High School Musical 3: Senior Year

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
High School Musical 3: Senior Year
High School Musical 3: Último Ano (PT)
High School Musical 3: Ano da Formatura (BR)
DVD High School Musical 3.JPG
DVD de High School Musical 3: Senior Year.
 Estados Unidos
2008 • cor • 112 min 
Direção Kenny Ortega
Elenco Ashley Tisdale
Zac Efron
Lucas Grabeel
Vanessa Hudgens
Corbin Bleu
Monique Coleman
Matt Prokop
Jemma McKenzie-Brown
Justin Martin
Alyson Reed
Bart Johnson
Olesya Rulin
Kaycee Stroh
Chris Warren Jr.
Ryne Sanborn
Leslie Wing
Socorro Herrera
Robert Curtis Brown
Jessica Tuck
Género Musical
Idioma Inglês
Cronologia
Último
Último
High School Musical 2
Sharpay's Fabulous Adventure
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

High School Musical 3: Senior Year (pt: High School Musical 3: Último Ano; br: High School Musical 3: Ano da Formatura) é o terceiro filme estadunidense da série High School Musical estrelado por Ashley Tisdale, Zac Efron, Lucas Grabeel e Vanessa Hudgens. É o segundo a ser levado para as salas de cinema (O primeiro foi somente exibido no Disney Channel). O filme estreou no dia 24 de outubro de 2008.

No primeiro fim de semana em cartaz no Brasil, o filme atraiu cerca de 466 mil espectadores, sendo que outra produção nacional, estreando no mesmo dia, teve cerca de 80 mil.[1]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Troy Bolton (Zac Efron) e Gabriella Montez (Vanessa Anne Hudgens) estão no último ano do colegial, diante da possibilidade de se separarem caso escolham faculdades diferentes. Juntamente com os demais Wildcats eles apresentam um musical de primavera, que reflete suas experiências, sensações e temores em relação ao futuro.

Seleção Musical[editar | editar código-fonte]

Now Or Never[editar | editar código-fonte]

É a primeira música do filme e é cantada por todo o time dos Wildcats. Antes de ela começar, o jogo está parado e eles estão perdendo, e só faltam 16 minutos até a final do campeonato. Eles ao chegarem ao palco cantam-na, junto com as Cheerleaders para vencerem o jogo.

Like Whoa[editar | editar código-fonte]

É uma das músicas da festa na casa de Troy.

Freaky[editar | editar código-fonte]

É a outra música da festa na casa do Troy.

Right Here, Right Now[editar | editar código-fonte]

Troy e Gabriella cantam a música, logo após conversarem sobre o futuro de cada um e as faculdades que pretendem fazer. Troy está com medo de não fazer o que gosta, mas o que o pai gosta (Albuquerque); Gabriella está cansada de tanto ouvir sua mãe falar em Stanford. Para se acalmarem, eles cantam essa música, fazendo-os pensarem apenas em si.

Fabulous[editar | editar código-fonte]

É uma música instrumental, mas que mostra a entrada de Sharpay no colégio, um dia depois da vitória do East High contra o West Knight.

I Want It All[editar | editar código-fonte]

Nessa música, Sharpay tenta persuadir Ryan a ajudá-la com mais um de seus planos malucos, contra Troy e Gabriella. Ele de início não aceita, mas é cegado pela beleza de ser um grande astro famoso, enquanto cantam a música num ensaio. Sharpay, faz todos serem seus subordinados.

You Are The Music In Me[editar | editar código-fonte]

A música toca como ringtone do celular de Gabriella.

Can I Have This Dance?[editar | editar código-fonte]

Troy chama Gabriella para seu esconderijo secreto, a fim de convidá-la para o baile. Ela aceita, mas ele diz que não sabe dançar valsa. Para ensiná-lo ela canta com ele.

A Night To Remember[editar | editar código-fonte]

É a música composta por Kelsi para o musical. Ryan coreografa. A música e cantada por todos os alunos e fala sobre como é a agonia de escolher a roupa e se arrumar para o baile, mas, que ao chegar lá esta deverá ser uma noite para guardar na memória.

Just Wanna Be With You[editar | editar código-fonte]

Ryan encontra Kelsi compondo de manhã cedo. Então se senta com ela e começam a conversar. Ele canta um pedaço da música e depois a convida para o baile. Quando ela concorda, a cena muda e Troy e Gabriella aparecem cantando-a no ensaio. Enquanto cantam, acontecem várias brincadeiras e palhaçadas, como Chad vestindo-se de palhaço e Troy se melando e sendo melado de tinta.

The Boys Are Back[editar | editar código-fonte]

Chad e Troy estão no ferro velho. Lá eles começam a conversar sobre como era bom quando eram pequenos. Então (num momento bem High School Musical), eles começam a cantar dizendo que os garotos pequenos estavam de volta, para viverem aventuras.

