Solução hipertônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hipertônico)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Solução hipertônica (ou hipertónica) é a solução em que a concentração de soluto "x" é maior que a concentração "y" de uma outra solução, separada da solução "x" por uma membrana semipermeável.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Solução hipertônica

É um caso especial de Osmose, que consiste na tendência do deslocamento de água da solução menos concentrada para a mais concentrada. Uma célula animal como, por exemplo, a hemácia, apresentará alterações de volume se for colocada em uma solução com pressão osmótica diferente da sua. No caso da Solução Hipertônica, se colocada em uma solução de concetração superior à do soro fisiológico, a hemácia perderá água e sofrerá crenação ou plasmólise.

Se colocada em uma solução de pressão osmótica inferior à do soro fisiológico, entrará água na hemácia, fazendo-a aumentar de volume (fenômeno denominado turgência). Caso a hemácia seja colocada em uma solução muito hipotônica ou água destilada, o equilíbrio nunca será alcançado, ocasionando o rompimento da hemácia (fenômeno denominado hemólise ou plasmoptise).