Henry Moseley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henry Moseley
Conhecido(a) por Lei de Moseley
Nascimento 23 de novembro de 1887
Weymouth, Dorset
Morte 10 de agosto de 1915 (27 anos)
Galípoli, Turquia
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Prêmios Medalha Matteucci (1919)
Campo(s) Física

Henry Gwyn Jeffreys Moseley (Weymouth, 23 de novembro de 1887Galípoli, 10 de agosto de 1915) foi um físico britânico nascido na Inglaterra.

Foi assistente de Ernest Rutherford. Descobriu, em 1913, uma relação entre o espectro de raios X de um elemento químico e seu número atômico. Foi o primeiro a conseguir determinar os números atômicos dos elementos com precisão. Mostrou que, quando os átomos eram bombardeados pelos raios catódicos, eles emitiam raios X, e, já que cada um tinha sua propriedade, determinava os valores dos números atômicos, e ainda previu lugares na tabela periódica para outros elementos, que foram descobertos anos mais tarde. Desta forma, a disposição dos elementos na tabela periódica ficou com um parâmetro mais adequado, que persiste até hoje. Cientistas posteriores foram determinando os números de prótons de outros elementos a partir desta técnica.

Ainda em 1913 enunciou a lei de Moseley, que estabelece a relação entre a frequência de um raio röntgen, emitido por um átomo, e os níveis de energia entre os quais um elétron salta. Moseley planejou continuar sua pesquisa sobre física em Oxford, assim renunciou a Manchester. Mas seus planos não seguiram em frente, pois, quando a Primeira Guerra Mundial estourou, ele decidiu se alistar no exército britânico. Morreu em combate em 1915, durante a Campanha de Galípoli, na Turquia.

Graças ao seus estudos a tabela periódica adquiriu sua forma definitiva. Algumas pessoas especularam que Moseley poderia ter sido laureado com o Nobel de Física de 1916, caso não houvesse morrido servindo o exército britânico.[1]

Referências

  1. Isaac Asimov (1972), Asimov's Biographical Encyclopedia of Science and technology, Nova Iorque: Doubleday, p. 921. ISBN 0-385-17771-2.


Precedido por
Robert Williams Wood
Medalha Matteucci
1919
Sucedido por
Albert Einstein


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.