Highlander II: The Quickening

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Highlander II: The Quickening
Duelo Imortal (PT)
Highlander II - A Ressurreição (BR)
Christopher Lambert é Connor MacLeod.
 Reino Unido  França  Argentina
1991 • cor • 100 min 
Direção Russell Mulcahy
Produção Peter S. Davis
Jean-Luc Defait
Ziad El Khoury
William N. Panzer
Coprodução Robin S. Clark
Alejandro Sessa
Produção executiva Guy Collins
Mario Sotela
Roteiro Peter Bellwood
Elenco Christopher Lambert
Sean Connery
Virginia Madsen
Michael Ironside
Allan Rich
John C. McGinley
Phillip Brock
Rusty Schwimmer
Ed Trucco
Género ficção científica ação aventura
Idioma Inglês
Música Stewart Copeland
Direção de arte John King
John Frankish
Cliff Robinson
Efeitos especiais Chris Corbould
Neil Corbould
John Richardson
Stargate Digital
Figurino Deborah Everton
Cinematografia Phil Meheux
Edição Hubert C. de la Bouillerie
Anthony Redman
Charles Simmons
Estúdio Lamb Bear Entertainment
Distribuição Estados Unidos Columbia TriStar Home Video
Lançamento Alemanha 31 de janeiro de 1991
Portugal 7 de junho de 1991
Cronologia
Último
Último
Highlander
Highlander III: The Final Dimension
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Highlander II: The Quickening[1] (pt: Duelo Mortal II / br: Highlander, a ressureição) é um filme realizado em co-produção por Inglaterra, França e Argentina , do ano de 1991, dos gêneros ficção científica, ação e aventura, dirigido por Russell Mulcahy. É uma sequência do filme Highlander, de 1986.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em agosto de 1995, os noticiários de tv anunciam que a camada de ozônio está sumindo, e em menos de uma década sumirá totalmente. Na África, milhões já morreram dos os efeitos da luz solar ultravioleta não filtrada. Entre os mortos esta a esposa de Connor MacLeod , Brenda Wyatt MacLeod. Antes de sua esposa Brenda morrer, Connor a faz uma promessa de que ele vai resolver o problema da camada de ozônio.

Em 1999, Connor tornou-se o supevisor científico de uma equipe chefiada pelo Dr. Allan Neyman, que é a tentativa de criar um escudo electromagnético para cobrir o planeta, e protegê-lo da radiação do sol. A equipe consegue, dando a Terra uma camada de ozônio artificial. MacLeod e Neyman estão orgulhosos de ter protegido a humanidade, e acreditam que serão lembrados por milhares de anos.

Infelizmente, o escudo tem o efeito colateral de condenar o planeta a um estado de constante noite. Em 2024, o ano das trevas, a humanidade perdeu sua esperança e dividem-se em um declínio. "O Escudo" caiu sob o controle da Shield Corporation. A corporação do atual chefe executivo, David Blake, é focada em lucros, e em impor taxas para os serviços da corporação. Uma série de grupos terroristas começaram a tentar levar para baixo a escudo, entre eles Louise Marcus, um ex-funcionário da Shield Corporation.

Entretanto, Connor MacLeod, agora velho espera eventualmente morrer de causas naturais. Quando está assistindo uma performance de Götterdämmerung de Wagner, Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez aparece, e induz MacLeod para recordar um caso esquecido do seu passado. Quinhentos anos antes, no planeta Zeist, uma última reunião realiza-se entre os membros de uma rebelião contra o estado do General Katana. O líder da rebelião, Ramirez, escolhe "um homem de grande destino", dentre eles, MacLeod, para levar a cabo uma missão contra Katana. Neste momento, Katana e suas tropas ataque, esmagam a rebelião. Katana ordena a seus homens para capturar Ramirez e MacLeod vivo, e matar o resto dos rebeldes. Os dois prisioneiros são colocados em julgamento pelos sacerdotes de Zeist, que lhes condena a serem exilados e renascer na Terra como Imortais em busca do "O Prêmio". Ganhar o prêmio dá ao vencedor a escolha de envelhecer e morrer na Terra, ou a regressar a Zeist. Katana fica insatisfeito com a decisão, mas a sentença é executada, levando aos acontecimentos do original do filme de 1986.

