Citosol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hialoplasma)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

O citosol, citossol[1] , hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo das células vivas, que suporta o retículo endoplasmático e outras organelas.[2] É constituído por água, proteínas, sais minerais, íons diversos, aminoácidos livres e açúcares.

É no hialoplasma que ocorre a maioria das reações químicas da célula. Pode ser encontrado em dois estados: o gel, de consistência gelatinosa, ocorre pela diminuição da repulsão micelar, tem aspecto claro e encontra-se na região mais periférica (ectoplasma); e o sol – mais fluido, forma o endoplasma, onde se encontra a maioria das organelas citoplasmáticas.

Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol, pela tradução do RNA.

Referências

  1. JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular (em <código de língua não-reconhecido>). 7º. ed. [S.l.]: Guanabara Koogan, 2000. 3 pp. ISBN 85-277-0588-5.
  2. Krukemberghe Fonseca. Citoplasma. Visitado em 19 de dezembro de 2013.

.