História do Sistema Brasileiro de Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A História do Sistema Brasileiro de Televisão compreendo a formação dessa emissora de televisão brasileira alternativamente conhecida como SBT desde a sua formação até a atualidade.

O início[editar | editar código-fonte]

Em 1961, Silvio Santos comprou as duas primeiras horas da programação da TV Paulista (a atual Rede Globo), a partir do meio-dia, exibindo no horário o Programa Silvio Santos ao vivo e, com o tempo, o programa ficou mais longo, chegando a ter 8 horas de duração. As atrações constituíam-se de programas de auditório, com formatos estadunidenses.

Em 22 de outubro de 1975, o general Ernesto Geisel outorgou a Silvio Santos o canal 11 (a TVS) do Rio de Janeiro. Silvio Santos passou a apresentar o Programa Silvio Santos na TV Tupi de São Paulo e na TV Record, em São Paulo, além da TVS, no Rio de Janeiro, simultaneamente, de 1976 a 1987, periodo em que a TVS e Record integravam a Rede de Emissoras Independentes.[1]

A sede do SBT Porto Alegre, em 2007.

Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi SP), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara). Estas emissoras integraram a Rede de Emissoras Independentes até 1987. ainda em 1980, foi divulgada no Estadão (O Estado de S. Paulo), que as emissoras de televisão remanenscentes Diários e Emissoras Associadas, passaram a integrar, uma nova rede nacional, formada pelas TVs Record, de São Paulo e Silvio Santos, do Rio, com o nome de Sistema Brasileiro de Televisão - SBT. O canal 7 de São Paulo, que entrou no ar em 1953, O canal 11 do Rio, que entrou no ar em 1976 e O canal 9 do Rio de Janeiro, que faziam parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado) e nascia assim, em 25 de março de 1981, o Sistema Brasileiro de Televisão - SBT. Reunindo os antigos canais da Tupi, o canal 7 de São Paulo e os canal 9 e 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão - SBT. A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada depois de 1987. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.

O SBT é a única emissora de televisão que transmitiu a sua própria cerimônia de outorga, diretamente de Brasília, com imagens geradas a partir da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, em Goiânia.

De 1981 a 1996 o SBT era localizado em São Paulo na Rua Dona Santa Veloso 575, no distrito de Vila Guilherme (antes sede da TV Excelsior e atualmente Igreja Bíblica da Paz). Desde 1996 o SBT está localizado em Osasco, na Avenida Comunicações, 4, Vila Jaraguá, Via Anhanguera, km18.


O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado. Um dos exemplos foi o reaproveitamento do humorístico Apertura, que havia estreado dois anos antes na Tupi.

Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos estrangeiros, como Los ricos también lloran em 1982, Cristina Bazán em 1983 e Chispita em 1984, quanto produções próprias que seguiriam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo e em 1988 cobriu os Jogos Olímpicos.

Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Liderança absoluta do segundo lugar".

Em 1984 estreiam as séries mexicanas El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT. Nessa época também estreavam na emissora os apresentadores Mara (futuramente Mara Maravilha), Christina Rocha, Sérgio Mallandro, Luis Ricardo e Mauro Zukerman. Todos fazendo programas de prêmios como TV Powww, Sessão Premiada e O Preço Certo além de antigos programas de Silvio Santos como Vamos Nessa e Concurso de Dança.

Em 1985 vai ao ar a minissérie australiana The Thorn Birds, que no Brasil se chamou Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência em seu horário, graças à estratégia do SBT de começar a exibição da minissérie quando a novela da Rede Globo Roque Santeiro terminava, o que era ostensivamente anunciado por Silvio Santos em seu programa. A minissérie foi reapresentada várias outras vezes (para os críticos, teria se tornado um "curinga" de programação na mão de Silvio Santos), mas sem o sucesso inicial. ainda em 1985, um fato inédito na história das comunicações: A TVS canal 4, de São Paulo, passa transmitir sua programação em rede nacional, via satélite, pelo Sistema Brasileiro de Televisão - SBT.

Em 4 de março de 1986 a apresentadora Hebe Camargo estreia no SBT.

No dia 22 de maio de 1986, o apresentador Flávio Cavalcanti fez uma rápida entrevista em seu programa e jogou o dedo indicador para o alto: "Nossos comerciais, por favor!" O intervalo acabou e ele não estava mais lá. Tinha sofrido uma isquemia miocárdica aguda durante a apresentação do programa. Levado para o hospital morreria quatro dias depois. No dia da sua morte, e emissora fica fora do ar o dia inteiro em sinal de luto, apenas rodando um slide escrito: Estamos tristes com a morte do nosso colega Flávio Cavalcanti que será sepultado hoje em Petrópolis às 16:00, quando então voltaremos com a programação normal. A emissora voltou ao ar depois das 16:00 quando o corpo do apresentador foi sepultado.

Grandes reformas[editar | editar código-fonte]

Em 1987 houve uma reformulação na emissora e o conjunto TVS/SBT continuava. A emissora, que desde sua criação alcançava o segundo lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "brega" e "povão". Ainda em 1987, Mara Maravilha ganha seu primeiro programa infantil em rede nacional, Show Maravilha e pela primeira vez a emissora mantém no ar um segundo programa infantil dobrando de 6 para 12 pontos de audiência em São Paulo e de 3 para 6 no Rio de Janeiro no horário antes ocupado por Bozo. Em 1989 estreia a animadora infantil Mariane e consegue bons índices. No mesmo ano, a sua retransmissora de Natal ganha programação local e passa a se chamar TV Ponta Negra, sob responsabilidade do ex-senador Carlos Alberto. o antigo slogan passou a ser: "Quem procura acha, aqui".

Em 1988, Silvio intensifica a reformulação e passou a ser mais agressivo na rivalidade com a Rede Globo, contratando artistas, lançando novos programas e criando horários próprios para grandes filmes. O empresário contrata Jô Soares, comediante da Globo, e o lança em dois programas: o humorístico Veja o Gordo (que seguia o formato do Viva o Gordo) e o talk-show Jô Soares Onze e Meia. A possibilidade de realizar um programa de entrevistas seduziu Jô a trocar de emissora. No mesmo ano, Simony (ex-Balão Mágico) é contratada pela emissora para apresentar um infantil. Em 22 de outubro de 1988, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, a TV Studios São Paulo ficou fora do ar por uma hora, segundo o tribunal, o "SBT entrevistou candidatos à eleição de novembro nos programas Hebe e Jô Soares Onze e Meia".[2]

Ainda no projeto de requalificação o SBT contrata Boris Casoy, então editor-chefe do jornal Folha de São Paulo, e lança um jornal opinativo, o TJ Brasil, disseminando o conceito de "âncora" no telejornalismo brasileiro. Silvio Santos traz ainda Carlos Alberto de Nóbrega, que depois de breve período na Rede Bandeirantes comandando um programa nos moldes da Praça da Alegria, o Praça Brasil, relança a atração no SBT com o nome A Praça É Nossa.

Em agosto de 1987, Gugu Liberato assina contrato com a Globo. Silvio Santos, preocupado com seu futuro como apresentador, no sábado de carnaval de 1988, cobriu a oferta da concorrente e renovou o contrato do animador do Viva a Noite com o SBT. Com essa manobra, na prática, Silvio Santos "coroou" Gugu como seu sucessor no programa de domingo (o Programa Silvio Santos seguia como carro-chefe da emissora e vitrine número 1 dos produtos do Grupo Silvio Santos, notadamente o Baú da Felicidade), o que veio a se confirmar gradualmente nos anos seguintes.

Em 1990 cobriu a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Foi nessa Copa do Mundo que a emissora desenvolveu seu mascote na transmissão. Se tratava do "Amarelinho". Ele vibrava quando o Brasil, marcava os gols.

Anos 1990[editar | editar código-fonte]

Nos anos 1990 a emissora teve um crescimento marcante e foi assim até 2001, quando lançou o slogan "SBT, na nossa frente só você". A emissora transfere suas operações, que até então se dividiam entre o auditório no bairro do Carandiru e os estúdios da Vila Guilherme, para o CDT da Anhanguera, também conhecido como "Complexo Anhanguera" dada sua localização na Rodovia Anhanguera, que custou em torno de 120 milhões de dólares e foi inaugurado em 1996. E ainda em 1990 o SBT começou uma revolução na sua dramaturgia, assim surgiu Brasileiras e Brasileiros, com direção de Walter Avancini.Tambem A Emissora Contrata Ronald Golias no dia 26 de junho de 1990 na Praça é nossa,e Tambem Protagonista O especial Romeu e Julieta com Hebe e Carlos alberto e grande elenco. em agosto, o nome TVS é extinto e passa a se chamar SBT. em Setembro Estreia A Escolinha do Golias ate final de 1997;com Carlos Alberto,Nair bello,Patricia opik,Marta pessoa,Consuelo Leandro e Elenco.

1991 - 1993[editar | editar código-fonte]

Em 1991, a emissora completa 10 anos no ar e lança 10 presentes: o telejornal Aqui Agora, Serginho Groismann (trazido da TV Cultura, na qual comandava o Matéria Prima) no comando do Programa Livre, a estreia de Eliana comandando os infantis Festolândia (onde não obteve sucesso) e Sessão Desenho, ficando famosa entre as crianças, além dos programas Cocktail, o Topa Tudo por Dinheiro apresentado por Silvio Santos, Musidisc, Hebe por Elas, Alô Doçura, Sabadão Sertanejo apresentado por Gugu e o seriado O Grande Pai.

