Rato-toupeira-pelado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Heterocephalinae)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRato-toupeira-pelado

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Bathyergidae
Subfamília: Heterocephalinae
Landry, 1957
Género: Heterocephalus
Rüppell, 1842
Espécie: H. glaber
Nome binomial
Heterocephalus glaber
Rüppell, 1842
Distribuição geográfica

O rato-toupeira-nu (português europeu) ou rato-toupeira-pelado (português brasileiro) (Heterocephalus glaber) é um roedor da família Bathyergidae e a única espécie do gênero Heterocephalus.

Pode ser encontrado na Somália, Etiópia central e muito do norte e leste do Quênia, estendendo-se ao sul até o Parque Nacional de Tsavo Ocidental e a cidade de Voi.

Também é registrado no Djibouti, sugerindo que a espécie tinha uma distribuição geográfica mais ampla que a atual.

Características[editar | editar código-fonte]

Essa espécie de rato, como todos os roedores, possui dentes incisivos que nunca param de crescer e que precisam ser gastos constantemente. Eles gastam seus dentes cavando. Segundo pesquisas recentes, Eles podem viver até 37 anos e são altamente resistentes ao câncer, com apenas alguns casos já observados em animais em cativeiro. Outras características incomuns que os tornaram interessantes para a ciência incluem ser o único mamífero de sangue frio, sem sensibilidade à dor por estímulos químicos em sua pele e ser capaz de suportar níveis muito baixos de oxigênio (passam até 18 minutos sem oxigênio).

Recentemente pesquisadores publicaram na revista Science[1] o motivo pelo qual esses animais conseguem sobreviver em ambientes com baixa concentração de oxigênio. Eles metabolizam a frutose assim como as plantas. Nesse novo estudo, os pesquisadores expuseram os ratos-toupeira-nu a baixas condições de oxigênio no laboratório e descobriram que ocorre a liberação de grandes quantidades de frutose para a corrente sanguínea. A frutose, descobriram os cientistas, foi transportada para as células do cérebro por meio de bombas de frutose molecular, que em todos os outros mamíferos são encontradas somente em células do intestino.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Os ratos-toupeiros-nus vivem de forma muito similar às formigas. Essa espécie de rato é conhecida por viver a vida inteira (ou maior parte dela), por debaixo do solo, raramente sendo vistos na superfície. A rainha do grupo acasala-se com um único macho, é ela quem comanda os outros membros do grupo, ela mantém o controle através dos feromônios que libera em sua urina, quando os outros entram em contato com a urina ficam suscetíveis a ela. Cada colônia possui seu próprio dialeto,o mesmo é decidido pela rainha.


A rainha impede qualquer membro do grupo de acasalar, as fêmeas são impedidas através dos feromônios, os machos são surrados e empurrados por ela quando estão com interesses reprodutivos. A reprodução por parte dos membros do grupo só é feita quando um macho sai da toca, a procura de outra para poder acasalar.

Referências

  1. WOODS, C. A.; KILPATRICK, C. W. Infraorder Hystricognathi. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 2, p. 1538-1600.
  2. MAREE, S.; FAULKES, C. 2008. Heterocephalus glaber. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 10 de novembro de 2008.
  3. BRIGGS, H. "Naked mole-rat gives cancer clues". In: BBC News Health. [1][ligação inativa]. Acessado em 20 de junho de 2013.
  4. Conheça o animal que pode se comportar como planta quando falta oxigênio - Notícia Alternativa.
  5. caracteristicas: https://www.maisconhecer.com/mundo/2801/Revelados-segredos-da-resistencia-ao-cancer-de-ratos-toupeira-nus

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rato-toupeira-pelado
Ícone de esboço Este artigo sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.