Heuvelland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Heuvelland é um município belga da província de Flandres Ocidental. O município é constituído pelas vilas de Dranouter, Kemmel, De Klijte, Loker, Nieuwkerke, Westouter, Wijtschate e Wulvergem. Heuvelland é um município rural com população escassa, localizado entre os centros urbano de Ieper e Poperinge e a área metropolitana de Kortrijk-Lille ao longo da E17. Em 1 de Janeiro de 2006, o município de Heuvelland tinha uma população de 8.217habitantes, uma área de 94.24 km², correspondendo a uma densidade populacional de 87 habitantes por km². A palavra "heuvelland" significa em neerlandês montanhosa, sendo o município caracterizado pela existência de várias colónias no seu território. O município pertence ao distrito de Ypres.

Paisagem[editar | editar código-fonte]

Paisagem, como a vila de Loker é avistada da colina Rodeberg

O município está localizado numa área geográfica conhecida como Montanhas da Flandes Ocidental. O ponto mais elevado do município é o Kemmelberg (156 m); seguido pelo Vidaigneberg (136 m), o Rodeberg (129 m), o Scherpenberg (125 m) e a colina mais baixa (82 m) Wijtschate. Na fronteira com França fica o Zwarteberg.

Vilas[editar | editar código-fonte]

O município é constituído por oito pequenas aldeias rurais. Até à reforma de 1977, Dranouter, Kemmel, Loker, Nieuwkerke, Westouter, Wijtschate en Wulvergem eram municípios independentes, hoje não são mais que deelgemeentes. De Klijte não era independente e fazia parte do município de Reningelst (antes município, hoje é uma deelgemeente do município de Poperinge).

Kemmel, Wijtschate, Nieuwkerke en Westouter são os localidades mais importantes, possuindo mais de 1000 habitantes cada uma. A câmara municipal e a administração estão localizadas em Kemmel, tal como o posto da polícia, os correios. O pavilhão desportivo e abiblioteca municípal estão localizadas em Wijtschote. O parque municipal para recipientes encontra-se em Nieuwkerke. As outras quatro localidades são mais pequenas e possuem menos serviços.

A tabela abaixo apresenta a divisão administrativa do município de Heuvelland.

# Nome Superfície (km²) População (2001)
I Kemmel 12,99 1.170
II Wijtschate 26,24 2.109
III Wulvergem 3,50 264
IV Nieuwkerke 17,49 1.513
V Dranouter 10,73 703
VI Loker 6,80 572
VII Westouter 11,64 1.422
VIII De Klijte 4,93 576
Fonte: Ruimtelijk structuurplan Heuvelland

Devido à sua relativa extensão, o município de faz fronteira com um número grande de vilas e aldeias:


Mapa[editar | editar código-fonte]

"Deelgemeenten" de Heuvelland e vilas e aldeias vizinhas. As áreas amareladas são urbanas.


Habitantes famosos[editar | editar código-fonte]

A ex-integrante da banda belga Hooverphonic, Geike Arnaert, nasceu e cresceu em Westouter.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]