Hipocoonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hipocoonte era o irmão mais velho de Tíndaro, sendo este filho de Ébalo, rei de Esparta, e de Gorgófona, filha de Perseu1 .

Segundo Pseudo-Apolodoro, ele era irmão de Tíndaro e Icário, e filho de Ébalo e da ninfa Bátia2 , mas em Pseudo-Apolodoro encontram-se várias versões alternativas sobre as relações de parentesco envolvendo Tíndaro e Ébalo.

Hipocoonte tinha vários filhos, Dorycleus, Scaeus, Enarophorus, Eutiches, Bucolus, Lycaethus, Tebrus, Hippothous, Eurytus, Hippocorystes, Alcinus e Alcon3 Diodoro Sículo diz que os filhos de Hipocoonte eram vinte, mas não dá seus nomes4 . Hipocoonte disputou a coroa com Tíndaro, e o expulsou do reino5 3 4 .

Quatro (segundo Ovídio) ou três (segundo Higino) dos filhos de Hipocoonte participaram da caçada ao javali calidônio6 7 . Segundo Higino, seus nomes eram Eneasimus, Alcon e Leucippus7 .

Uma das versões do rapto de Helena por Teseu é que ela havia sido entregue por Tíndaro a Teseu, como guardião, porque Enarsphorus, filho de Hipocoonte, queria tomá-la à força quando ela era criança8 .

Oeonus, filho de Licymnius, irmão de Alcmena9 foi atacado pelo cão da casa de Hipocoonte, jogou uma pedra no cão, e foi morto pelos filhos de Hipocoonte9 10 .

Héracles, para vingar a morte do primo Oeonus, atacou Esparta, matando Hipocoonte e seus filhos, e restabeleu Tíndaro no trono5 10 4 . Nesta guerra morreram Íficles, irmão de Héracles, Cefeu10 11 e seus vinte filhos10 , mas, segundo Diodoro Sículo, três dos vinte filhos de Cefeu sobreviveram11 .

Quando houve a invasão dos Heráclidas, o pretexto para o ataque contra Esparta foi que Héracles havia "emprestado" Esparta para Tíndaro5 4 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Ébalo
Reis de Esparta
Século XIII a.C.
Sucedido por
Tíndaro


Referências

  1. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 3.1.4
  2. Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.10.4
  3. a b Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.10.5
  4. a b c d Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 33.5
  5. a b c Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 2.18.7
  6. Ovídio, Metamorfoses, Livro VIII, 300-328
  7. a b Higino, Fabulae, CLXXIII, Aqueles que caçaram o javali calidônio
  8. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Teseu, 31.1
  9. a b Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 3.15.4
  10. a b c d Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 2.7.3
  11. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 33.6
  • P.Commelin - Mitologia Grega Romana