Henrique V teve a seguinte descendência de Margarida de Bar:

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Henrique V do Luxemburgo
Precedido por:
{{{antes}}}
{{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}
{{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}
Precedido por:
{{{antes}}}
{{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}
Precedido por:
{{{antes}}}
{{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}