Herbert Louis Samuel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gws samuel 01.jpg

Herbert Louis Samuel, 1.° Visconde de Samuel GCB OM GBE PC (6 de novembro de 18702 de fevereiro de 1963) foi um político e diplomata judeu britânico, tendo sido o primeiro Alto Comissário na Palestina Mandatária.

Samuel disputou, sem sucesso, duas eleições gerais até ser eleito membro do Parlamento em 1902, pelo Partido Liberal. Foi nomeado para o Conselho de Ministros em 1909, pelo primeiro-ministro Herbert Henry Asquith, e chegou a ser Ministro do Interior do Reino Unido.

Samuel foi um dedicado sionista. Em 1915 escreveu um memorando sugerindo que a Palestina se tornasse a pátria do povo judeu, mas, na época, obteve pouco apoio.[1]

Ele foi nomeado para o cargo de Alto Comissário da Palestina em 1920, antes mesmo que o Conselho da Liga das Nações aprovasse o Mandato Britânico para a Palestina, o qual foi concedido dois anos mais tarde. Samuel serviu como Alto Comissário até 1925.

Referências

  1. SMITH, Charles D. 2001, Palestine and the Arab-Israeli Conflict: A History with Documents, 4th ed., ISBN 0-312-20828-6, p. 60, 112.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Herbert Louis Samuel
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Herbert Louis Samuel
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.