História de Praga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O primeiro povoado na zona data do século IX, quando as famílias dos Príncipes Premysl se estabeleceram em Vysehrad, um penhasco junto do rio, a sul da cidade moderna. A cidade floresceu no século XIII, quando Venceslau I, rei da Boémia, estabeleceu comunidades de colonos alemães, que contribuíram para o seu rápido desenvolvimento e para a construção da cidade antiga, que data de 1232, sendo já nesta altura um importante centro comercial.

Praça Wenceslas

Tornou-se capital da Boémia, sendo desde o século XIV uma das mais belas cidades da Europa. Praga recebeu entre outros apelidos o de "cidade dos cem pináculos", a "cidade dourada", a "Paris dos anos 20 nos anos 90", "mãe de todas as cidades" e "coração da Europa". Desde 1992, o centro histórico de Praga pertence à lista do património mundial da UNESCO.

A Boémia entrou fez parte dos domínios de Habsburgo e Praga foi sua capital da província austríaca. Durante a dominação austro-húngara, no século XIX.

Em 1918 (depois da Primeira Guerra Mundial) capital do novo estado - Checoslováquia.

Em 1938 invasão dos exércitos de Hitler no princípio da Segunda Guerra Mundial

Em 1968 estalou a Primavera de Praga, um movimento de oposição à União Soviética, que foi reprimida com a invasão dos exércitos Soviéticos.

Em 1989 Praga foi o centro da Revolução de Veludo durante a queda do comunismo.

Em 1993 permaneceu como capital da República Checa, depois da divisão pacífica da Checoslováquia.

Em setembro de 2000 as Protestos de Praga contra a globalização durante a combrança do Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial derivarão em uma guerrilha urbana contra a policia. Mais de 15.000 manifestantes participarão mais grandes protestos contra a globalização e o capitalismo da história.

Em agosto de 2002 o Moldava transbordou com mais de superior 5.100 m³/s causando graves danos na cidade. A cidade necessitou dos anos para recuperar-se.


Flag of Prague.svg Praga, República Checa
HistóriaPolíticaSubdivisõesGeografiaEconomiaDemografiaCulturaTurismoPortalImagens