Hidroformilação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A hidroformilação (chamada também "processo oxo" ou "oxo síntese") é a reação que resulta em um aldeído, a partir de um alqueno, monóxido de carbono e hidrogênio. O processo consiste na ruptura da própria ligação por ataque nucleófilo ao átomo de carbono do monóxido e pelo acréscimo de um átomo de hidrogênio. A reação em geral é conduzida a alta pressão (10 - 100 atm) em presença de catalisador metálico (em geral ródio, rutênio, cobalto, platina) ou seus complexos. A temperatura de reação se situa em torno de 40 a 300°C.

Hidroformilação

A hidroformilação é um importante processo industrial, enquanto permite a formação de uma nova ligação carbono-carbono facilmente convertível em outros grupos funcionais, o que a faz um importante passo intermediário em processos de múltiplos passos.