Hezârfen Ahmed Çelebi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hezârfen Ahmed Çelebi foi um lendário aviador Otomano do século 17 em Constantinopla, relatado em escrituras de Evliya Çelebi por ter conseguido o vôo sem energia sustentada.

Vôo alegado[editar | editar código-fonte]

As escrituras do século 17 de Evliya Çelebi relatam essa história de Hezârfen Ahmed Çelebi, circa 1630-1632:

"Primeiro ele praticou voando sobre o púlpito de Okmeydani oito ou nove vezes com asas de águia, usando a força do vento. Então, enquanto o Sultão Murad Khan (Murad IV) estava assistindo da mansão de Sinan Pasha no Cabo do Serralho, ele voou do alto da Torre de Gálata e posou na praça Doğancilar em Üsküdar, com a ajuda do vento do sudoeste. Então Murad Khan concedeu-lhe um saco de moedas de ouro e disse: 'Esse é um homem assustador. Ele é capaz de fazer qualquer coisa que desejar. Não é certo manter tais pessoas,' e portanto enviou-lhe para a Argélia em exílio. Ele morreu lá".
Evliyâ Çelebi[1]

O título "Hezârfen" (em persa: هزار, hazār + em árabe: فنّ, fann ) dado por Evliya Çelebi para Ahmed Çelebi, significa "cem ciências" (Polímata).

Relato único[editar | editar código-fonte]

Em 1648 John Wilkins cita Busbecq, o embaixador Austríaco de Constantinopla 1554-1562, como gravação que "um Turco em Constantinopla" tentou voar.[2] No entanto, se preciso, essa citação se refere a um evento aproximadamente um século anterior as façanhas reportadas por Evliya Çelebi.

O relato de Evliya Celeby das façanhas de Hezârfen Ahmed Çelebi é apenas três sentenças mais longa (de um trabalho de dez volumes), mas a história tem boa circulação na Turquia. Com exceção do relato de Evliya Çelebi, não existem outras referências contemporâneas para os eventos.

Detalhes do local[editar | editar código-fonte]

Glide path

Medições da altura do lançamento alegado e distância de vôo são os seguintes:

  • A Torre de Gálata fica a 35m (115 pés) acima do nível do mar, o pico de sua cúpula cônica 62,59m (205,35 pés) acima do nível do solo e 97,59m (320,18 pés) acima do nível do mar;[3]
  • A praça Doğancılar é aproximadamente 12m (39 pés) acima do nivel do mar;
  • A mudança de elevação entre a torre (partida) e a praça (pouso) é de 85,59m (281 pés);
  • A distância entre a torre e a praça é de aproximadamente 3.358km (2 milhas).[4]
  • A razão de planeio requirida é de 39:1.

Era moderna[editar | editar código-fonte]

  • Um dos três aeroportos em Istambul leva o nome de "Aeroporto de Hezarfen".
  • Um filme de longa-metragem, "Istambul Abaixo de Minhas Asas" (İstanbul Kanatlarımın Altında, 1996) concerne as vidas de Hezârfen Ahmed Çelebi, seu irmão Lagari Hasan Çelebi, e a sociedade Otomana no início do século 17, como relatado e narrado por Evliya Çelebi.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Çelebi, Evliya (2003). Seyahatname. Istanbul: Yapı Kredi Kültür Sanat Yayıncılık, p. 318.
  2. Wilkins, John. Mathematicall Magick or the Wonders that may be performed by Mechanicall Geometry. In two books. Concerning Mechanicall Powers and Motions, London 1648, 204; also see a reprint of the same book in The Mathematical and Philosophical Works of John Wilkins to which is prefixed the author's life and an account of his works, 1802, vol. II, 201
  3. Official Galata Tower Web Site
  4. Distance and elevation for this calculation as provided by Google Earth- center of tower to center of square;