Henryk Arctowski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Arctowski em Washington, março de 1940
Tumba de Henryk Arctowski em Varsóvia

Henryk Arctowski (18711958) foi um cientista polonês, oceanógrafo e explorador antártico.

Henryck Arctowski, Ph.D., nasceu em Varsóvia em 15 de julho de 1871, e foi educado em Paris, Liege, Zurique e Lemberg. Esteve encarregado de observações físicas na Expedição Antártica Belga (a Expedição Bélgica) de 1897-1899. Esta foi a primeira expedição a passar o inverno na Antártica. Companheiros de bordo incluindo Roald Amundsen e Frederick A. Cook. Arctowski se juntou ao Clube dos Exploradores em Nova Iorque em 1920.

Seu nome foi dado ao fenômeno no qual um halo se assemelhando a um arco-íris, com dois arcos parciais simétricos ao principal, que se forma em torno do sol enquanto a luz é refratada através de cristais de gelo na atmosfera.

Tributos[editar | editar código-fonte]

Em reconhecimento ao seu trabalho e sua contribuição à ciência, seu nome foi dado a um número expressivo de características geográficas:

Na Antártica:

Em Spitsbergen:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]