Em 19 de março de 1991, a emissora sofre forte alagamento que abalou as estruturas teatrais e a estrutura técnica (aparelhos de vídeo, câmeras, cenários, etc.). Uma chuva de grandes proporções forçou a emissora a sair do ar, pois a água já estava subindo rapidamente no estacionamento da emissora. Logo após, funcionários utilizaram uma câmera e um microfone e improvisaram um link ao vivo em cima de uma lancha que flutuava no local. Câmeras e equipamentos da fábrica de cenários foram levados pela enchente; nada foi recuperado. Segundo informações de funcionários da época, Silvio Santos não estava no local, pois estava em viagem). Quando chegou, viu um estrago estimado em quase 700 milhões de cruzeiros, o que acabou gerando uma crise generalizada na emissora até o início do ano seguinte.[carece de fontes?]

Em 1992, o SBT transmitiu as Olimpíadas de Barcelona. No mesmo ano exibiu ao vivo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Também em 1992, devido à pressão de entidades religiosas, o programa Cocktail sai do ar e logo é substituído pelo programa da apresentadora e cantora Sula Miranda, e esta fica somente um ano na emissora.

O Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, planejado em 1992, foi levado ao ar pela primeira vez em 17 de janeiro de 1993 com um formato baseado no bem-sucedido Viva a Noite dos anos 1980, e ganhou cada vez mais espaço como atração do Programa Silvio Santos na medida em que o SBT precisava combater o Domingão do Faustão da Rede Globo. Em 1993, exibe as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.

No mesmo ano, Angélica assina com a emissora após uma grande transação, onde ela deixa a Manchete e recusa proposta da Globo, passando a comandar os programas Passa ou Repassa, TV Animal e Casa da Angélica. Eliana estreia o Bom Dia & Cia, programa infantil com uma linguagem educativa. Ainda assim, o Show Maravilha torna-se, neste ano, o programa infantil de maior faturamento e audiência da TV.[carece de fontes?]

1994 - 1996[editar | editar código-fonte]

Em 28 de fevereiro de 1994, Mara Maravilha decide não renovar seu contrato com a emissora, por não aceitar os novos termos propostos pelas novas cláusulas, pondo um fim a uma relação duradoura de 11 anos e meio e interrompendo bruscamente o programa Show Maravilha, principal e mais caro programa infantil da emissora e de também de maior retorno financeiro, sendo substítuída no horário por Sérgio Mallandro, que após uma não muito bem-sucedida experiência na Rede Globo e CNT, retornou quatro anos após deixar o SBT. Neste mesmo ano a emissora estreia o programa Em Nome do Amor apresentado por Silvio Santos, que conseguiria uma boa audiência nos anos seguintes.

Em agosto de 1995, a Rede Globo novamente faz uma proposta irrecusável para Angélica e em fevereiro de 1996, após muita insistência e negociações dos dois lados, finalmente a apresentadora assina um contrato, trocando SBT pela Rede Globo em 1º de maio de 1996. A situação também não estava proveitosa para Sérgio Mallandro que também estava com os dias contados, prestes a ser dispensado pela emissora. A apresentadora Eliana se torna a principal estrela infantil da emissora e assume na mesma semana o comando da atração diária TV Animal substituindo Angélica, enquanto Passa ou Repassa foi para o comando de Celso Portioli (até 1994 o programa tinha sido apresentado por Gugu Liberato e a partir de fevereiro de 1995 por Angélica). Enquanto o Passa ou Repassa manteve seu sucesso, o público não aprovou a mudança no TV Animal com Eliana e após julho daquele ano a atração é cancelada, para voltar a ser produzida somente treze anos depois.[carece de fontes?]

Na produção de telenovelas, a partir de 1994 o SBT investiu em remakes de antigas produções de outras emissoras, como Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão, além de textos próprios como em Razão de Viver e Fascinação. Também aderiu ao esquema de co-produção em Dona Anja, Colégio Brasil e Antônio Alves, Taxista e produziu novelas adaptadas de textos de outros países, com a produção de Pérola Negra. As produções originais mexicanas chegaram ao seu auge na época. María Mercedes, Marimar, María la del Barrio, La usurpadora e Carrusel foram grandes sucessos. A protagonista de Carrossel, em visita ao Brasil, foi recebida em Brasília, onde, por convite do então presidente Fernando Collor, subiu a rampa do Palácio do Planalto e foi aclamada por uma multidão.

No mesmo ano, o SBT cobriu o tetracampeonato mundial da seleção brasileira que ocorreu nos Estados Unidos.

Em 1995, começou a cobrir a Fórmula Indy, que depois da cisão entre a Champ Car e IRL, foi obrigada a chamar a categoria (o nome na época era CART) de Fórmula Mundial. A emissora também cobriu as Copas do Brasil de 1995(cuja final desse ano entre Corinthians x Grêmio alcançou a maior audiência da história da emissora), 1996 e 1997 além das edições do Torneio Rio-São Paulo de 1997 e 1998.

Em 1996, cobriu as Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos.

Em meados de agosto do mesmo ano, foi inaugurado o CDT da Anhanguera, complexo de estúdios da rede, na época o maior complexo de estúdios televisivos do país e hoje continua a ser um dos maiores.

1997 - 2000[editar | editar código-fonte]

Entre 1997 a 2000, o SBT permanece praticamente na vice-liderança.[carece de fontes?]

Em 1997, estreiam os infantis, o programa Disney Club e a novela Chiquititas. A cantora mexicana Thalía veio diversas vezes ao Brasil, participando em diversos programas da emissora. O programa Bom Dia & Cia passa a se chamar Eliana & Cia, como presente da emissora à Eliana devido ao reconhecimento do público.

Ainda em 1997, o SBT fecha parceria com a CBS americana para a co-produção de um telejornal de fim de noite. O Jornal do SBT, que era exibido na faixa, passa a se chamar Jornal do SBT/CBS Telenotícias. O projeto vai até 1999.

A TV Itapoan, afiliada desde início do SBT em 1981, deixa de transmitir na Bahia, fechando contrato com a Rede Record. Em seu lugar, o SBT fecha contrato com a TV Aratu, sua afiliada até hoje. Outra afiliada perdida neste período foi a TV Cidade, de Fortaleza, que afiliou-se também à Rede Record. Somente em 1999, o sinal do SBT volta com a afiliação do TV Jangadeiro, antiga afiliada da Rede Bandeirantes.

Em 19 de outubro, pode ser considerado o marco inicial da virada da emissora, quando, pela primeira vez o programa Domingo Legal vence o Domingão do Faustão, sendo ambos exibidos no mesmo horário.[carece de fontes?]

No fim de 1997, o SBT lança o programa Fantasia, apresentado inicialmente por Jackeline Petkovic, Adriana Colin, Débora Rodrigues e Valéria Balbi, e as sitcoms The Simpsons e Family Guy. Uma Família da Pesada, título no Brasil de Family Guy, foi exibido até 2000. Por certo período a partir de 1999, a sitcom Ô... Coitado! também teve presença até 2000.

Em 1998, o SBT exibiu o desenho Rocko's Modern Life. Em 16 de maio do mesmo ano estreia a maratona televisiva Teleton em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Entre junho a julho, cobriu a sua última Copa do Mundo realizado na França.

Em agosto, em uma negociação milionária, o apresentador Carlos Massa troca a Record pelo SBT, mantendo o estilo mundo cão que o tornara célebre. O Programa do Ratinho se tornou uma espécie de fenômeno do fim dos anos 1990.

Em setembro, Eliana deixa a emissora e assina com a Rede Record e Silvio Santos transfere o comando do Bom Dia e Cia para a ex-Fantasia Jackeline Petkovic. A mesma já iria ganhar um programa infantil na emissora.

Em 1999, aconteceram as duas saídas: em 31 de agosto, Serginho Groisman deixa o SBT e é contratado pela Rede Globo e com isso, o Programa Livre passa a ser apresentado por Christina Rocha, Márcia Goldschmidt, Ney Gonçalves Dias, Otávio Mesquita e a estreante Lu Barsoti, esse rodízio dura até janeiro de 2000, quando Babi Xavier assume o comando do programa, mas devido à baixa audiência, ele sai do ar em dezembro de 2001. No fim de dezembro, Jô Soares apresentava pela última vez o talk-show Jô Soares Onze e Meia e foi para a Rede Globo apresentar o seu talk-show no ano seguinte.

Entre 2000 a 2002 o Domingo Legal se consolida na liderança da audiência, ganhando com folga Domingão do Faustão.[carece de fontes?]

A partir de abril de 2000, o SBT começa a exibir um grande pacote de filmes inéditos nas sessões Cine Espetacular e Tela de Sucessos e de grandes produções, graças as parcerias com a Disney, Warner Brothers, MGM e Televisa. O mesmo voltou a ocorrer em 2001 e 2002.

Em 31 de maio, tornou-se pública, que Silvio Santos em carta manuscrita, dirigida a desembargadores do Tribunal Regional Federal, em janeiro do mesmo ano,[3] em que admite pela primeira vez que criou a Tele Sena em 1991, para evitar a falência e a perda da concessão da emissora,[3] e além disso que era também para cobrir os prejuízos da emissora antes de 1991.[3] Admitiu que o SBT depende da Tele Sena.[3] Mesmo assim, o Tribunal Regional Federal em São Paulo condenou a Liderança Capitalização, do Grupo Silvio Santos, a tirar a Tele Sena do mercado.[4] Posteriormente, Silvio Santos recorreu e a Tele Sena continua fazer sorteios até hoje, embora em meio a pressões jurídicas pela extinção do sorteio.

