Hexapoda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaHexápodes
Haft.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Superclasse: Hexapoda
Classes e Ordens
Classe Insecta - Insetos: moscas etc.
Ordens

Classe Entognatha

Ordens
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Hexapoda

O subfilo hexapoda (do grego: seis pernas) constitui o maior grupo de artrópodes e inclui os ânus a assim como grupos menores de artrópodes sem asas: Collembola, Diplura e Protura. Os Collembola são bastante abundantes em ambientes terrestres. Os Hexapoda são distinguidos pelo seu caracter mais distintivo: um tórax (que pode ser dividido em protórax, mesotórax e metatórax) com três pares de pernas. A maior parte dos outros artrópodes possui mais do que três pares de pernas. Têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, possuem um par de antenas e geralmente dois pares de asas. Vivem em ambiente terrestre ou de água doce, e há representantes da super-classe em todos os nichos alimentares. Os hexápodes da classe Insecta são os organismos mais abundantes do planeta, correspondendo a cerca de 75% das espécies conhecidas.

Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.