Henry Morley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henry Morley
Henry Morley, aproximadamente em 1888
Nome completo Henry Forster Morley
Nascimento 15 de setembro de 1822
Londres
Morte 14 de maio de 1894 (71 anos)
Carisbrooke, Ilha de Wight
Nacionalidade Flag of the United Kingdom.svg britânica
Ocupação Escritor

Henry Forster Morley (Londres, 15 de setembro de 1822Carisbrooke, Ilha de Wight, 14 de maio de 1894) foi um escritor britânico sobre Literatura inglesa e um dos primeiros docentes seniores em universidades nessa cátedra.

Vida[editar | editar código-fonte]

Filho de um boticário, nasceu em Hatton Garden, Londres, educado em uma escola moraviana na Alemanha, e no King's College de Londres, e após exercer a medicina e manter escolas em vários lugares, foi para Londres em 1850, e adotou a Literatura como sua profissão.

Morley escreveu para periódicos (incluindo Household Words e All the Year Round por Charles Dickens), e de 1859 a 1864 editou o Examiner.

De 1865 a 1889, foi professor de Literatura inglesa na University College London, onde, entre seus alunos estava Rabindranath Tagore. De 1882 a 1889 foi diretor da University Hall[1] como Arthur Hugh Clough tinha sido uma geração antes. O edifício, no lado oeste da Gordon Square, no coração de Bloomsbury, naquele tempo também abrigava o Manchester New College, e agora é o prédio da Biblioteca Dr. Williams.

Sua biografia foi escrita por Henry Staen Solly, filho do proeminente reformador Henry Solly.

Obras[editar | editar código-fonte]

Morley foi autor de várias biografias, incluindo Vidas de Bernard Palissy, Cornelius Agrippa, Girolamo Cardano e Clément Marot. Escreveu também introduções para dois livros escritos por John Locke - a edição de 1884 de "Two treatises on civil government", e a edição de 1889 da "Of civil government and toleration".

Seu principal trabalho, no entanto, foi English Writers (10 volumes 1864-1894), chegando até William Shakespeare. Seu First Sketch of English Literature - um estudo para um trabalho mais amplo - alcançou até sua morte a tiragem de 34.000 exemplares.

Notas

  1. 'University Hall (Dr. Williams' Library), Gordon Square', Survey of London. The parish of St Pancras part 3: Tottenham Court Road & neighbourhood (1949). [S.l.: s.n.]. 96 pp. vol. 21.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]