Right Here, Right Now (Reprise)[editar | editar código-fonte]

Presente apenas da Edição Estendida do filme. Troy e Gabriella cantam a música novamente, mas desta vez cada um canta em sua casa e no final da cena é feita uma união como se eles estivessem juntos.

Walk Away[editar | editar código-fonte]

Sharpay, juntamente com Tiara Golden, encontram um jeito de destruir as chances de Gabriella fazer o musical. Gabriella havia sido convocada para um treinamento na faculdade e Sharpay faz Troy convencê-la a participar. Como forma de não dizer adeus, Gabriella canta sozinha esta música, sobre como é difícil dizer “tchau”, e que ela deve, então, seguir em frente.

Scream[editar | editar código-fonte]

Depois de Gabriella ter ido embora, troy fica triste e deprimido. Seu pai encontra sua carta para Julliard, e eles brigam. Sem certeza de que rumo tomar, ele vai ao colégio de noite e canta a música. Então, logo ao final, ele conversa com a Sra. Darbus e descobre que ela havia mandado a carta para a faculdade, deixando-o incerto de que profissão seguir.

Can I Have This Dance? (Reprise)[editar | editar código-fonte]

Troy fica chateado por nao poder fazer o show com Gabriella e vai até Stanford para buscá-la. Lá, ao encontrá-la, diz que o show dele é onde quer que ela esteja e juntos cantam.

Senior Year Spring Musical[editar | editar código-fonte]

É o musical de primavera, e musical final. É dividido em:

  • Last Chance

É a introdução do musical. Quem canta é Kelsi e Ryan, e na música eles falam que esta é a última chance do colegial se reunir e cantar só mais uma vez, juntos.

  • Now Or Never (reprise)

Esta música volta ao começo do filme, quando Troy e os Wildcats cantam sobre ganhar o jogo de basquete.

  • Just Wanna Be With You (Ashley Tisdale Version) (reprise)

Como Gabriella, aparentemente não iria participar do show, Sharpay ficou no seu lugar e iria cantar com Troy, mas ele estava ainda voltando com Gabriella, e então, Foguete Zara (que era um dos substitutos), aparece e canta com a Sharpay, fazendo-a passar um grande mico.

  • Just Wanna Be With You (Vanessa Hudgens Version) (reprise))

Logo após Sharpay cantar, Troy e Gabriella chegam e Ryan os empurra para o palco, fazendo-os cantar. Não só eles cantam, como todo o elenco os acompanham.

  • A Night To Remember (reprise)

Esta é a música de encerramento do musical. E Tiara é quem está cantando no lugar de Sharpay. Sharpay, indignada, sobe ao palco e canta um dueto cômico na frente de todos. Bem no fim da música,as duas são mandadas para debaixo do palco por um aparelho elétrico.

We’re All In This Together[editar | editar código-fonte]

Depois do musical vem a formatura. Ea música de fundo é essa, na qual um coral canta, enquanto os alunos falam sobre suas faculdades. Troy faz um discurso, que remete aos dois primeiros filmes da franquia.

High School Musical[editar | editar código-fonte]

Depois de receberem os diplomas, os alunos de East High cantam essa música falando que nada em suas vidas poderia se comparar ao High School Musical. No fim da música, o elenco principal para em frente a uma cortina e esperam a descida do nome High School Musical, do primeiro filme. O filme termina com eles pulando, como na capa dos Cds, e uma cortina se fechando.

Just Getting Started[editar | editar código-fonte]

Essa é a música dos créditos, na qual aparecem fotos e páginas dos anuários assinados por Ryan, Troy, Gabriella, Sharpay, Chad, Taylor, Kelsi, Marta, Zeke e todos os outros alunos.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

O CD foi lançado no dia 21 de outubro e vendeu mais de 160 mil cópias no Brasil sendo Disco 2xPlatina e vendeu mais de 9,502,000 cópias mundialmente e o número não para de crescer.[2]

# Título Performance Lançamento
1 "Now or Never" Zac Efron & Vanessa Hudgens. 11 de julho de 2008
2 "Right Here, Right Now" Zac Efron & Vanessa Hudgens 10 de outubro de 2008
3 "I Want It All" Ashley Tisdale & Lucas Grabeel 15 de agosto de 2008
4 "Can I Have This Dance" Zac Efron & Vanessa Hudgens 15 de setembro de 2008
5 "A Night To Remember" Elenco do filme 26 de setembro de 2008
6 "Just Wanna Be with You" Lucas Grabeel, Olesya Rulin, Drew Seeley & Vanessa Hudgens 18 de outubro de 2008
7 "The Boys Are Back" Zac Efron& Corbin Bleu 18 de outubro de 2008
8 "Walk Away" Vanessa Hudgens 18 de outubro de 2008
9 "Scream" Zac Efron 18 de outubro de 2008
10 "Senior Year Spring Musical Medley" Elenco do filme 18 de outubro de 2008
11 "We're All in This Together (Versão de Graduação)" Elenco do filme 18 de outubro de 2008
12 "High School Musical" Elenco do filme 18 de outubro de 2008
13 "Just Getting Started" Stan Carrizosa 18 de outubro de 2008

Vendas e Certificações[editar | editar código-fonte]

Pais Certificação Vendas Provider(s) Link
Austrália Platinum +100,000 ARIA [3]
Áustria Gold +25,000 IFPI [4]
Brasil 2x Platinum +160,000 ABDP [5]
Alemanha Platinum +205,000 IFPI [6]
México 3x platinum +300,000 AMPROFON [7]
Suíça Gold +20,000 IFPI [8]
Estados Unidos Platinum +1,632,760 RIAA [9]
Mundo Platina +3,502,000 WWA [10]

DVD[editar | editar código-fonte]

O DVD estreou dia 4 de Março de 2009 em 4 tipos:

  • DVD simples *(R$39,90)
  • DVD Versão estendida [Duplo] (5 minutos extras de Filme)*(R$49,90)
  • DVD simples + CD Karaoke série's *(R$49,90)
  • DVD simples + Camiseta Wildcats *(R$54,90)
  • Ver Artigo Principal:
  1. Anexo:Discografia de High School Musical - Todos os CD's e DVD's.
  2. High School Musical 3: Senior Year Extended Edition - DVD Duplo.
  3. High School Musical 3 Senior Year Simples - DVD Simples.

CD HSM 3 : Senior Year Karaoke Série's[editar | editar código-fonte]

O CD estreou nos Estados unidos no dia 17 de fevereiro de 2009. No Brasil foi dia 4 de Março de 2009 junto com o Dvd do filme.

Tracklist:

  1. Now Or Never (Instrumental)
  2. Right Here, Right Now (Instrumental)
  3. I Want It All (Instrumental)
  4. Can I Have This Dance (Instrumental)
  5. Just Wanna Be With You (Instrumental)
  6. Walk Away (Instrumental)
  7. Scream (Instrumental)
  8. Senior Year Spring Musical (Instrumental)
  9. Now Or Never (Vocals)
  10. Right Here, Right Now (Vocals)
  11. I Want It All (Vocals)
  12. Can I Have This Dance (Vocals)
  13. Just Wanna Be With You (Vocals)
  14. Walk Away (Vocals)
  15. Scream (Vocals)
  16. Senior Year Spring Musical (Vocals)

Elenco

Jogo oficial[editar | editar código-fonte]

"High School Musical 3: Senior Year DANCE!", um jogo de dança no estilo "Dance Dance Revolution" que reúne os maiores sucessos da trilogia, com algumas pequenas, mas importantes variações, entre as plataformas.

    • A idéia por trás do game é muito simples, deixando que o jogador escolha um dos famosos personagens da turma ou crie seu próprio avatar - com direito a vários acessórios, inclusive alguns bloqueados no início - para reproduzir os principais números musicais dos filmes, entre 29 canções, a maioria de gravações originais.
  • disponíveis em : Playstation 2 , Xbox 360 , PC, Wii e Nintendo DS

Premiações[editar | editar código-fonte]

Sharpay's Fabulous Adventure[editar | editar código-fonte]

