Henry Spencer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henry Spencer
Henry Spencer
Henry Spencer (2014)
Nacionalidade Canadá canadense
Ocupação programador

Henry Spencer é um programador e um escritor do Canadá.

Ele escreveu a regex,[1] uma biblioteca de expressões regulares amplamente usada. Entre diversas ferramentas que a utilizaram, incluem-se a Tcl e as primeiras versões de Perl, esta, que acabou servindo de inspiração para diversas outras ferramentas modernas.

Henry também coescreveu o C News, um programa servidor da Usenet. Trabalhando na Universidade de Toronto, foi responsável pela existência da primeira Usenet ativa fora dos Estados Unidos, a partir de 1981. Os registros desse período foram adquiridos pela Google para fornecer um histórico da Usenet na década de 1980, um projeto lançado no fim de 2001.

Como escritor, é o autor do livro The Ten Commandments for C Programmers,[2] e, com David Lawrence, é coautor do livro Managing Usenet.[3]

Henry também é conhecido por ser um entusiasta do espaço,[4] participando de alguns projetos espaciais canadenses. O asteróide 117329 Spencer foi nomeado em sua homenagem.

Referências

  1. Gary Houston. «regex - Henry Spencer's regular expression libraries» (em inglês). Consultado em 28 de julho de 2008 
  2. Henry Spencer. «Ten Commandments For C Programmers» (em inglês). Consultado em 28 de julho de 2008 
  3. Spencer, Henry; David Lawrence. Managing Usenet. [S.l.: s.n.] 505 páginas. ISBN 1-56592-198-4 
  4. Eric M. Jones, Ken Glover. «Henry Spencer». Apollo Lunar Surface Journal (em inglês). NASA. Consultado em 28 de julho de 2008