Em 10 de junho, o programa Fantasia vai ao ar pela última vez.[5] No lugar, passa a exibir em 17 de junho, "Festival de Filmes 1", "Festival de Filmes 2" e "Festival de Desenhos".[5]

Em Julho de 2000 o SBT estreia o slogan "SBT, na nossa frente só você" que na época comemorava a boa audiência que a emissora estava tendo.

O declínio de audiência ocorre a partir de setembro de 2000, quando as produções Chiquititas e Disney Club encerram suas gravações, sendo encerradas as exibições somente em janeiro de 2001.[carece de fontes?]

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

2001[editar | editar código-fonte]

No dia 19 de janeiro, o SBT encerra a exibição de Disney Club e Chiquititas, programas que vinham sendo exibidos desde 1997. Ambos foram substituídos no horário pela reprise da novela Éramos Seis e outros programas em 22 de janeiro. Depois dela, várias novelas mexicanas e séries estadunidenses ocuparam este horário até 2004.

No dia 14 de abril, em seu quarto ano de exibição, o Disney Club voltou em novo horário e nova denominação de Disney Cruj aos sábados de manhã. Em originais e reprises, o programa continuou sendo exibido até 12 de outubro de 2003.

Em junho,estreia nas manhãs da emissora o TJ Manhã com Patrícia Piotini.

Em julho o SBT apresenta a telenovela mexicana Carinha de Anjo.

Nos Ataques de 11 de Setembro de 2001, o SBT restringiu-se a plantões de intervalo, enquanto outras emissoras fizeram grande cobertura do ocorrido.[6]

Em outubro de 2001 estreia o reality-show Casa dos Artistas, com apresentação de Silvio Santos e grande polêmica e acusações pela imprensa de plágio de um modelo existente da Endemol (só a Rede Globo, exibiria em janeiro de 2002, o Big Brother Brasil, que tinha contrato com a Endemol). A Rede Globo entrou na Justiça do Estado de São Paulo para impedir a exibição do programa, que foi suspenso por dois dias, mas a Justiça deu ganho de causa ao SBT. Contudo, a Rede Globo recorreu. Nas noites de domingo de novembro e dezembro, enquanto era exibida a Casa dos Artistas, o SBT conquista pela primeira vez o primeiro lugar em audiência naquele horário, em enfrentamento com o programa Fantástico da Rede Globo.[carece de fontes?]

O ano de 2001 foi marcante para o SBT, além da emissora comemorar 20 anos de existência, neste mesmo ano a emissora conseguiu sua maior média de audiência de sua história e também foi um ano em que vários programas muito populares da emissora como o Programa Livre e o Topa Tudo por Dinheiro foram retirados da programação.

2002[editar | editar código-fonte]

Nesse ano foi exibido o programa Popstars, que selecionou cinco garotas para o grupo Rouge. Mesmo com a saída de uma das integrantes em 2004, o grupo permaneceu por quatro anos na mídia. No ano seguinte foi a vez do grupo de cinco garotos do Br'oz. Lançaram CD em novembro, anunciando seu fim em maio de 2005, devido a falta de entrosamento e pouca aceitação do CD. Mesmo assim, os dois grupos obtiveram popularidade no mercado fonográfico.

Houve a contratação no mesmo ano de 2002 das jornalistas Sônia Abrão e Marília Gabriela, que voltam ao SBT depois de ficarem dois anos na RedeTV!.

Desde 1981 o Pica-Pau foi exibido pelo SBT sendo que o último desenho clássico ficou no dia 31 de dezembro de 2002 no programa Sessão Desenho e Festolândia. O Pica-Pau vai para a Rede Globo estreando em 2003 e 3 anos depois vai para Rede Record.

2003[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de janeiro de 2003 transmitiu a posse do Presidente da Republica Luís Inácio Lula da Silva ao vivo de Brasília. Ainda no início de 2003, a rede volta a transmitir futebol, com uma equipe que continha Paulo Soares, Paulo Andrade, Dirceu Maravilha, Léo Jaime, Zetti, Benjamim Back, Mariah Moraes, Elia Jr., e em um dos jogos, Luciano do Valle e Juarez Soares (homenagem pelo Troféu Imprensa), chegando a exibir o Campeonato Paulista de Futebol, Torneio Internacional do Quatar, Torneio Sul-Americano e Copa Ouro. Porém, depois das transmissões esportivas, a emissora nunca mais adquiriu direitos de eventos esportivos.

Em Fevereiro,o TJ Manhã é extinto sendo substituído pelo Jornal do SBT Manhã.

Em junho, Silvio Santos foi alvo de polêmica por suas declarações à revista de celebridades Contigo!. Enquanto morava nos Estados Unidos, Silvio declarou estar doente e com pouco tempo de vida restante, motivo pelo qual teria vendido o SBT à Televisa e escalado Boni (executivo de TV e ex-diretor da Globo) como chefe de operações da emissora. Porém, pelas leis brasileiras, é proibida venda de emissoras de TV à empresa e pessoas não-natos (aqueles que não são nascidos no Brasil).[carece de fontes?]

A repercussão da entrevista foi grande. A Televisa, a Rede Globo e Boni desmentiram as afirmações. Mais tarde Silvio em participação ao vivo no Domingo Legal declarou a falsidade da entrevista, dos rumores de doença e de tudo que havia sido divulgado por ele "como brincadeira à jornalista" que o entrevistou. Por causa disso, Silvio Santos sofreu vários processos pelos meios de comunicações que cobriam o fato.[carece de fontes?]

Em 7 de setembro (dia da Pátria) o programa Domingo Legal foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional ao exibir uma entrevista com dois integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), ameaçando de morte os apresentadores de TVs policiais e autoridades políticas paulistanas.

As pistas de que a entrevista teria sido uma fraude (os dois homens não falaram gíria de bandido, pois falaram normalmente e ameaçaram pessoas) só foram reveladas mais de uma semana depois da exibição, com a identificação dos responsáveis pelo jornalista Marcelo Rezende no programa Repórter Cidadão da RedeTV!.

O programa de Gugu Liberato ficou fora do ar por uma semana. De volta à programação, o Domingo Legal nunca mais reconquistaria a liderança na audiência absoluta, o que beneficiou o Domingão do Faustão e o então estreante Pânico na TV (na RedeTV!.[carece de fontes?]

Em 31 de outubro, vai ao ar o último Bom Dia & Cia apresentado por Jackeline Petkovic, que não teve seu contrato renovado, mas o nome dela na abertura e as chamadas nos intervalos que mostra o rosto dela permanecem nos dois meses posteriores à saída da apresentadora.

Em 2003 o SBT registrou um prejuízo de R$ 33,6 milhões, a causa deste prejuízo foi por causa da queda do faturamento e do aumento de custos da emissora e também da grande perda de audiência que o SBT sofria desde 2001, além do prejuízo, o SBT teve que economizar cerca de R$ 100 milhões e ainda demitiu cerca de 400 pessoas.

2004[editar | editar código-fonte]

Em 2004, Adriane Galisteu estreou no comando do Charme que tinha formato de game show interativo nas tardes da emissora. No mesmo ano, a jornalista Regina Volpato também estreou nas tardes da emissora no comando do Casos de Família e Mônica Waldvogel estreou o talk-show Dois a Um que ficou no ar até 2006 sendo que a mesma já tinha trabalhado no SBT nos anos 90 como apresentadora substituta do TJ Brasil.

A TV Pampa, que garantia cobertura para boa parte do estado do Rio Grande do Sul, deixa de transmitir o SBT naquele estado. No sul do estado a TV Nativa se afilia enquanto nas demais regiões do estado o sinal chegava por meio de repetidoras.

No mesmo ano a emissora passa a ser incomodada pela Record que começa a roubar pontos da emissora de Silvio Santos em todo o Brasil,mas o SBT ainda era vice-líder.

2005[editar | editar código-fonte]

Em 2005, Ana Paula Padrão estreia depois de uma grande negociação o telejornal SBT Brasil retomando os investimentos na área de jornalismo que já havia sido extinto 7 anos antes e que nesse período se restringia a dois telejornais. No mesmo ano começa a ser exibida a trama mexicana Rebelde, que lança a banda RBD.No mesmo ano a emissora estreia o Fora do Ar que tinha Adriane Galisteu,Hebe Camargo,Cacá Rosset e Jorge Kajuru em que comentavam os principais assuntos da atualidade,mas em setembro do mesmo ano Silvio tira o programa do ar por conta da fórmula que se desgastou e da baixa audiência.

Nesse ano, a emissora sofre uma dupla derrota. A Disney e a MGM rompem sua parceria com o canal, com isso a emissora deixou de exibir os filmes produzidos pela mesma e também os desenhos da Disney. As atrações desses estúdios de Hollywood passaram a ser exibidos pela Rede Globo (Disney) e pela Rede Record (MGM)

2006[editar | editar código-fonte]

O SBT chega o ano de 2006 em crise resultante do avanço da Rede Record. Hebe passou a perder sistematicamente do Repórter Record às segundas-feiras. Prova de Amor tirou audiência do SBT Brasil de Ana Paula Padrão e A Escrava Isaura derrotou Mariana de la noche. A reação do SBT foi o sucesso de Rebelde, pois a novela Cristal não apresentou índices satisfatórios de audiência no embate com as outras emissoras e saiu do ar.[carece de fontes?]

