Herrerianismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
El Escorial, exemplo de arquitetura herreriana.

O Estilo Herreriano ou herrerianismo é um estilo de arquitectura que resulta da evolução do plateresco até ao purismo clássico, enquadrando-se dentro da arquitetura renascentista. Deve o seu nome ao seu principal representante, Juan de Herrera, autor do Mosteiro do Escorial.

O estilo herreriano caracteriza-se pela sua geometria e pela sua ausência quase total de ornamentação, sendo na sua época denominado estilo desornamentado. As grandes obras deste estilo impressionam pela sua severa grandiosidade, mas as pequenas e secundárias resultam, em geral, desabridas e monótonas. O estilo herreriano foi a arquitetura oficial dos monarcas espanhóis da Casa de Áustria a partir de Filipe II e difundiu-se depressa, não somente pela Península Ibérica mas também pela América.

Algumas obras características, além do citado Mosteiro do Escorial, são a Catedral de Valladolid (Espanha), o conjunto da Vila Ducal de Lerma (Burgos), o Colégio de Nossa Senhora da Antiga (Monforte de Lemos) ou a Igreja de São Sebastião em Villacastín(Espanha).

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.