Hetalia: Axis Powers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hetalia: Axis Powers (ヘタリア Axis Powers , Hetaria Akushisu Pawāzu?) era originalmente uma webcomic criada por Hidekaz Himaruya que mais tarde foi adaptada para mangá e anime.

No Brasil, o mangá é publicado pela Editora NewPOP e ainda está em andamento. O anime segue o gênero comédia e tem 52 episódios. É levemente nonsense, com episódios de curta duração (com uma média de cinco minutos), procurando o traço humorístico nos esteriótipos de cada nacionalidade.

A série apresenta uma interpretação alegórica de eventos políticos e históricos, particularmente durante a II Guerra Mundial, a qual os vários países são representados por personagens antropóficos.

Hetalia (ヘタリア?) é a combinação de hetare (ヘタレ? Palavra japonesa para "incompetente") e Itália Italia (イタリア?)[1] . Uma alusão a aparente covardia da Itália durante a Segunda Guerra.

Anime[editar | editar código-fonte]

A adaptação do mangá para o anime deu a origem a três temporadas Hetalia: Axis Powers, Hetalia: World Series e Hetalia: Beautiful World.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Itália do Norte (também referido como Veneziano ou Itália Veneziano) é o protagonista e o personagem do título, Itália é um rapaz alegre e energético, mas que também é um soldado deveras covarde, que muitas vezes depende de Alemanha para resolver seus problemas. Ele é citado como neto e sucessor do poderoso, mas "desaparecido" Império Romano (referido como Vovô Roma ou Grandpa Rome). Sua grande capacidade artística e seu amor por pasta são referências da cultura italiana. Ele utiliza seu jeito adorável para encantar as garotas. Comparado com seu irmão mais velho, Itália do Norte tem um cabelo de cor um pouco mais clara, entretanto também possui o dito "ahoge" ou zona erógena. Os irmãos e outros italianos normais visto na série tem um cacho de cabelo estranho saindo, que Himaruya disse que representa o "algo sexual" dos italianos. Quando retirados, os dois irmãos italianos ficam vermelhos e sem fala de vez. Comparado com seu irmão mais velho, Norte da Itália tem um leve cabelo ruivo e olhos cor de âmbar, possivelmente devido ao fato de que ele tem um pouco de sangue germânico nele, referindo-se ao Reino dos Lombardos. Ele também é o protagonista da sub-história Chibitalia, que conta sobre a sua infância como parte do Sacro Império Romano, do domínio austríaco. Recebeu o nome humano de Feliciano Vargas. Ambos Itálias são dublados por Daisuke Namikawa em japonês. Jovem Itália, conhecido como Chibitalia é dublado por Aki Kanada em japonês.
  • Itália do Sul (também referido como Romano ou Itália Romano), é o irmão mais velho do Itália do Norte, Feliciano Vargas, o protagonista da série. Romano possui uma personalidade um tanto agressiva e antissocial, sendo gentil e amigável apenas com as mulheres. Possui um longo fio de cabelo enrolado, "ahoge", que pende normalmente para o lado direito de sua cabeça e é dito como sua zona erógena pelo autor. Sua visão de mundo é bastante diferente da de seu irmão, provavelmente devido à influência da máfia italiana, mas assim como ele, não se mostra o melhor soldado durante uma guerra. A divisão Itália do Sul e Itália do Norte é fictícia, tendo sido criada pelo autor da série como dois personagens diferentes. Entre 2008 e 2009 Hidekaz deu nomes humanos aos personagens e ele recebeu o nome Lovino Vargas (ロヴィーノ・ヴァルガス, Rovīno Varugasu) [2] .
  • Alemanha é o personagem sério, trabalhador, burocrático e eficiente da série, tomando como responsabilidade treinar Itália do Norte e Japão. Sua devoção ao estilo de vida militar o tornaria o líder ideal, se não fosse o fato de que ele tem de estar sempre cuidando do Itália do Norte. Considera o Império Romano seu ídolo, por isso fica chocado ao descobrir o quão covarde o neto de seu herói é. Alemanha é inexperiente com relacionamentos, sendo o tipo de pessoa que literalmente compra manuais e os segue a risca, acreditando que tudo dará errado caso contrário. Seu irmão, Prússia (considerado a parte oriental da Alemanha após a unificação alemã) o chama de "West", e os dois adoram cervejas, batata e "wurst". Ele também admira a paisagem e a cultura italiana,, por isso constantemente visita o país, o que assusta os próprios italianos. Em histórias passadas nos tempos atuais, ele é mostrado como uma pessoa preocupada com a economia e o meio-ambiente. Seu nome humano é Ludwig (nenhum sobrenome foi dado).
  • Japão é um personagem recluso, bem educado e trabalhador. Quando se apresenta para Itália, ele diz que seu hobby é "ler a atmosfera numa conversa e responder da maneira menos ofensiva possível. Tem o hábito de responder ordens com respostas vagas, como "Tentarei o meu melhor", "Talvez da próxima" e "Vou pensar sobre o assunto". Não gosta quando os outros invadem seu espaço pessoal, e tem pouca experiência com o mundo ocidental, sofrendo constantes choques culturais. Ele tenta adotar a cultura dos diferentes países que conhece, mas acaba chocado ou confuso. Sabe lidar muito bem com tecnologia e é bastante quieto. Seu nome humano é Kiku Honda.
  • (Estados Unidos da) América [アメリカ] é o personagem energético e cabeça dura que se auto-denomina o "herói" e o líder das Potências Aliadas. Suas ideias para resolver os problemas são geralmente absurdas e ele costuma comer hambúrgueres e falar enquanto come. Apesar de seus hábitos nada saudáveis, América tem uma força sobre humana, algo constatado desde a infância, quando estava sob a tutela de Inglaterra. Seu maior medo é o sobrenatural, entretanto ele tem um amigo inusual, um alienígena chamado "Tony", que vive em sua casa. Muitas vezes suas ações são interpretadas como rudes, mas apesar dos defeitos ele tem um bom coração e está sempre tentando ajudar seus amigos e fazer a coisa certa. Seus óculos representam o estado do Texas, e ele usa uma jaqueta de couro da aeronáutica americana com o número 50 nas costas, representado o número de estados de sua União. Seu nome humano é Alfred F. Jones.
  • França é um personagem romântico e despreocupado. Na série, ele é mostrado para ter uma rivalidade de longa data com a Grã-Bretanha. Parodiando o clichê do romântico francês, França faz passes às vezes românticos em muitos personagens. França explica longe sua derrota militar, atribuindo-lhes uma piada de Deus. Ele considera-se como o irmão mais velho entre os países europeus e é efetivamente referido como tal por alguns deles, ainda que ele chama Espanha seu irmão mais velho, por sua vez. No entanto, ele fica muito chateado quando outra nação se refere a ele como um "homem velho", como ele alega que ele ainda é jovem. Ele veste uma longa capa azul com uma capeleta sobre seu casaco e uma calça vermelha, botas marrons e um cinto usado por cima do casaco. Quando ele está feliz, do jeito que ele ri se destina a ser um estereótipo de ele ser francês (apenas na dublagem em inglês). Ele é dublado por Masaya Onosaka em japonês.Ele tem longos conflitos com o Inglaterra.

Referências

  1. Cute But Dangerous? The Malaysia Star (1 de Fevereiro de 2009).
  2. South Italy. Página visitada em 7 de dezembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hetalia: Axis Powers