High Noon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
High Noon
O comboio apitou três vezes (PT)
Matar ou Morrer (BR)
Gary Cooper in High Noon 1952.JPG
 Estados Unidos
1952 • pb • 84 min 
Direção Fred Zinnemann
Roteiro Carl Foreman / John W. Cunningham
Elenco Gary Cooper
Thomas Mitchell
Lloyd Bridges
Katy Jurado
Grace Kelly
Género faroeste
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

High Noon (br: Matar ou Morrer, pt: O comboio apitou três vezes) é um filme americano de 1952, do gênero faroeste, dirigido por Fred Zinnemann.

O roteiro é de John W. Cunningham (argumento) e Carl Foreman, baseado numa pequena história popular, The Tin Star. O filme conta a história de um delegado do Velho Oeste, que é forçado a duelar sozinho com uma gangue de assassinos. O filme é considerado um western do gênero "psicológico", em moda nos anos 50, que misturava teses de Freud com ambientações de faroeste. Há também quem o defina como "existencial". Embora não seja considerado um grande filme pelos fãs do gênero, com um "mocinho" relutante e agindo quase que como "um covarde" na maior parte do tempo, o fato é que a influência é grande, o que lhe dá o status de "clássico do cinema", concedido pela maioria dos cinéfilos.

O filme foi originariamente produzido em preto-e-branco, mas encontra-se disponível uma versão colorizada por computador.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Will Kane, o delegado de Hadleyville, se casou com a quaker Amy e se prepara para mudar da cidade. Mas durante os preparativos da mudança, é ouvido na cidade que Frank Miller, um homem que Kane havia prendido, saiu da prisão e chegará no trem do meio-dia para se vingar. A gangue de Miller o espera na estação para ajudá-lo a cumprir seu desejo de desforra contra Kane.

Kane e sua esposa deixam a cidade, mas logo ele resolve voltar, perturbado pela sua consciência. Kane espera que seus amigos e moradores o ajudem contra a gangue de quatro homens. Mas para sua surpresa, ninguém quer se envolver na rixa. Até mesmo seu melhor amigo e auxiliar, Harvey Pell, o deixa sozinho. Sua esposa ameaça ir embora sem ele.Apenas a ex-namorada Helen Ramírez, procura ajudar Kane.

Enquanto Kane tenta ajuda desesperadamente, o tempo vai passando... (o filme se desenrola em tempo real, com a edição colocando vários relógios que marcam a passagem do tempo, intercalados com as cenas de tensão).

No clímax da história, Kane parte para o confronto final com os quatro homens.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Grace Kelly em cena do trailer do filme
Ian MacDonald em outra cena

Premiações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • John Wayne disse achar que o filme era uma alegoria ao macartismo e numa entrevista a Playboy de 1971 disse que High Noon era "the most un-American thing I've ever seen in my whole life" (A coisa mais antiamericana que eu alguma vez vi em toda a minha vida).
  • Howard Hawks teria filmado Rio Bravo como uma resposta a High Noon. Neste filme, o xerife (John Wayne) é ajudado por um pistoleiro bêbado (Dean Martin) para enfrentar uma situação igualmente difícil.
  • O cenário da cidade foi montado no Parque Estadual de Columbia. A igreja católica de Saint Joseph na pequena cidade de Tuolumne, California. A estação de trem em Jamestown, California. Columbia, Tuolumne e Jamestown estão todas na área de Sonora.
  • Em 1980 foi feito um filme para a TV, High Noon Part II: The Return Of Will Kane , com Lee Majors.
  • O filme de ficção científica de 1980, Outland, com Sean Connery, baseia-se em High Noon.
  • O filme brasileiro de 1954 que parodia High Noon, ou seja, a comédia Matar ou Correr, foi um dos maiores êxitos populares do país, da dupla de cômicos cinematográficos Oscarito & Grande Otelo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre High Noon