Em 16 de abril de 2006, a emissora estreia o reality show Ídolos[7] , tendo como vencedor, na primeira temporada, o carioca Leandro Lopes.[8]

Ainda em abril a emissora estreia aos domingos o programa Jogo Duro apresentado pelo Jorge Kajuru marcando a volta do SBT à área esportiva, mas logo saiu do ar. O programa marcava boa audiência, chegando a dar 17 pontos de pico.Kajuru atualmente comanda o Kajuru na Área nas filiais do SBT em Ribeirão Preto e Jaú.

Em julho, o SBT perde duas afiliadas importantes na Região Nordeste em apenas uma semana: em 17 de julho, a TV Atalaia (Sergipe) e em 23 de julho, a TV Pajuçara (Alagoas). As emissoras fecharam contrato com a Rede Record e em seguida transmitiam a nova rede, deixando o SBT sem sinal em dois estados.[carece de fontes?] Em 2007, o sinal do SBT volta em dois estados (pela TV Alagoas) e pela retransmissora -somente na capital Aracaju, em Sergipe).

Ao completar 25 anos no ar em 19 de agosto de 2006, o SBT emprega mais de 2200 funcionários e tem 105 emissoras afiliadas.[9] Mas a emissora amarga perda de afiliadas em todo o Brasil desde 2003. Em 2003 tinha 120 afiliadas.[10] Em 2004, a emissora tinha 117 afiliadas, caiu para 111 em 2005.[11]

Carlos Nascimento reformula o telejornal SBT Brasil para apresentá-lo na companhia de Juliana Alvim, ex-repórter do SBT em Brasília. Silvio Santos rapidamente retira Juliana Alvim da bancada e a devolve à reportagem.

Em novembro, Silvio tira Adriane Galisteu do comando do Charme, substituindo-a por Celso Portiolli. Apesar da troca, o nome de Galisteu continua sendo exibido na abertura. Portiolli apresenta competições e promove encontros, conforme o projeto original do programa, ao qual Galisteu não tinha se adaptado. O programa sofreu muitas alterações de formato e horário: chegou a ser exibido nas noites de quarta-feira, mas a experiência não durou muito. Galisteu continua gravando o programa, mesmo afastada da atração ao vivo. O programa também passou a ser exibido aos sábados sob o nome Namoro na TV, o mesmo de uma antiga atração do Programa Silvio Santos.

No dia 4 de dezembro, em mais uma reforma-surpresa, Silvio Santos extingue a assessoria de imprensa da emissora, deixando jornais e revistas sem a grade de programação do canal. Isto, combinado com as muitas alterações de última hora determinadas pelo empresário, deixa atordoados os próprios funcionários da emissora.[12]

2007[editar | editar código-fonte]

Depois da posse do Presidente Lula e do Governador José Serra às 18h00 o SBT estreou o Chaves em Desenho Animado

O período de crise constante continua. No mês de fevereiro de 2007, o SBT lançou o slogan "A concorrência vai tremer!", e apostou em novas temporadas para sucessos da emissora e novos programas para combater a Record. A recuperação da emissora começou num fim de semana, com a volta de Silvio Santos à programação de domingo. Quatro programas com a apresentação do empresário foram veiculados: Topa ou Não Topa, 1º Campeonato Brasileiro de Dança, Tentação e Rei Majestade. Mais tarde também reestreou o Qual É a Música?.

No dia 5 de março estreou o novo SBT Brasil. A grande surpresa do telejornal foi Cynthia Benini, que já havia sido criticada pelo seu trabalho no antigo Jornal do SBT e no SBT Notícias Breves que fora apelidado de "Jornal das Pernas" devido as roupas insinuantes que as duas apresentadoras usavam, ambos ao lado de Analice Nicolau, sua colega de confinamento na Casa dos Artistas.[13] Para apresentar o telejornal, Cynthia foi tirada às pressas da produção do programa 1º Campeonato Brasileiro de Dança, no qual fazia entrevistas com os concorrentes após suas apresentações.[carece de fontes?]

Em 26 de março, estreia Maria Esperança, adaptação do original mexicano Maria Mercedes. Estrelada por Bárbara Paz, não apresentou grandes índices de audiência.[14]

Em 27 de março, estreia Você é o Jurado, inicialmente apresentado por Ratinho. Após alguns meses, a apresentação passou para o cantor Supla, porém logo depois o programa saiu do ar.[15]

Em 6 de agosto,a emissora estreia Amigas e Rivais adaptada da versão original,mas devido a baixíssima audiência terminou em janeiro do ano seguinte sendo ela picotada na sua reta final.A novela foi reprisada anos mais tarde tendo audiência superior a exibição original o que lhe permitiu ser exibidas as cenas que não foram ao ar.

Em 1º de setembro, mais uma importante afiliada é perdida para a Rede Record: a TV A Crítica, de Manaus, que garantia transmissão do SBT para 92% dos municípios amazonenses, cancela o contrato que possuía com a emissora de Silvio Santos desde a sua fundação em 1981 (na época ainda como TV Baré, emissora afiliada a antiga Rede Tupi). A TV A Crítica fez em 2006, intensos investimentos nos quais houve melhoria sensível da qualidade de imagem e som da emissora, bem como a construção de uma nova torre de transmissão e reformulação da grade de programação local, o que atraiu a atenção da Record. No lugar da TV A Crítica, o SBT fechou contrato com a TV Em Tempo (antiga TV Manaus), que anteriormente retransmitia a Rede Record. A partir de 2008, a TV Em Tempo inaugurou as primeiras retransmissoras no interior do Amazonas, até então, o sinal do SBT era distribuído somente para Manaus e cidades circunvizinhas.

Na noite do dia 17 de setembro o site oficial do SBT sofre o primeiro ataque de hacker desde a criação em 2004. O atacante se identificou como "Lady Lara": apesar de não protestar contra a emissora, atacou a corrupção, fraudes "e toda essa vergonha da qual hoje somos testemunhas". O conteúdo saiu do ar na manhã do dia seguinte.[16] [17]

No dia 5 de novembro, o SBT Manchetes é cancelado. Em dezembro, o SBT perde definitivamente a condição de vice-líder de audiência nacional para a Rede Record.[18]

2008[editar | editar código-fonte]

No início de 2008, o canal estreou o programa de luta livre WWE, que é consolidado um dos maiores sucessos de audiência no mundo todo. Mas depois de mais um mês de exibição, o programa foi considerado inadequado pelo Ministério Público inadequado para menores de 12 anos, e que só poderia ser exibido depois da oito horas da noite. Pressionado pelo Minsterio da Justiça o canal cancela o programa e depois que o programa foi retirado da grade, o canal entra novamente em crise.

Em 2008, pela primeira vez desde 1999, o SBT enfrenta novamente forte concorrência da Record, os programas Bom Dia & Cia, Hebe, SBT Repórter, as novelas da tarde e noite, entre outros, registram terceiro lugar em várias praças.

No mesmo ano, teve algumas novelas estrangeiras exibidas. No início do ano, teve o fim de Chiquititas 2000, inciada em 2007 e em março, estreou uma nova temporada da trama jovem, Chiquititas Sin Fin. No dia 21 de janeiro, houve a estreia da comédia argentina Lalola no horário das 20h. Após o fim da reprise de María la del Barrio, foi exibida a reexibição da novela mexicana El privilegio de amar.

Em 1º de fevereiro, o SBT perdeu a sua afiliada em Santa Catarina, a Rede SC (atual RIC Record, que era composta por quatro emissoras). Em seu lugar, entrou o SBT Santa Catarina, que denominava-se RedeTV Sul! e era a afiliada à RedeTV!.

Em 3 de março, o SBT reestreou o telejornal policial Aqui Agora. O programa ficou no ar até 18 de abril. No mesmo dia, é exibido o último programa Charme, por causa da transferência da mesma para a Rede Bandeirantes.

No dia 22 de abril, Silvio Santos rompe com a parceria com a Televisa que durava desde 2000. Apenas as exibições de Chaves e Chapolin (por meio de um contrato em separado) são continuadas.

Em 9 de junho, inicia a exibição da novela Pantanal, da extinta Rede Manchete, depois de quase 10 anos da última reprise da extinta rede, foi comprada e reprisada integralmente pelo SBT que termina em janeiro de 2009.

Também no mês de junho, o SBT perde a TV Nativa, que garantia transmissão da programação do SBT Porto Alegre para o sul do estado do Rio Grande do Sul, para a Rede Record.

Em 29 de junho, o SBT anuncia que Silvio Santos Volta a apresentar o Programa Silvio Santos, agora reformulado e remodelado, com mais de 4 horas de duração. os antigos e novos quadros São as novidades.

Em 1 de setembro, a emissora estreia o programa Olha Você, nos mesmos moldes do programa Hoje em Dia da Rede Record[19] Em 17 de novembro, Karyn Bravo estreia na previsão do tempo do SBT Brasil,Vinda da Rede Bandeirantes

No dia 8 de dezembro, estreou a novela Revelação, escrita por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos. Foi a primeira trama escrita e produzida com capital nacional, após o rompimento de contrato entre o SBT e a Televisa.

2009[editar | editar código-fonte]

Em março de 2009, a emissora estreia os formatos de What Not to Wear e 10 Years Younger, respectivamente adquiridos da BBC e Maverick Television que originaram na emissora os programas Esquadrão da Moda e 10 Anos Mais Jovem. No mesmo mês, a apresentadora Regina Volpato deixa a emissora e o programa que apresentava, Casos de Família é exibido pela última vez em 28 de março.[20]

Em 4 de maio os programas Casos de Família e Programa do Ratinho voltam à grade da emissora reformulados.

