Hindustan Ambassador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hindustan Ambassador é um automóvel fabricado na Índia pela Hindustan Motors desde 1957, já como modelo ano 1958. Ele é baseado num antigo sedã britânico Morris Oxford III. É um dos mais longevos automóveis em produção do mundo, ao lado do Volkswagen Fusca e Kombi. Um dos usuários mais notáveis do longevo sedã é a Sonia Gandhi, uma influente política indiana.

O automóvel pouco mudou desde o início de produção, somente recebendo melhorias estruturais e novos motores; atualmente usa motores da marca japonesa Isuzu.

Desde 2004, existe uma versão mais renovada do sedã, chamada de Hindustan Avigo. Ela recebeu uma frente e pára-choques mais atualizados, que lembra o estilo do clássico hatch Mini. O Ambassador tradicional ainda é vendido, mas renomeado para Ambassador Classic. É popular entre os frotistas e taxistas indianos.

É possível ver nas ruas indianas um festival de gerações do Ambassador, desde os primeiros modelos do Ambassador, que mesmo em péssimo estado de conservação, circulam bravamente entre os modelos mais novos e carros mais modernos.