Henry Pym

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henry Pym
Hank Pym (Earth-616) ant man.jpg

Henry Pym como Ant-Man (Homem-Formiga)
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Tales to Astonish #27 (Janeiro, 1962)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Henry "Hank" Pym
Afiliações Vingadores
A Iniciativa
Vingadores da Costa Oeste
Defensores Secretos
Codinomes conhecidos Homem-Formiga, Gigante, Golias, Jaqueta Amarela, Doutor Pym
Habilidades Gênio
Capacidade de alterar a sua estatura e sua massa corporal através das partículas Pym
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Dr. Henry "Hank" Pym é uma personagem fictício da Marvel Comics, criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, sem créditos atribuidos oficialmente, contudo. A primeira aventura do personagem ("Um homem no formigueiro") foi na revista Tales to Astonish número 27 (janeiro de 1962), quando numa história que deveria ser única Pym é um cientista que usa uma fórmula encolhedora em si mesmo e reduz de tamanho e se confronta com formigas dentro de um formigueiro. Posteriormente, ele retorna com um uniforme de super-herói para uma nova série de aventuras publicadas na mesma revista, adotando o nome de "Homem-Formiga" (Tales to Astonish #35). Pouco tempo depois ele conhece a socialite Janet van Dyne, que se torna sua parceira heroína com o codinome Vespa (primeira aventura em Tales to Astonish #44). O casal esteve na primeira formação de Os Vingadores, sendo por isso considerados membros-fundadores do grupo. Homem-Formiga foi apenas a primeira caracterização de super-herói de Pym, que depois mudaria para Homem-Gigante, Golias, Jaqueta Amarela e entre 2009 a 2010, o Vespa, em homenagem a sua ex-mulher que falecera.

História[editar | editar código-fonte]

Henry Pym é considerado um dos maiores cientistas do Universo Marvel. Ele foi o inventor das "partículas Pym", um produto que altera o tamanho dos seres vivos, pretendendo beneficiar a Humanidade. Mas, ao ser ridicularizado pela comunidade científica, começou a usar nele mesmo, logo após a morte da sua primeira esposa, a húngara Maria Trovaya, quando escapava da polícia secreta da Hungria. Depois conheceu a srta. Janet van Dyne (que mais tarde se tornaria a Vespa e sua segunda mulher). Como Homem-Formiga, ele enfrentaria vários vilões tais como Attuma, Cabeça de Ovo e Camarada X.

Já foi capaz de penetrar e curar o corpo do Visão, em aventuras com os Vingadores. As constantes mudanças de Pym revelaram que sofria de problemas mentais, dentre eles um complexo de inferioridade em relação a sua esposa Janet, e esses disturbios causaram problemas para os Vingadores, sendo talvez o mais grave a criação do robô Ultron, que quase destruiu a Costa Oeste e quis acabar por diversas vezes com o mundo, mas foi impedido pelos Vingadores. Pym acabou por deixar o uniforme de Homem-Formiga para Scott Lang, que assim se tornou o segundo a adotar esse nome.

Deve ser o maior "encolhedor" da Marvel, superando o Gênio, da extinta Tropa Gama e o mutante Miúdo.

Guerra Civil[editar | editar código-fonte]

Na Guerra Civil, Pym foi um dos primeiros a se alistar no governo. É um dos maiores idealistas, ao lado do Homem de Ferro e do Sr. Fantástico. Ele, em uma das primeiras batalhas, encarou o Dr. Bill Foster, antes dele ser morto pelas mãos do clone do Thor.

Após o término da Guerra Civil, Pym se tornou o Diretor da Iniciativa dos 50 Estados, comandando ao lado do Máquina de Combate o Campo Hammond em Stanford para treinar e preparar para o Governo Americano todos aqueles que possuíam super-poderes.

Foi revelado ao final da Invasão Secreta, que Pym era na verdade uma alienígena Skrull disfarçado. E que o projeto Iniciativa não passava de um plano dos Skrulls para plantarem um agente super-skrull em cada equipe norte-americana, sendo que o verdadeiro Pym havia sido capturado logo após a queda dos Vingadores e substituído, até a batalha final da Invasão Secreta.

Reinado Sombrio[editar | editar código-fonte]

Após a morte de Janet van Dyne (uma das conseqüências da Invasão Skrull), Hank deixou de lado suas identidades heróicas anteriores e passou a combater o mal com o codinome O Vespa, adaptando seus poderes em homenagem à sua mulher.

Outras realidades[editar | editar código-fonte]

Ultimate Marvel[editar | editar código-fonte]

Em Os Supremos, Pym é casado com Janet. Ele assumiu primeiramente o codinome de Gigante e fundou os Supremos junto com Vespa e outros heróis. Sofrendo um abalo mental, Pym se sente rebaixado por Janet e acaba espancando-a. O Capitão tira satisfações. Ele então usa uma roupa de Homem-Formiga e acaba por criar o robô Ultron mas depois se recupera.Durante a Saga Ultimatum, que trouxe uma nova fase para o Universo Ultimate ele junto com metade dos Supremos são mortos como consequência dos eventos desencadeados por Magneto.

Marvel Zumbis[editar | editar código-fonte]

Em Zumbis Marvel, Pym como o Gigante foi um dos primeiros a serem infectados. Ele então rapta o Pantera Negra e o deixa como reserva de alimento. Em Marvel Zumbis é mostrado usando o traje de Homem-Gigante mas na série Marvel Zombies vs. Army of Darkness edição 4 o Jaqueta-Amarela é visto do lado de fora do castelo do Doutor Destino, o que se torna contraditório.

Poderes[editar | editar código-fonte]

As partículas Pym dão a capacidade de alteração de tamanho, no caso, encolher era sua especialidade, mantida a força-física de quando estava no tamanho normal. Seu capacete (chamado de "capacete cibernético") permite controlar e se comunicar com insetos, principalmente formigas, daí o seu nome.

É considerado um dos maiores cientistas do Universo Marvel, ao lado de Reed Richards do Quarteto Fantástico e Tony Stark.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]