Henrique Filipe de Orléans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henrique
Príncipe da França
Henrique Filipe de Orléans
Nascimento 16 de outubro de 1867
  Ham, Londres, Inglaterra
Morte 9 de agosto de 1901 (33 anos)
  Saigon, Vietnã
Sepultado em Capela Real, Dreux, França
Nome completo  
Henrique Filipe Maria d'Orléans
Casa Orléans
Pai Roberto de Orléans, Duque de Chartres
Mãe Francisca de Joinville
Religião Catolicismo

Henrique Filipe Maria (em francês: Henri Philippe Mare d'Orléans; Ham, 16 de outubro de 1867Saigon, 9 de agosto de 1901), foi um príncipe francês da Casa de Orléans, escritor, naturalista, fotógrafo e explorador. O terceiro filho do príncipe Roberto, Duque de Chartres, e de sua esposa, a princesa Francisca de Joinville.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no distrito de Ham, em Londres, Inglaterra, Henrique era o segundo filho de Roberto de Orléans, o Duque de Chartres, e de sua esposa Francisca de Orléans. Era descendente do rei Luís Filipe I da França e do imperador e rei, D. Pedro I do Brasil & IV de Portugal.

Em 1889, sob insistência de seu pai, Henrique realizou uma viagem, juntamente com Gabriel Bonvalot e Constant de Deken, pela Sibéria até o Hanoi. No caminho da viagem, eles atravessaram a cordilheira do Tibete. Seus estudos renderam-lhe medalhas de ouro da Sociedade Geográfica de Paris.

Em 1892, o príncipe fez uma pequena viagem de exploração à África Oriental, visitando, um pouco depois, Madagascar, procedendo para Tonkin. Quando esteve em Assam, descobriu o rio Irauádi, o que lhe garantiu a Legião de Honra. Em 1897, ele revisitou a Abssínia (hoje Etiópia), e diferenças políticas levaram a um duelo entre ele e Vittorio Emanuele di Saboia, o conde de Turim, no qual ambos saíram feridos.

Príncipe Henrique.

O príncipe era um violento anglófobico; contudo, suas diatribes contra a Grã-Bretanha faziam contraste com a cordial recepção que recebeu em Londres, quando recebeu a medalha de ouro da Royal Geographical Society.

Ele morreu em Saigon, no Vietnã, aos trinta e três anos de idade.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências gerais[editar | editar código-fonte]