Higienista dental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia

Higienista dental ou Higienista Oral (em Portugal), designamos desta forma o técnico que, com formação universitária, que executa tratamentos preventivos na àrea da saúde oral - basicamente profilaxia, prevenção e em alguns países colocações de restaurações em cavidades já preparadas.

Em muitos outros países, nomeadamente Portugal, o Higienista Oral trabalha com autonomia nas áreas da sua competência (tratamento e prevenção das doenças orais, particularmente das doenças gengivais: gengivite e periodontite) Estes técnicos assumem, hoje em dia, uma grande importância pois as doenças orais, ao serem vistas como novas cronicidades, precisam de profissionais preparados com formação universitária para poderem de forma eficaz gerir o desenrolar destas cronicidades.

O Higienista Oral é o profissional que, por excelência está melhor preparado para esta função. A cárie dentária e as doenças periodontais necessitam de uma nova abordagem. Este novo paradigma de tratamento vai muito além das técnicas clínicas. É necessário intervir a nível sociológico, psicológico, pedagógico e comunicacional com o paciente e essas são as grandes bases dos currículos contemporâneos dos Cursos de Higienistas Orais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Vitor Gomes Pinto, Saúde Bucal Coletiva, 2000.
Ícone de esboço Este artigo sobre Odontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.