Em 9 de maio, o cantor Netinho de Paula estreia no SBT no comando do Show da Gente, nos mesmos moldes do Domingo da Gente, que tem como diretora Marlene Mattos, ex-diretora de Xuxa.

Em 16 de maio, o SBT perde sua afiliada em Mato Grosso, a TV Cidade Verde para a Band, A emissora deixava de ser retransmitida nas principais cidades do estado, Cuiabá, Rondonópolis, Varzea Grande, Sinop, entre outas

Em 6 de junho, a emissora estreia o programa Você se Lembra?, game show estadunidense adquirido da Mark Burnett Productions, e apresentado por Zé Américo.

A novela Vende-se um Véu de Noiva, baseada na obra de Janete Clair, estreia em 16 de junho. A novela, adaptada pela novelista Íris Abravanel, vinha enfrentando baixos índices de audiência, apesar da alta qualidade na produção de seus capítulos. A trama foi a primeira a ser adaptada a partir do texto original de uma novela radiofônica de mesmo nome, pertencente a o acervo de obras da novelista comprado por Silvio Santos, para adaptação e exibição pelo SBT.

Nos dias 20 e 22 de junho, o SBT assina a contratação do apresentador Roberto Justus e o retorno da apresentadora Eliana após 11 anos. Ambos estavam na Rede Record e suas contratações foram consideradas uma retaliação contra o assédio da emissora concorrente a Gugu Liberato.[21]

No dia 25 de junho, Gugu Liberato, após mais de 20 anos no SBT,[22] assina contrato com a Rede Record, com um salário de 3 milhões por mês. A estreia de Gugu na Record ocorreu em 30 de agosto, porém houve rompimento amigável do contrato entre o apresentador e Silvio Santos, que assim o libera para iniciar seus trabalhos na nova emissora. No mesmo dia, estreia na emissora o programa Eliana. O programa Domingo Legal continua na grade de programação, reformulado sob o comando de Celso Portiolli.

Em 1º de agosto a meia noite, a TV Rondon larga a Redetv! e começa a retransmitir o SBT, depois de 3 meses sem sinal, em algumas regiões de Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá, quando a sua antiga afiliada TV Cidade Verde, deixou de ser afiliada do SBT e passou a retransmitir a Bandeirantes, por divergências entre as partes sobre sua cobertura de sinal ( A afiliada queria ser a unica retransmissora de sinal da emissora no estado, obrigando o SBT a desfiliar as outras 12 existentes),

Em 5 de agosto, a emissora exibe o programa Qual é o Seu Talento?, que é um formato internacional conhecido como Britain's Got Talent. Os jurados são os mesmos do programa Astros, mas dessa vez com a apresentação de André Vasco.

Em 9 de agosto, o SBT passou a ser transmitido pela SKY no canal 9. Até então o SBT era a única emissora das cinco grandes redes da TV aberta a não ser exibida pela SKY.

EM 10 de agosto , Até então como editora do tempo do telejornal, Karyn Bravo estreava na bancada do SBT Brasil ao lado de Carlos Nascimento. Hoje a dupla é a oficial do Jornal do SBT, exibido nos fins de noite da emissora.

Em setembro, a emissora muda os horários das 19 e 21 horas: o "SBT Brasil", que passava desde 2007 das 21h15 às 22h15, passa para a faixa das 19h30-20h15 (no lugar da série Eu, a Patroa e as Crianças). Às 21h15, o SBT passa a exibir a primeira temporada da série Harper's Island, então inédita na rede aberta de televisão, e alcança a vice-liderança no horário.[23] Em 1º de outubro, a série é substituída por outra, Sobrenatural, exibindo todas as temporadas da série. Desde 24 de dezembro, passa os episódios inéditos da série.

No mesmo mês, o apresentador Ratinho apresenta o programa Nada Além da Verdade, que dessa vez testa a veracidade de pessoas anônimas.

Em 14 de setembro de 2009, a TV Alagoas deixa de ser afiliada ao SBT e passa a transmitir a programação da TV Igreja Mundial, abrupta desfiliação levou o diretor executivo do SBT, Guilherme Stoliar, a entrar com uma ação judicial para garantir o sinal do SBT no ar no estado.

Em 16 de setembro, o apresentador Roberto Justus estreia seu primeiro programa na emissora, o Um Contra Cem, game show adquirido da Endemol.

Em 9 de outubro, o TV Animal volta ao ar na emissora, sob comando de Beto Marden.

Nos dias 24 e 25 de outubro exibiu o Teleton 2009, superando a meta de 2008, mais de R$ 19 milhões.

No mesmo mês, a rede contrata as atrizes Betty Faria, Carla Marins, Jussara Freire, Luciana Vendramini e Mônica Carvalho para a novela Uma Rosa com Amor, de Tiago Santiago, que será a primeira novela dele na casa.

Devido às reclamações, segundo Silvio Santos, feitas pelos telespectadores da novela de Iris Abravanel (Vende-se um Véu de Noiva), desde o dia 26 de outubro as "Pegadinhas Picantes" passaram a ser exibidas às 23h. No antigo horário das Pegadinhas Picantes, entrou o jornalístico Boletim de Ocorrências com Joyce Ribeiro às 22h.

No dia 31 de outubro, o SBT estreou uma nova sessão de filmes sábado à tarde, o Sabadocine. O programa Show da Gente, que era exibido nesse horário, passa para as 16h.

O SBT apresenta no dia 17 de novembro, em coletiva de imprensa na sede da emissora, em São Paulo, o elenco de sua próxima novela Uma Rosa com Amor, de Vicente Sesso e adaptada por Tiago Santiago.

Em 2 de dezembro morre o locutor Lombardi, voz dos programas de Silvio Santos.

No fim do mês de dezembro o SBT anuncia nove novas atrações que entrarão no ar em 2010, sendo elas os reality shows Solitários (versão brasileira de Solitary), Romance no Escuro (versão brasileira de Dating in the Dark), Pegue seu Dinheiro e Corra (versão brasileira de Take the Money and Run), O Grande Desafio com apresentação de Roberto Justus, o game show Jogo das Loiras (versão brasileira de Beat the Blondes), os programas Aventura Selvagem com a apresentação de Richard Rasmussen, Conexão Repórter, com a apresentação de Roberto Cabrini, a novela Uma Rosa com Amor, filmes inéditos no Cine Espetacular e Tela de Sucessos além de séries como Fringe, The Mentalist, Gossip Girl, The Vampire Diaries e Privileged.

2010[editar | editar código-fonte]

Em 4 de janeiro de 2010, a emissora exibe um programa especial mostrando toda a sua programação para 2010. O programa foi exibido às 23h, no lugar de Hebe. No dia 9 de janeiro, foi reprisado às 21h15 e em seguida, exibiu o último capítulo da novela Vende-se Um Véu de Noiva, de Iris Abravanel.

Na semana seguinte, muda a programação da tarde: o Cinema em Casa entra no ar mais cedo, às 14h15, logo mais às 16h estreou a série Kyle XY, em seguida o Casos de Família, de Christina Rocha, dá início no horário das 17h, e finalmente o Programa do Ratinho começa às 18h e segue até as 19h30, sendo prosseguido pelo SBT Brasil. No dia 11 de janeiro, às 22h15 estreou o reality Solitários, apresentado as segundas e quintas, que terminou no fim de fevereiro.

No dia 25 de janeiro, a TV Aratu libera o sinal do SBT para todo o estado da Bahia pelo Canal 9 da SKY Brasil. No mesmo dia, estreou a série americana inédita Gossip Girl, ocupando o lugar de Sobrenatural às 21h15.

Em 18 de fevereiro, a série Smallville (também da primeira temporada) substitui a série Gossip Girl, a mesma que foi exibida nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste pelo SBT Belém às afiliadas das regiões no horário de verão de 2009 a 2010.

No dia 1 de março, o SBT Show (no horário das 20h) é extinto com a estreia da nova programação: a novela Uma Rosa com Amor às 20h15, e o retorno da linha de shows para a faixa das 22h. No dia 4 de março, acontece a estreia de Roberto Cabrini no Conexão Repórter, e no dia 6 de março é a vez de Richard Rasmussen e seu Aventura Selvagem estrear.

No dia 8 de março, acontece a volta do Programa Hebe: a apresentadora esteve afastada por 2 meses, período em que se submeteu a um tratamento de câncer na região do abdômen. Sua volta ocorreu em grande estilo, contando inclusive com a presença de vários artistas da Rede Globo, como Xuxa e Ana Maria Braga. Contou também com uma entrevista emocionante com o cantor Roberto Carlos e uma homenagem gravada pelo apresentador e dono da emissora Silvio Santos.

Em 27 de março, o Show da Gente é exibido pela última vez, pois o apresentador Netinho de Paula decidiu concorrer às eleições no Senado pelo estado de São Paulo, e toda a equipe do programa foi demitida.[24] Porém, o programa já apresentava baixa audiência nas últimas semanas e estava com os dias contados. Em 5 de abril, a diretora do programa extinto, Marlene Matos, pede demissão.[25]

A rede também decide retomar a exibição de novelas mexicanas. Desde 2008, quando o contrato do canal com a Televisa chegou ao fim, as tramas produzidas no México não eram mais exibidas. Por cláusulas contratuais, a emissora tinha direito a exibir mais 3 novelas da rede mexicana, e no dia 19 de abril o folhetim As Tontas Não Vão ao Céu estreou no período da tarde.

