Hilário de Arles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Hilário de Arles
Bispo de Arles
Nascimento ca. 403 em Gália (atual França)
Morte ca. 5 de maio de 449 (46 anos) em Gália (atual França)
Veneração por Igreja Católica; Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 5 de maio
Gloriole.svg Portal dos Santos

Hilário de Arles foi um nobre e de origem pagã, nascido por volta do ano de 401 no norte da Gália. Foi um alto funcionário do governo e, tempos depois, foi convertido ao cristianismo pelo bispo Honorato de Arles (426-430), com quem tinha laços de parentesco. Tomou o hábito de monge e tornou-se recluso no Mosteiro de Lérins. Após a morte de Honorato, tornou-se bispo de Arles (430-449).

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Fora ele o presidente do I Concílio de Orange, em 441, reunido para tratar do semipelagianismo, doutrina que se estendia pelas Gálias, entre outros assuntos. Como escritor, deixou a belíssima hagiografia de São Honorato.

Foi ele incumbido, juntamente com Germano de Auxerre, de coibir os abusos do clero em algumas províncias da Gália. O bispo Celidônio de Viena, acusado processualmente por ele de violação e homicídio, recorre à Roma e obtém o apoio de Leão I. Estando Hilário em Roma, apresenta as provas contra Celidônio ao papa, este as recusa e manda encarcerar Hilário de modo a fazê-lo justificar-se perante um concílio convocado para aquele fim. Hilário, consegue voltar à Gália e é excomungado pelo concílio.

Valentiniano III, levado pela decisão dos eclesiásticos, ordena então que o patrício Aécio, em campanha nas Gálias, levasse Hilário à prisão, acusado de trair os princípios pastorais da Igreja, expressos no concílio.

Pouco tempo depois os bispo provinciais de Viena, através de uma carta, reportam ao papa a eleição do Bispo de Ravênio de Arles (449-456 ou 461?), em substituição a Hilário. Logo após esse facto deu-se sua morte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
São Honorato
Bispo de Arles
430449
Sucedido por
Ravênio

Ligações externas[editar | editar código-fonte]