Heutagogia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A heutagogia (do grego: heuta – auto + agogus – guiar) propõe um processo educacional no qual o estudante é o único responsável pela aprendizagem, sendo um modelo alinhado à Tecnologia da Informação e Comunicação e às inovações de e-learning.

Nesse modelo educacional, o estudante é quem determina o que e o como a aprendizagem deve ocorrer e, por consequência, proporciona uma aprendizagem idiossincrática e valoriza as experiências pessoais e a necessidade de rapidez na assimilação de conhecimento e de habilidades.

O assunto está tomando força nos últimos tempos devido à necessidade de novos modelos nos cursos a distância distribuídos pela internet.

Referências

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Stewart Hase and Chris Kenyon. (December 2000). "From Andragogy to Heutagogy". ultiBASE. Faculty of Education Language and Community Services, RMIT University.
  • Jane Eberle and Marcus Childress. In: Patricia Rogers, Gary A. Berg, Judith V. Boettecher, and Lorraine Justice. Encyclopedia of Distance Learning. 2nd ed. [S.l.]: Idea Group Inc., 2009. ISBN 1605661988
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.