Na Terra de 2024, Louise Marcus descobre que a camada de ozônio, na verdade, está se regenerando naturalmente, o que significa que o escudo não é mais necessário. A Shield Corporation está consciente deste acontecimento, mas optou por escondê-lo do público em geral, a fim de manter a sua principal fonte de lucro. Entretanto, em Zeist, o General Katana decide que Connor não podem ser autorizados a regressar a Zeist, e envia seus acólitos imortais Corda e Reno à Terra para matá-lo.

Louise consegue chegar à Connor primeiro, e pede sua ajuda destruir o escudo. Para a decepção de Louise, aquela pessoa que ela cresceu admirando, tornou-se um velho cansado. MacLeod explica à Louise que ele está morrendo, e manifesta a sua desaprovação ao terrorismo. Antes de Connor e Louise porém terminar a sua conversa, Corda e Reno atacam. MacLeod decapita ambos, recuperarando sua aparência jovial, absorvendo sua energia durante o Quickening. No processo, Connor convoca Ramirez.

Em Glencoe, na Escócia - o local de sua morte no primeiro filme, Highlander - Ramirez é ressuscitado. Ele encontra-se em um palco durante uma apresentação teatral de Hamlet de William Shakespeare. Entretanto, Connor encontrou um novo amor em Louise Marcus. Ele tenta sem sucesso explicar a ela os conceitos de sua imortalidade. Em outro local, o General Katana chega em Nova York.

Ramirez e Katana logo adaptam-se a seu novo ambiente. Os brincos de Ramirez são aparentemente valiosos o suficientes para pagar o novo terno que adquire dos melhores e mais velho alfaiate da loja, na Escócia, quanto um bilhete de avião para Nova York. Katana encontra uma New York muito a seu gosto. Após divertido-se por um tempo, Katana consegue localizar o seu velho inimigo, mas o seu primeiro encontro em séculos revela-se indeciso.

Pouco tempo depois, Connor é contactado por Ramirez. O último junta-se à MacLeod e Louise em seu plano de tomar o escudo. Katana, esperando isso, oferece uma aliança à David Blake. O conflito entre os dois conjuntos de aliados eventualmente leva à morte do Dr. Allan Neyman, Ramirez, David Blake e próprio General Katana. MacLeod consegue tomar o controle do escudo através da conjugação das energias finais do Quickening do General Katana. Louise vê as estrelas pela primeira vez em sua vida. Connor, em seguida, alega "O Prêmio" para retornar à Zeist com Louise. (Nota: na versão teatral e DVD, ambos permanecem na Terra.)

Personagens[2] [editar | editar código-fonte]

Um dos criadores da proteção artificial conhecida como "O Escudo", necessário após o desgaste da camada de ozônio, posteriormente descobre ser um alienígena exilado dotado de imortalidade até ganhar "O Prêmio" e decidir pela mortalidade ou voltar ao seu planeta. Envolve-se com Louise Marcus na tentativa de desativar o escudo pois a camada de ozônio havia se regenerado.

Morto do filme anterior volta a vida ao ser convocado durante um Quickening, é ele quem revela a Connor o motivo de ser um imortal, fato que esquecera ao ganhar "O Prêmio". Junta-se à Connor contra Blake, Katana e o escudo.

Descobre que a camada de ozônio havia se regenerado que o escudo não era mais necessário e que a Shield Corporation omitia tal informação, vai à busca da ajuda de um dos cientista que projetaram o escudo Connor MacLeod.

Responsável pelo exílio de Connor e Ramirez, vêm à Terra para ter certeza de que Connor não voltará para seu planeta.

O responsável junto com Connor pela criação do escudo.

Presidente da Shield Corporation que ganha com as taxas pelo escudo.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Após a sua estréia, o filme foi recebido com duras críticas por críticos e público. Um ponto da controvérsia foi o conceito dos imortais como alienigenas do planeta Zeist. Além disso, a revitalização de Ramirez, que havia morrido no filme original, é visto como muito incoerente com o filme original.

Os críticos e também o público salientou que os personagens eram desprovidos de motivação, um exemplo frequentemente citado é o súbito interesse do General Katana por Connor aparentemente após perder contato com ele durante 506 anos, e sua insistência em matar seu velho inimigo enquanto ele podia esperar para ele morrer sem interferência externa. Além disso, os dois "estranhos" imortais protagonistas em Zeist têm os nomes escoceses e espanhóis que terão na Terra. Isso causou confusão para o público, mesmo aqueles que tinha visto o primeiro filme.

