Highland (council area)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Highland Council
Geografia
Área Total 30.659 km² (1ª posição)
Categoria Council Area
Sede Administrativa Inverness
Demografia
População Total (2004) 211.340 habitantes (7º posição)
Densidade 8 hab./km²
Política
Nome do Conselho Highland Council
Site http://www.highland.gov.uk/

A Área de Conselho (ou Council Area) de Highland (em gaélico escocês, Sgìre Comhairle na Gàidhealtachd), é uma das 32 novas subdivisões administrativas da Escócia, em vigor desde 1996. Localiza-se nas Terras altas da Escócia, é a maior unidade autoritária tanto da Escócia quanto do Reino Unido.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Council Area de Highland faz fronteira com Moray e Aberdeenshire ao leste, Perth and Kinross ao sudeste, Argyll and Bute ao sudoeste e as ilhas Outer Hebrides ao oeste. Além da Council Area de Highland, as Council Area de Angus e Stirling também contém partes das Terras altas da Escócia em seus territórios administrativos.

A Council Area de Highland também cobre a maior parte das ilhas Inner Hebrides, partes dos territórios dos antigos condados de Inverness-shire e Ross and Cromarty, todo o território dos antigos condaos de Sutherland, Caithness, Nairnshire e pequenas partes de Argyll e Moray (todos os condados foram abolidos em 1975 e substituidos pelos distritos e regiões).

A partir de 1975, a área atual de Highland era denominada Região de Highland e continha oito distritos: Badenoch and Strathspey, Caithness, Inverness-shire, Lochaber, Nairn, Ross and Cromarty, Skye and Lochalsh and Sutherland.

Já em 1996, uma lei parlamento escocês, aboliu os distritos distritos e os transformou na Council Area (área de conselho) de Highland, que adotou os distritos como áreas de gerenciamento e criou comitês para representá-los em 1999. Em 2007, essas áreas foram abolidas em favor das oito novas áreas corporativas de mesmo nome porém de territótios ligeiramente diferentes.

Para a maioria das pessoas na Escócia, o nome Highland soa muito estranho e para se referir a um local na região as pessoas costumam dizer the Highland Council area, the Highland area ou the Highland region. Por outro lado, as pessoas tendem a usar os nomes dos antigos condados para as regiões onde eles se localizavam. Usa-se também os termos Northern (norte) para se referir às Council Area de Highland e das ilhas Orkney, Shetland e Na h-Eileanan Siar.

A sede (ou capital) de Highlands é a cidade de Inverness.

Cidades e vilarejos[editar | editar código-fonte]

Lugares de interesse[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]