Henry Walter Bates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henry Walter Bates
Henry Walter Bates
Nascimento 8 de fevereiro de 1825
Leicester
Morte 16 de fevereiro de 1892 (67 anos)
Londres
Nacionalidade Inglês Inglaterra
Ocupação Naturalista

Henry Walter Bates (Leicester, 8 de fevereiro de 1825Londres, 16 de fevereiro de 1892) foi um entomólogo e naturalista inglês .

Famoso por sua viagem à Amazônia, junto com Alfred Russel Wallace, com o objetivo de recolher material zoológico e botânico para o Museu de História Natural de Londres. 1

Ilustração feita por Bates, 1862 Heliconiidae

Permaneceu no Brasil durante onze anos, enviando cerca de 14.712 espécies (8000 delas novas), a maior parte insetos para a Inglaterra. 1

Após o seu trabalho nas florestas tropicais do Brasil, propôs o mecanismo de Mimetismo batesiano, uma uma forma de mimetismo em que uma espécie evolui características morfológicas ou outras que a fazem aparentar com outra espécie considerada repugnante pelo predador, concedendo-lhe uma certa protecção contra predação.

Em 1861 casou com Sarah Ann Mason e a partir de 1864 trabalhou como secretário assistente da Royal Geographical Society.

Henry Bates foi parte de um grupo de destacados naturalistas-exploradores que apoiavam a teoria da evolução pela seleção natural , outros membros deste grupo eram J.D. Hooker, Fritz Müller, Richard Spruce e Thomas Henry Huxley.

Bates na Amazônia.

Faleceu, vítima de bronquite.

Referências

  1. a b GASPAR, Lúcia. Viajantes em terras brasileiras - Documentos existentes no acervo da Biblioteca Central Blanche Knopf. RecifeFundação Joaquim Nabuco.


Ícone de esboço Este artigo sobre um cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.