Em comunicado oficial, a emissora informa que reposicionará programas das linhas de shows das segundas e quintas-feiras a partir de 3 de maio. Desta forma, Hebe continua indo ao ar toda segunda-feira, mas às 22h15, seguido pelo Conexão Repórter, às 23h15. Nas quintas, Qual é o Seu Talento? entra no ar às 22h15 e A Praça é Nossa às 23h15.[26]

No dia 5 de maio, o SBT anuncia a contratação da jornalista Marília Gabriela, para apresentar novamente o talk-show De Frente com Gabi aos domingos.[27]

No dia 12 de maio é confirmado pelo UOL o retorno da TV Alagoas como afiliada do SBT em 1 de junho de 2010. Segundo Guilherme Stoliar, diretor nacional do SBT, "A TV Alagoas se arrependeu por ter trocado o SBT e agora volta atrás devido à pressão dos telespectadores"[28] . A programação do SBT retornou ao estado de Alagoas na madrugada do dia 1 de junho, porém a TV Igreja Mundial ainda mantém cerca de 1 hora e 15 minutos de programação na emissora, na faixa de programação local. Na verdade, a emissora alagoana acabou retornando ao SBT devido aos constantes atrasos de pagamento do aluguel de seu sinal à TV Igreja Mundial, gerando prejuízos financeiros.

No dia 17 de maio, a imprensa paulista confirma o retorno do apresentador Raul Gil, que desde então pertencia à Rede Bandeirantes. Raul apresenta seu programa nas tardes de sábado.[29] [30]

No dia 28 de maio, a diretoria geral faz uma reformulação na grade. A partir do dia 7 de junho o programa Qual é o Seu Talento? passa a ser exibido aos sábados, a partir das 18 horas; a reprise da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão às 22h15; e os programas Conexão Repórter e SBT Repórter passam a ser exibidos às 0h15 de segunda e quarta-feira, respectivamente. O Esquadrão da Moda é transferido para os sábados, passando a ser exibido às 21h15, enquanto que Supernanny passa a ser exibido às 13h15. Esta grade duraria uma semana.[31]

Duas semanas depois, no dia 11 de junho, o SBT comunica, pela 2ª vez no mês, que vai mudar novamente a programação. Os realities e talk shows substituirão as séries no horário nobre, no caso a série Grey's Anatomy, e serão exibidos às 21h15 os programas Hebe (2ª feira), Esquadrão da Moda (3ª feira), Qual É o Seu Talento? (4ª feira), Conexão Repórter (5ª feira), Aventura Selvagem (6ª feira) e Supernanny (sábados). A História de Ana Raio e Zé Trovão continuará às 22h15, e SBT Repórter ganha novo dia de exibição: às 23h15 de segunda-feira.

No dia 18 de junho, Paulo Nicolau deixa a direção de jornalismo e, no seu lugar, assume o diretor Luiz Gonzaga Mineiro. Gonzaga retorna a emissora onde já tinha trabalhado em 2005.[32]

No dia 17 de agosto, entra no lugar de Uma Rosa Com Amor a reprise compacta da novela Canavial de Paixões, que foi anunciada como "uma versão especial em 70 capítulos".

No dia 19 de agosto, o SBT completa 29 Anos no ar, estreando nova vinheta e gráficos, que foram apresentados na festa dos 29 anos dentro de A Praça É Nossa.

No dia 20 de agosto, é anunciado o programa Topa ou Não Topa, que estreou no dia 25 de Agosto com Roberto Justus, no mesmo dia e horário que o game show 1 contra 100, que registrava boa audiência. No momento, o programa "1 contra 100" está sem data para voltar.

No dia 11 de outubro, a emissora divulga a contratação do experiente diretor Reynaldo Boury: ele tem 55 anos de TV e passagens pela Globo, Excelsior e Tupi, onde começou como operador de câmera. Atuará como diretor-geral da próxima trama de Tiago Santiago, seu primeiro trabalho original na emissora de Silvio Santos.[33]

No dia 19 de outubro a Assessoria de Comunicação do SBT informa que o profissional José Roberto dos Santos Maciel, até então diretor administrativo e financeiro da emissora há 10 anos, é nomeado Vice-Presidente da emissora. Ele ocupa a vaga deixada por Guilherme Stoliar, que na mesma data passa a responder pela presidência do Grupo Silvio Santos, substituindo Luiz Sebastião Sandoval, que pediu demissão por discordar dos novos rumos que o Grupo resolveu tomar.[34]

No dia 25 de outubro, a emissora estreou a novela mexicana Camaleões às 16h00, ocupando o lugar de As Tontas Não Vão ao Céu, cujo último capítulo foi exibido no dia 22 de outubro.

No dia 24 de novembro, o jornalista Luiz Bacci deixa a emissora e é contratado pela Rede Record. O fato ganhou bastante repercussão em sites e blogs especializados em TV pois o SBT havia comunicado a imprensa, no começo da noite deste mesmo dia, que Luiz Bacci comandaria o novo Boletim de Ocorrências e em menos de cinco horas depois, o profissional já estava assinando contrato com a Rede Record.[35]

No dia 30 de novembro, em meio a crise do SBT, a Rede Record concretiza a operação de mais um desfalque a afiliadas do SBT. A emissora de Silvio Santos, que nos últimos três anos perdeu importantes redes como a Rede SC, TV A Crítica, TV Nativa (Pelotas), TV Pajuçara e TV Atalaia, deixa de ter, a partir de fevereiro de 2011, a TVB Campinas.[36]

No dia 7 de dezembro, a emissora anuncia Roberto Franco como novo responsável pela Gestão das Afiliadas, Gestão das Regionais, Assuntos Regulatórios, Projetos de Expansão e Qualidade de Sinal e continuará no apoio à Estratégia de Investimento em Tecnologia da emissora. O profissional assume o cargo após a emissora perder mais uma afiliada para a Rede Record, a TVB.[37]

No dia 12 de dezembro a emissora surpreende a todos no dia do aniversário de 80 anos de seu proprietário, Silvio Santos. A emissora exibiu uma homenagem ao apresentador que interrompeu o final do programa Domingo Legal e reprisou, interrompendo novamente a programação, dentro do Programa Silvio Santos.[38]

No dia 13 de dezembro, em meio a crise na emissora, a apresentadora Hebe Camargo anuncia durante o final da gravação do programa Hebe especial de Réveillon que não vai mais renovar contrato com o SBT, faltando duas semanas para o vencimento do mesmo (venceria em 31 de dezembro de 2010). Então aquela gravação do programa seria a última e foi marcada para ir ao ar em 27 de dezembro de 2010.[39]

No dia 15 de dezembro, o vice-presidente da emissora José Roberto dos Santos Maciel nomeia a diretora executiva Daniela Beyruti como nova diretora artística e de programação da emissora. O comunicado divulgado pelo SBT diz que ela realizou um excelente trabalho quando atuou no departamento em 2007. A nota diz ainda que “ela tem como missão promover o crescimento e a evolução do SBT, criando estratégias artísticas, de conteúdo e grade de programação, entre outros desafios”, para conquistar mais telespectadores e parceiros.[40]

No dia 23 de dezembro, a emissora perde mais uma afiliada, desta vez foi a TVB Santos, da Baixada Santista (SP), que assinou neste dia um contrato de afiliação com a TV Bandeirantes. A emissora santista deixa de transmitir o sinal do SBT a partir do dia 20 de março de 2011.[41]

No dia 23 de dezembro, antes de viajar para o exterior, a nova diretora de programação, Daniela Beyruti, já anuncia novidades e reformulação na grade de janeiro de 2011, como a volta do seriado Chapolin, no período vespertino, e a volta da sessão de filmes Cinema em Casa às 17h30, extinguindo o Boletim de Ocorrências e tirando do ar temporariamente o Casos de Família de Christina Rocha.[42]

No dia 27 de dezembro, a emissora exibe o último programa Hebe depois de quase 25 anos no ar. A emissora exibiu na íntegra a parte em que a apresentadora Hebe Camargo se despede da emissora.

2011[editar | editar código-fonte]

Em 1 de janeiro a emissora participa da cobertura da posse da presidenta Dilma Rousseff.