Segundo o documentário Highlander II: Seduced by Argentina, o aparente mau desempenho do filme é parcialmente resultado da interferência do estúdio no trabalho do diretor Russell Mulcahy, bem como problemas economicos da Argentina. Mulcahy declaradamente odiava o produto final, tanta que ele retirou-se da estréia mundial do filme após assistir seus primeiros 15 minutos. Por razões semelhantes, Christopher Lambert ameaçou abandonar o projeto, e só não o fez devido a questões contratuais.

Highlander II: The Renegade Version[editar | editar código-fonte]

Em 1995, Russell Mulcahy fez a sua versão, o chamado Director's Cut conhecido como Highlander II: The Renegade Version. O filme foi reconstruído em grande parte a partir do zero, com algumas cenas removidas e outras acrescentadas, e toda a seqüência de eventos mudou. Todas as referências à imortais sendo alienigenas foram eliminadas; esta montagem revela que o imortais, num passado distante da Terra são banido por padres em locais aleatórios no futuro para manter inalcansável "O Prêmio" (A possibilidade de regressar ao passado é uma opção oferecida na mística do "O Premio" e mortalidade do primeiro filme). Esta versão é geralmente considerada um grande avanço em relação à versão teatral, e obteve uma recepção muito mais favorável. No entanto, os acontecimentos das duas versões foram geralmente ignorados pelos filmes e séries posteriores.

Outras novas seqüências inclui uma batalha entre MacLeod e Katana cima um veículo em movimento depois que escapam do mecanismo de segurança, e MacLeod e Louise escalando através de um túnel na montanha para emergir acima do escudo para confirmar que os níveis de radiação estão de volta ao normal. A nova versão também elimina uma grande erro de continuidade da versão teatral, que havia fundido duas batalhas com espadas entre MacLeod e Katana em um longa batalha. A primeira seqüência tem MacLeod e Katana combatendo em um grande edifício abandonado (com MacLeod usando uma espada curta), bem como a segunda batalha ocorrendo muito mais tarde (com MacLeod usando suas espada original). Desde que as duas sequências são fundidas, a espada de Connor muda sem nenhuma razão aparente. O Director's Cut restaura as duas batalhas, mas ele nunca mostra como ou quando Connor consegui sua espada.

Ainda não totalmente satisfeitos, os produtores William Panzer e Peter Davis decidiram revisitar Highlander II, mais uma vez, em 2004. Chamado de Special Edition, esta montagem foi quase idêntico a Renegade Version, mas com algumas modificações. A mudança mais óbvia é a introdução de novas efeitos especiais CGI em todo o filme, incluindo um agora escudo azul como inicialmente previsto. Outras alterações significativas incluem um pequeno pedaço de voz em off por Lambert e inexplicável a remoção de uma curta cena perto do final do filme em que Louise Marcus detém fora de um grupo de guardas com uma pistola.

Algum tempo depois de 2004 uma outra versão trazia varias cenas e tomaram das três versões oficialmente lançadas, bem como as cenas apagadas, editadas conjuntamente numa bem trabalhada quarta versão do filme que decorreu durante cerca de 2 horas e continha a montagem da Renegade Version, mas manteve o aspecto dos Zeist.

Outros nomes do filme[editar | editar código-fonte]

Virginia Madsen, é Louise Marcus.
Nome Pais/Paises
Highlander II: The Quickening / Highlander - Le retour França
Highlander 2 Argentina / Eslovênia
Highlander II: The Renegade Version UK (director's cut) / USA (director's cut)
A hegylakó visszatér / Hegylakó 2 Hungria
Highlander 2 - I epistrofi Grécia
Highlander 2 - Le retour Canadá / França
Highlander 2 - det endelige opgør Dinamarca
Highlander 2: De bezieling Holanda
Highlander 2: The Quickening / Highlander II USA
Highlander 2: Yomigaeru senshi Japão
Highlander II, il ritorno Itália
Highlander II - Die Rückkehr Alemanha
Highlander II - paluu Finlândia
Los inmortales II: El desafío Espanha
Niesmiertelny II Polônia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências