Hinos de Louvores e Súplicas a Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O livro "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus" é um hinário com melodias sacras utilizado nos cultos e serviços da Congregação Cristã no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros membros da igreja no Brasil empregavam o hinário Salmos e Hinos em português e o Nuovo Innario Evangelico em italiano até a confecção de um hinário próprio chamadoInni e Salmi Spirituali. Esse hinário foi publicado em Chicago em 1914 e em idioma italiano. Posteriormente a versão mais difundida foi publicada 1928, passou a ser chamado Nuovo Libro di Inni e Salmi Spirituali. Em sua segunda versão, já bilíngue, denominava-se Hymnos e Psalmos Espirituaes, até possuir o nome atual, a partir da terceira versão[1] .

Estado atual[editar | editar código-fonte]

Logo hinário CCB

Encontra-se na sua quinta edição, datada de 2012, quando foram adicionadas novas melodias e poesias. Possui muitas melodias de autores norte americanos, italianos e brasileiros, com algumas poesias traduzidas e semi-traduzidas do inglês e do italiano. São 480 hinos e entre eles há especiais para Batismos, Santas Ceias, Funerais, 50 para as "Reuniões de Jovens e Menores", e também seis coros.

Hinários de Música[editar | editar código-fonte]

Capa hinário nº 3.

Os hinários com notação musical seguem o modelo europeu, contendo a Clave de Sol (soprano e contralto) e a Clave de Fá (tenor e baixo). Os hinários foram escritos para instrumentos com afinação em dó, mi bemol e si bemol. Também há o hinário para as organistas, contendo recursos necessários para o dedilhado e para a execução da pedaleira, além de um hinário para instrumentos da categoria de cordas, contendo arcadas e Clave de Dó.

Fontes e Referências

  1. Monteiro, Yara Nogueira. (jul./dez. 2010). "Congregação Cristã no Brasil: da fundação ao centenário – a trajetória de uma Igreja brasileira". Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 24 (39): 122-163. Belo Horizonte: PUC Minas. ISSN 1679-9615.
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.