No dia 3 de janeiro, estreia a programação de verão do SBT, na programação local da emissora (para São Paulo) a série Chapolin voltou, às 12:45. O programa Casos de Família foi tirado da grade da emissora em virtude desta nova grade de programação e também pela baixa audiência, mas o programa volta para a grade da emissora em março. Durante as férias de Christina Rocha, a emissora estreia a série Chuck, às 16:30. O SBT extinguiu o jornalístico Boletim de Ocorrências, e no lugar a emissora reestreou neste dia 3 de janeiro a sessão de filmes Cinema em Casa. A série Eu, a Patroa e as Criança voltou na "faixa das sete" da emissora (para algumas praças,exceto aquelas que exibem os seus respectivos telejornais locais) às 19:20, com 15 minutos de duração. Neste mesmo dia a emissora estreou o programa Cantando no SBT, com a apresentação de Yudi Tamashiro e Priscila Alcântara.[43]

No dia 5 de janeiro, dando continuidade da semana de estreias, a emissora estreia neste dia às 20:30 o concurso Se Ela Dança, Eu Danço, o júri do programa é composto por: Jarbas Homem de Melo, Lola Melnick e João Wlamir. Neste dia 5 de janeiro também estreia a segunda temporada do reality Solitários, às 23:15.[44]

No dia 31 de janeiro, o empresário e apresentador Silvio Santos anuncia a venda do Banco Panamericano para o BTG Pactual, livrando o SBT e as outras enpresas do Grupo Silvio Santos das obrigações com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O empresário afirmou que o negócio foi suficiente para salvar as demais empresas do grupo. "A televisão não está mais à venda, a Jequiti também não está mais à venda e as Lojas Baú também não estão mais à venda. A única coisa que foi vendida foi o banco."[45] No dia 10 de junho deste mesmo ano, foi assinado um memorando de entendimento para a venda das 121 lojas do Baú da Felicidade para o Magazine Luiza. A operação vira a ser finalizada dia 31 de julho[46]

No dia 25 de fevereiro, o jornalista Luiz Gonzaga Mineiro pediu demissão do cargo de diretor de jornalismo da emissora, alegando problemas pessoais incompatíveis com a dedicação integral que a função exigia. O jornalista estava para entregar, nos próximos dias ao seu pedido de demissão, um plano de reforma dos telejornais da casa. A imprensa informou que, durante elaboração do plano, chegou a entrar em atrito com Carlos Nascimento, editor-chefe e apresentador do SBT Brasil e do Jornal do SBT. Mineiro queria deixar o jornal mais dinâmico, o que ia contra as ideias de Nascimento. Entretanto, pouco depois, o âncora se mostrou aberto às mudanças que seriam propostas.[47] No dia 24 de março, o SBT anunciou a contratação de Alberto Villas como o novo diretor de Jornalismo da emissora. O jornalista ira a assumir o cargo no dia 4 de abril e chega ao SBT com a missão de substituir Luiz Gonzaga Mineiro, e, incrementar e dar dinamismo ao departamento de Jornalismo[48]

Na madrugada do dia 3 para o dia 4 de março, a emissora gerou por engano e vazou uma chamada para a reprise da novela mexicana Rebelde. O vazamento ocorreu a apenas duas semanas antes da estreia da versão brasileira produzida pela Rede Record. O teaser não foi circulado pelo SBT, nem noticiado em seu site, mas anunciava, pela voz em off do locutor oficial da emissora: "em março, você terá a volta de Rebelde". As manifestações dos fãs da novela mexicana, que foi exibida pela emissora entre agosto de 2005 e dezembro de 2006, começaram no fim de semana nas redes sociais. Depois da polêmica, o diretor de programação do canal, Murilo Fraga, afirmou em seu Twitter oficial: “O teaser Rebelde foi gerado, por engano, junto a outras chamadas na madrugada de 5ª para 6ª. Não foi exibido! Nossa rede já foi informada.’’ Mesmo assim não foi suficiente, a imprensa começou então a especular que a emissora possa reprisar a Rebelde mexicana para concorrer diretamente com a versão brasileira produzida pela Record. Mas a chamada foi mesmo gerada por engano.[49]

De 4 a 8 de março a emissora transmitiu o especial SBT Folia. O carnaval baiano foi transmitido pelo SBT, em parceria com a TV Aratu, sua afiliada em Salvador. O SBT comemorou o faturamento, mas a audiência em sua principal praça (Grande São Paulo que serve de referência para o mercado publicitário) deixou a desejar, porém conseguiu ficar na frente da Rede Bandeirantes, que também transmitiu a festa da Bahia.[50]

No dia 14 de março, a emissora contrata a jornalista paraibana Rachel Sheherazade(até então na TV Tambaú afiliada da emissora na Paraíba), mas o que a imprensa viria a noticiar três dias depois. Ela foi notícia na semana anterior a sua contratação, após afirmar que o Carnaval "virou negócio dos ricos" e que "só dá lucro para donos de cervejaria, para proprietários de trios elétricos e uns poucos artistas baianos".[51] A jornalista estreou no SBT no dia 30 de maio no comando do SBT Brasil, principal telejornal da emissora, ao lado do radialista Joseval Peixoto. Os até então âncoras do telejornal, Carlos Nascimento e Karyn Bravo, foram assumir outras funções dentro da emissora. Nascimento continua como apresentador do Jornal do SBT Noite (ao lado de Cynthia Benini), ante ele acumulava a apresentação dos dois telejornais. Já Karyn Bravo continua no SBT Brasil, mas como a "moça do tempo", e não mais como apresentadora títular. O novo SBT Brasil é a primeira grande mudança no jornalismo do SBT ao comando de Alberto Villas, que assumiu o posto de diretor de jornalismo da emissora no dia 4 de abril.[52]

No dia 20 de março, em forma de campanha publicitária, a VTV anuncia sua afiliação ao SBT, em virtude da perda das afiliadas TVB Campinas, para a Rede Record e TVB Santos, para a TV Bandeirantes. A emissora, que antes era afiliada da RedeTV!, passa a transmitir em sinal UHF para a Baixada Santista e para região metropolitana de Campinas a programação da emissora de Silvio Santos. O SBT vinha transmitindo o sinal em VHF nas duas regiões, em seguida passou a transmitir a programação do SBT Ribeirão Preto para Campinas já na Baixada Santista por curto período o sinal do SBT Rede/Vale do Paraíba foi transmitido para a região ambos os casos em UHF.

No dia 26 de março, é anunciada para a imprensa um marco no mercado brasileiro de televisão, entre SBT e a empresa Sony. A emissora resolveu abraçar o modelo de TV via banda larga. Um canal de vídeos, em que o espectador escolhe o que quer assistir, na hora em que quer assistir, estreou nos televisores, leitores de Blu-ray e home theathers da Sony. O conteúdo vem via banda larga. Com o acordo com a Sony, o SBT tornou-se a primeira emissora de TV aberta brasileira a adotar o modelo de broadband TV. O vídeo via internet direto no televisor é uma tendência mundial. Para validá-la no Brasil, faltava a adesão das emissoras de TV aberta. O acordo do SBT com a Sony não prevê exclusividade, e levou um ano para ser negociado e implementado. O canal do SBT estreia com mais de 500 vídeos, que incluem programas completos, capítulos de novela e entrevistas. O acordo da Sony com a emissora não envolve pagamento num primeiro momento, mas prevê compartilhamento de receitas publicitárias.[53]

No dia 30 de março, há cinco dias para a estreia da novela Amor e Revolução, morre Sérgio Madureira, produtor executivo da nova trama da emissora. Ele faleceu às 11h30 no Hospital São Luís Unidade Morumbi, em São Paulo. O produtor estava internado há dois meses por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.[54]

No dia 5 de abril, estreou a novela Amor e Revolução, escrita por Tiago Santiago e dirigida por Reynaldo Boury. A trama é a primeira novela a retratar em território nacional os anos de chumbo do país. O plano de fundo é o golpe militar de 1964 e a luta armada pela ditadura do proletariado no Regime Militar.[55]

No dia 2 de maio, estreou a nova programação 2011. Logo cedo, às 07h foi ao ar o Carrossel Animado com apresentação dos palhaços Patati Patatá, antes o programa infantil tinha revezamento de apresentadores entre Yudi, Priscilla e Maisa. Neste dia, também foi ao ar a nova temporada do programa Qual é o Seu Talento?, e em novo dia e horário, a partir deste dia o programa passou a ser apresentado toda segunda às 20h30. Neste mesmo dia 2 de maio, estreou a nova temporada do Topa ou não Topa, apresentado por Roberto Justus, o programa também estreou neste dia novo horário e dia de exibição, às segundas às 23h.

No dia 3 de maio, dando continuidade a semana de estreia da grade de programação 2011, a emissora estreou o programa Esquadrão do Amor, às 20h30, em substituição ao Esquadrão da Moda (que ganhará uma nova temporada no final do ano). Horas antes a estreia do Esquadrão do Amor, o seu diretor Aldrin Mazzei, foi demitido pelo novo Diretor de Planejamento Artístico do SBT, Fernando Pelégio. A imprensa informou que os dois já vinham se "estranhando" há algum tempo, com discordâncias conceituais desde o Esquadrão da Moda. Fernando Pelégio exigindo mudanças no formato, querendo uma linha mais popular, e Aldrin Mazzei resistindo.

No dia 5 de maio, o programa de Richard Rasmussen, Aventura Selvagem, passa a ser exibido na faixa das 20h40, deixando as noites de sábado quando era exibido às 21h30.

No dia 7 de maio, estreia o Festival SBT 30 Anos. O Festival, é um especial para comemorar o aniversário da emissora, que ocorrerá em 19 de agosto. O especial mostra os principais programas que marcaram toda a trajetória da emissora, cenas e reportagens que fizeram história em mais de 3 décadas no ar. A atração é comandada por Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos.[56]

Em 9 de maio, a sessão de filmes Cinema em Casa deixa a grade da emissora devido as oscilações de audiência. No lugar, a emissora passou a exibir episódios do seriado mexicano Chaves e antecedeu seu principal telejornal, o SBT Brasil, que passa a ser exibido às 19h30.

Em 12 de maio, ocorre o primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira. A cena foi exibida na novela Amor e Revolução e protagonizada pelas atrizes Luciana Vendramini e Giselle Tigre. Programado para ocorrer no dia 11 de maio, o SBT editou o capítulo, segundo o autor, Tiago Santiago, foi uma estratégia para alavancar a audiência no dia seguinte.[57]

Na edição do Festival SBT 30 Anos dedicada às séries mexicanas Chaves e Chapolin, exibida no dia 2 de julho, a emissora se pronuncia, pela primeira vez, sobre os episódios das duas séries que não eram exibidos há mais de 15 anos, os chamados "episódios perdidos". O diretor de programação Murilo Fraga explicou que alguns episódios estavam fora do ar por problemas técnicos e que outros não eram exibidos por conterem histórias semelhantes a episódios já exibidos normalmente. Dias depois, porém, o SBT anunciou que iria exibir os episódios perdidos do Chaves em agosto, pegando de surpresa os fãs da série.

