Hicetaon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Hiceaton, na mitologia grega, era Laomedonte, filho de Laomedonte, rei de Troia e irmão mais velho de Príamo.

Tinha muitos filhos, e suas principais amantes eram ninfas filhas de Posídon; ele tinha varias concubinas e esposas. Uma de suas esposas é uma ninfa filha de Posídon com quem teve 40 filhos. A outra foi Ansinia, filha de sua irmã Astíoque, filha de Laomedonte, com teve 15 filhos homens e 15 filhas mulheres. Foi também amante de uma escrava dada na época como a mulher mais bonita de Troia, que também foi concubina de seu pai Laomedonte.

Hicetaon também despertou a luxuria de Posídon, que o levou para ser seu amante no Olimpo. Um dos seus filhos, Hiceatonius, fundou uma ilha chamada Hiceatonia. Seus descedentes governaram a Hiceatonia durante muito tempo. No total, teve 120 filhos, 60 mulheres e 60 homens. Foi o único filho de Laomedonte que morreu antes do pai. Era tambem irmão gêmeo de Lampus, que foi seu assassino.

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.