Hidrólise de diacetado de fluoresceína

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hidrólise de diacetado de fluoresceína (FDA, do inglês Fluorescein Diacetate hydrolysis) é um teste que pode ser usado para medir a atividade enzimática produzida por micróbios em uma amostra. Um brilho amarelo claro é produzido e é mais forte à medida que a atividade enzimática é maior, o que permite a quantificação utilizando um espectrofotômetro.

Pode, por exemplo, ser usado para determinar a atividade microbiológica de um solo submetido a reflorestamento[1] ou monitoração ambiental.[2]

Referências

  1. Michelle Silva, Edmar Ramos Siqueira, Jefferson Luis da Silva Costa. Hidrólise de diacetato de fluoresceína como bioindicador da atividade microbiológica de um solo submetido a reflorestamento (PDF) Ciência Rural, Santa Maria, v.34, n.5, p.1493-1496, set-out, 2004 Scielo.br.
  2. V. C. Oliveira, R. C. Trindade, O. M. Carvalho Filho, J. L. S. Costa. ATIVIDADE MICROBIANA ENZIMÁTICA (FDA) COMO BIOINDICADORA DA QUALIDADE DE SOLOS PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL EM AGROECOSSISTEMAS DO SEMI-ÁRIDO Resumos do II Congresso Brasileiro de Agroecologia; Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1 de fevereiro de 2007 Ufrgs.br.