Hermann Baumgarten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Hermann Baumgarten (4 de abril de 18566 de fevereiro de 1908) foi um jornalista brasileiro.

Era filho de um dos primeiros imigrados da Colônia São Paulo de Blumenau, Carl Friedrich Julius Baumgarten, que ali chegou em junho de 1853. Este Julius foi tratado pelo Dr. Hermann Blumenau com especial atenção, e existe vasta documentação relativa aos primeiros anos após sua chegada à nova colônia.

Hermann Baumgarten foi fundador do primeiro jornal na cidade brasileira de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, o "Blumenauerzeitung", cujo primeiro exemplar saiu no dia 1 de janeiro de 1881. Com as oficinas inicialmente instaladas na atual Alameda Duque de Caxias, já antes de 1889, encontrava-se localizado defronte ao atual Teatro Carlos Gomes, em terras recebidas por sua esposa Maria Deeke, do pai desta, Frederico Deeke. Anexa às oficinas e aos escritórios, encontrava-se a residência da família do editor Baumgarten. Hermann era republicano extremado e teve seu jornal empastelado e as impressoras confiscadas e removidas para Destêrro pelas forças federalistas que se lhe opunham. Coleções do jornal foram incendiadas, sua casa depredada e mesmo as galinhas do terreiro serviram de alvo aos fuzis revanchistas. Hermann Baumgarten casou-se com Maria Gisela Deeke, filha do comandante da Guarda de Batedores do Mato : Frederico Deeke. Na antiga casa ainda em 1948 residia Dª Frieda Baumgarten Tonolli, filha de Maria Gisela Deeke Baumgarten. Frieda Tonolli por volta de 1960 residia no bairro Ponta Aguda, em Blumenau.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.