High School Musical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
High School Musical
High School Musical (PT/BR)
DVD High School Musical.JPG
 Estados Unidos
2006 • cor • 98 min 
Direção Kenny Ortega
Roteiro Peter Barsocchini
Elenco Vanessa Hudgens
Zac Efron
Ashley Tisdale
Lucas Grabeel
Corbin Bleu
Monique Coleman
Olesya Rulin
Género Filme musical
Idioma Inglês
Cronologia
Último
Último
High School Musical 2
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

High School Musical é um telefilme americano do gênero musical, o primeiro da trilogia produzida pelo canal Disney Channel. Posteriormente ao seu lançamento em 20 de janeiro de 2006, tornou-se o filme de maior sucesso já produzido pelo Disney Channel Original Movie (DCOM), gerando as sequências High School Musical 2 em agosto de 2007, e High School Musical 3: Ano da Formatura, lançado nos cinemas em outubro de 2008. A trilha sonora do filme foi o álbum mais vendido mundialmente em 2006.

Foi o segundo filme mais visto em sua noite de estréia no Disney Channel USA em 2006 com 7,7 milhões de espectadores, atrás apenas de The Cheetah Girls 2 que alcançou 8,1 milhões em agosto. No Disney Channel UK, recebeu 789 mil de telespectadores em sua primeira transmissão (chegando a 1,2 milhões durante sua primeira semana), tornando-se o segundo programa mais visto no canal britânico. Em dezembro de 2006, tornou-se o primeiro DCOM a ser transmitido na BBC. À nível mundial, o filme já foi visto por mais de 225 milhões de pessoas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora do filme foi lançada em 10 de janeiro de 2006 e estreou na posição 133° no Billboard 200, com 7.469 mil cópias vendidas na primeira semana. Em sua terceira semana no gráfico datado em 11 de fevereiro, o álbum alcançou pela primeira vez o top 10 da parada, chegando ao número um duas vezes (em 1 e 22 de março). Até dezembro de 2006 o álbum já havia vendido mais 3,8 milhões somente nos Estados Unidos, sendo o disco mais vendidos no país e no mundo naquele ano. Atualmente esse número já chega a 4,9 milhões e certifica a trilha como disco de platina quádruplo pela RIAA, sendo a trilha sonora de televisão mais vendida de todos os tempos. No Brasil, a trilha sonora vendeu cerca de 150 mil cópias, sendo certificada como disco de platina duplo pela ABPD. Mundialmente, o álbum já vendeu mais de 8,7 milhões de cópias. O álbum ainda gerou o single "Breaking Free", que atingiu o top 5 no Billboard Hot 100.

  1. Start of Something New
  2. Get'cha Head In the Game
  3. What I've Been Looking For
  4. What I've Been Looking for (Reprise)
  5. Stick to the Status Quo
  6. There Was Me and You
  7. Bop to the Top
  8. Breaking Free
  9. We're All In This Together
  10. I Can't Take My Eyes Off of You
  11. Get'cha Head In the Game - B5
  12. Breaking Free (Instrumental) [bonus track]
  13. Start of Something New (Instrumental) [bonus track]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Kevin Carr do site Rotten Tomatoes deu ao filme uma pontuação de 3/5, dizendo: "Os estavam apenas tentando contar uma história e sexo, drogas e violências não foram fator para essa equação". Por outro lado, David deu Nusair do mesmo site fez uma crítica negativa ao filme, dando uma pontuação de 1.5/4, afirmando que "é difícil imaginar até mesmo os maiores fãs de musicais encontrando algo que realmente vale a pena no filme". Ainda nesse site, o filme recebeu uma avaliação de 56% baseada em 9 opiniões. Scott Weinberg também criticou negativamente o filme, qualificando-o como "um pequeno pedaço de penugem terrivelmente dirigido e povoado por personagens de papelão que cospem chavões simplistas e sussurram melodias pop açucaradas".

DVD[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado em DVD nos Estados Unidos em 23 de maio de 2006, sob o título High School Musical: Encore Edition (Edição Especial, no Brasil), trazendo também um encarte com fotos dos personagens do filme e letra das músicas. Bateu recorde de vendas ao contabilizar 1,2 milhões de cópias vendidas em seus primeiros seis dias, tornando-se o filme de televisão mais vendido de todos os tempos. Foi o segundo DCOM a ser certificado como disco de platina em vendas de DVD pela RIAA, após The Cheetah Girls. Nos meses seguintes foi lançado em diversos países ao redor do mundo, chegando ao Brasil em 6 de dezembro, a fim de coincidir com as festas de fim de ano e a primeira transmissão do filme na Rede Globo. No Reino Unido, o álbum alcançou o número um na parada de DVDs mais vendidos e foi premiado como o filme pré adolescente mais popular na Nova Zelândia em 2006. Foi também o primeiro longa-metragem a ser lançado na iTunes Store, em meados de março de 2006.

Nos meses seguintes, foi lançado em uma edição especial de colecionador, que continha o DVD do filme e o CD com a trilha sonora. No Brasil, a reedição da trilha sonora trazia como bônus a faixa "O Que eu Procurava", versão em português da faixa "What I've Been Looking for", gravada pela banda paulista Ludov. Em 5 de dezembro de 2006, o DVD do filme foi relançado sob o título High School Musical: Remix Edition, com 2 discos e novos bônus.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: High School Musical
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre High School Musical

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]