Em 31 de março de 2010, foi anunciado que Ashley Tisdale voltaria a interpretar Sharpay Evans em Sharpay's Fabulous Adventure. O filme conta as aventuras de Sharpay em Nova York para seguir seu sonho de se tornar uma estrela da Broadway. As filmagens começaram em junho de 2010, em Toronto. O filme estreou dia 19 de abril de 2011, no Disney Channel.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Levou 41 dias para filmar este filme.
  • Cópias especiais da revista Teen e da revista Seventeen foram feitas para "I Want It All". Ambas têm Ashley Tisdale na capa (réplicas de suas versões anteriores), com o nome "Sharpay" inserido onde o nome de Ashley estava na original.
  • Se você olhar de perto, pode observar que todos os seis protagonistas estão usando anéis de ouro com uma pedra vermelha nele.
  • A trilha sonora é de 51 minutos de duração, tornando-o o mais longo álbum da série de filmes. A duração original de cada uma das duas primeiras trilhas sonoras é 28 e 38 minutos, respectivamente.
  • Com U$ 42 milhões, detém o recorde a melhor abertura de todos os tempos para um filme musical. O recordista anterior era Mamma Mia!.
  • Mais de 1.000 figurantes foram usados na cena graduação.
  • Quase todas as cenas de canção foram cortadas. Nos dois primeiros filmes, todas as canções apareciam completas como nos discos de trilhas sonoras.
  • "Eu sou tão desajeitada. Eu consegui acertar a Ashley várias vezes no set de filmagens, e eu me sinto mal por isso. Certa vez, eu bati no olho dela e ela teve que pôr gelo. Outro dia, eu bati forte na cara dela com o cotovelo. Eu sempre surrei ela, mas era totalmente por acidente...", confessou Vanessa Hudgens.
  • Durante os ensaios de "A Night to Remember", o par de Ashley, Chris Warren, Jr., pisou em seu pé e a machucou. Ela contou que a rotina era de seis horas por dia.
  • Foi o primeiro filme da série a ser lançado no cinema.
  • O DVD foi lançado no dia 04/03 (quatro de Março) de 2009 no Brasil.
  • As filmagens ocorreram entre 21 de abril e 30 de junho de 2008.
  • O figurino foi produzido pela mesma estilista de Madonna.
  • Na música "Walk Away", quando Gabriella canta na cama, ela olha a foto dela e de Troy em uma cena igual a de High School Musical 2, mas no filme eles estavam escondidos naquele lugar para ninguém descobrir. Então, na realidade do filme, como eles poderiam ter tirado aquela foto se só eles estavam lá?
  • Nos cinemas dos EUA "HSM3" ficou em cartaz de 24 de Outubro de 2008 até 5 de Fevereiro de 2009 de acordo com Box Office Mojo
  • As músicas de maior sucesso no filme foram "Now Or Never", "I Want It All", "Scream", "A Night To Remember", "Can I Have This Dance", "Right Here, Right Now" e "High School Musical".
  • Neste filme, Sharpay aparece com seu armário escolar duplicado. Rosa, como sempre.
  • Foi deixada uma abertura para um eventual próximo filme da franquia.
  • "The Boys Are Back" é a primeira música da franquia que é cantada apenas por Troy e Chad.
  • Em High School Musical 3: Ano da Formatura, o elenco teve de aprender a dançar valsa para a cena do baile de formatura. A mesma cena teve cerca de 12 horas de gravação.
  • Muitos figurantes de High School Musical 3: Ano da Formatura são alunos de verdade do East High School, uma escola de Salt Lake City, onde aconteceram as filmagens.
  • Todas as músicas de High School Musical 3: Ano da Formatura, um total de 12, concorreram às indicações de "Melhor Canção" no Oscar 2009, lembrando que no resultado final foram indicadas apenas 5 músicas para o prêmio final, e que cada filme teve apenas 2 músicas concorrendo a estatueta do Oscar.
  • A Billboard lançou antes do dia do Oscar suas apostas para as indicações, e somente "I Want It All", de High School Musical 3: Ano da Formatura foi mencionada como uma aposta de indicada ao Oscar, o que não aconteceu.
  • O fenômeno cresceu com um segundo filme feito para a TV e que quebrou recordes, em 2007, acompanhado por espetáculos de teatro e no gelo, shows, vendas recordes de CDs e DVDs, videogames e atrações em parques temáticos, além de US$ 500 milhões em vendas de produtos ligados a High School Musical.
  • "Nunca houve outros filmes feitos para a TV que tenha rendido negócios tão grandes", disse Rich Ross, presidente do Disney Channel.
  • Foi lançado um almanaque do filme que chama-se High school Musical de A a Zac.
  • O DVD do filme foi lançado em 5 versões.
  • Vanessa Hudgens disse em entrevista que a música em que todos choraram para gravar foi "High School Musical", poís é uma música que repassa o que todos estavam sentindo de verdade.
  • Na música "I Want It All", Sharpay Evans usa 5 modelos de roupas diferentes.
  • As músicas que tocam durante a festa de comemoração do bicampeonato na casa de Troy são respectivamente: "Like Whoa", de 78violet, e "Freak", de Jesse McCartney.
  • O caminho percorrido por Troy durante a música "Scream" é o contrário do feito por Gabriella durante a música "When There Was Me and You" em High School Musical.
  • Desde Janeiro de 2011, o Disney Channel Brasil começou a anunciar a exibição do filme. No dia 13 de Março, às 20h, o filme foi exibido pela primeira vez no canal pago.
  • Ainda em 2011, o filme também foi anunciado pela Rede Globo para a programação de 2011 da emissora, que foi ao ar dia 11/12/11 pelo programa Temperatura Máxima.
  • Ashley Tisdale foi a única que aceitou reprisar novamente sua personagem. O filme intitulado A Fabulosa Aventura de Sharpay[11] estreou em 2011, no Disney Channel.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]