Em 11 de julho, a assessoria de imprensa da emissora confirma a saída do apresentador Roberto Justus. Segundo o comunicado oficial, a decisão foi tomada em comum acordo com Justus. Apesar de o contrato do apresentador ainda não ter terminado, o encerramento do mesmo será antecipado. No SBT, ele apresentou os programas Topa ou Não Topa e Um Contra Cem. Também gravou um especial de fim de ano em 2010.[58]

No dia 12 de julho, a imprensa noticiou que a juíza Sinara Palhares, da 7ª Vara Cível da Comarca de Osasco, proibiu o SBT de produzir uma nova temporada do Qual é o Seu Talento?, que é exibido toda segunda-feira, às 20h15. O canal é acusado pela produtora FremantleMedia (parceira da TV Record) de plagiar o reality show Britain’s Got Talent, programa este que o SBT não tem os direitos de exibição no Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa da emissora, o impedimento judicial recai sobre a produção de novas temporadas do programa. A atual já está toda gravada e deve ser exibida até o fim. A emissora poderá recorrer da decisão.[59]

Em 1 de agosto, o SBT ganha mais uma afiliada, a TV Alterosa Leste, instalada em Manhuaçu, Minas Gerais, e com escritório em Governador Valadares. A inauguração da nova emissora foi anunciada no SBT Brasil.[60]

Ainda no dia 1 de agosto, o SBT começou a exibir os episódios perdidos do Chaves, identificados com um pequeno barril com as letras "EP" no canto inferior direito da tela. Ao todo foram exibidos 9 episódios perdidos entre os dias 1 e 26 de agosto (eram exibidos de dois a três episódios por semana, juntamente aos episódios comuns), sendo que 2 deles eram inéditos na emissora até então. Atualmente tornaram-se episódios comuns e são exibidos normalmente na programação.

Em 19 de agosto a emissora completa 30 anos no ar e houve no dia uma programação especial de aniversário com uma festa para os funcionários que contou com o elenco da casa e um show da banda RPM além de outra comemoração no Sofitel Jequitimar no guarujá para o mercado publicitário.Pela televisão no horário da manhã houve o especial Dia de Festa com o núcleo infantil da emissora que teve presença dos filhos dos funcionários do SBT na plateia e do Luis Ricardo na pele do Bozo e alcançou a liderança de audiência batendo Globo e Record.A noite o Programa do Ratinho exibiu a entrevista dele com o criador do Chaves Roberto Bolaños e sua esposa Florinda Meza.Logo após houve o especial 30 Anos de Chaves com o elenco da emissora e a exibição do filme Speed Racer na Tela de Sucessos.

Em setembro, estreia o programa Um Milhão na Mesa, apresentado por Sílvio Santos, e logo o programa passa a ter uma relação entre o sorteio e distribuição de prêmios com o mesmo nome da Nestlé.

Ainda em setembro mais precisamente no dia 7 feriado da Independência do Brasil a emissora passou a exibir programação diferenciada com atrações e filmes visando atingir um público que fica em casa nos feriados e não tem costume de assistir televisão nos dias comuns.Nascia o Feriadão SBT que alcançou durante esse dia a vice-liderança de audiência e desde então essa programação diferenciada passou a ser transmitida nos feriados nacionais sempre com muito sucesso e que foi adotado por outras redes posteriormente.

Em 18 de novembro, a TV Jangadeiro, afiliada da emissora no Ceará, anuncia que passará à retransmitir a Rede Bandeirantes, a partir de 1º de março de 2012. A TV Jangadeiro era afiliada do SBT desde 1998.[61]

No dia 21 de novembro a emissora coloca no ar a reprise da novela Fascinação, substituindo Cristal. Marcou a estreia dos atores Regiane Alves, Marcos Damigo, Samantha Dalsoglio e Mariana Ximenes.[62]

A emissora foi a única que mais cresceu em 2011 em audiência porém ficando em terceiro lugar com 5,7 de média atrás da Record que fechou com 7,2 em SP.No PNT a mesma coisa só que com uma diferença maior entre as duas redes.

2012[editar | editar código-fonte]

No dia 2 de janeiro estreia o programa Férias com Patati e Patatá, no horário de Chaves. Mas por causa da baixa audiência, termina em 13 de janeiro, voltando Chaves no horário.

No dia 13 de janeiro, o programa Quem Convence Ganha Mais e a novela Amor e Revolução chegam ao fim.

No dia 16 de janeiro, estreia às 20h30 a novela Corações Feridos, no lugar de Amor e Revolução. A novela de Íris Abravanel, foi toda gravada em 2010, mas foi arquivada. Também ocorre a estreia do reality Astros Nova Geração às 22h30, no lugar de Qual é o Seu Talento?. Ainda no dia 16 de janeiro, o SBT começou a exibir os episódios semelhantes do Chaves, identificados com um pequeno barril com as letras "ES" no canto inferior direito da tela. Ao todo foram exibidos 59 episódios semelhantes entre os dias 16 de janeiro e 24 de fevereiro, sendo que vários episódios eram inéditos na emissora até então, e os demais estavam fora do ar há, pelo menos, 18 anos. Atualmente continuam sendo exibidos, mas ainda são identificados com o pequeno barril no canto da tela.

No dia 18 de janeiro, estreia o reality musical de provas bizarras Cante se Puder às 22h30, no lugar de Se Ela Dança, Eu Danço. Diferente da versão original da Inglaterra, o Case se Puder recebeu famosos.

No dia 12 de março, estreia o novo telejornal local, o SBT São Paulo e exibido entre às 19h20 e 19h45 (para algumas praças é exibido o seriado mexicano Chaves e telejornais locais). Agora sob o comando de Joyce Ribeiro e Karyn Bravo, e também estreia os novos cenários dos telejornais: Jornal do SBT Manhã , SBT Brasil e Jornal do SBT.

Em 11 de abril, a Justiça condenou a emissora por plágio ao dono da AllTV Alberto Luchetti, em 3 milhões de reais. Segundo o autor do processo, o formato apresentado por ele em 2005 ao Silvio Santos foi usado na reformulação do programa Aqui Agora de 2008.[63]

Em 21 de maio, estréia a novela Carrossel,escrita por Íris Abravanel e dirigida anteriormente por Del Rangel, que foi substituído Reynaldo Boury. A telenovela alcançou em seu primeiro capítulo uma média de 13,4 pontos na Grande São Paulo. Vice-liderança em quatorze capitais e vice no geral pelo Painel Nacional de Televisão (PNT).

Em junho, o SBT empatou com a Record na média diária de audiência na Grande São Paulo. Além da capital paulistana, a emissora de Silvio Santos obteve crescimento no PNT e se aproximou da concorrente. O principal fator do crescimento é o remake de Carrossel e a queda de audiência do horário nobre da Record.[64]

No dia 11 de junho, ocorreu a estreia de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos com apresentação do jornalista Carlos Nascimento. A atração é a versão brasileira do original que foi exibido pela rede inglesa BBC.[65]

No dia 27 de setembro a emissora acerta o retorno de Hebe Camargo após uma passagem de 2 anos pela Rede TV.Hebe já havia trabalhado no SBT de 1986 até 2010.[66] Mas dois dias depois, em 29 de setembro a apresentadora morreu aos 83 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Nesse dia foi exibido um programa especial em homenagem a Hebe apresentado por Roberto Cabrini,além da edição especial do SBT Brasil e a reapresentação do especial Romeu e Julieta de 2003.Por conta disso foram canceladas as exibições dos programas Raul Gil,Aventura Selvagem,Chaves(noticiários locais das afiliadas),Esquadrão da Moda e a reapresentação de O Melhor Brasileiro de Todos os Tempos. No dia 30 de setembro houve a cobertura especial do funeral da apresentadora ancorada por Carlos Nascimento resultando nos cancelamentos das exibições da reapresentação de Aventura Selvagem e dos programas Pesca Alternativa,Brasil Caminhoneiro, A Grande Ideia, Vrum e Chaves. O Domingo Legal foi todo ele dedicado a Hebe passando por mudança as pressas, o programa Eliana iniciou com a própria Eliana falando sobre Hebe e o De Frente com Gabi reexibiu a entrevista que Hebe concedeu ao programa em 2010. A cobertura especial do falecimento de Hebe Camargo rendeu ao SBT a vice-liderança na maior parte do fim de semana sendo que no sábado ficou na cola da Record na média-dia marcando 5 pontos ante 5,2 da emissora de Edir Macedo e no domingo abriu ampla vantagem sobre a Record 7,8 contra 6 sendo que durante a transmissão do funeral a emissora de Silvio Santos alcançou a liderança por vários minutos deixando a Globo em terceiro. o que aconteceu o SBT caiu os prantos.[67]

A emissora fechou o mês de setembro com média diária de 5.4 ante 5.6 da Record ficando bem próxima mas em terceiro.[68] Mas na média das 24 horas a emissora de Silvio Santos levou a melhor sobre a de Edir Macedo marcou 5 pontos ante 4 da concorrente e no horário nobre houve também nova vitória do SBT sobre a Record por 7 pontos a 6.[69]

No dia 3 de outubro ocorreu a final de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos que teve como o grande eleito o saudoso médium brasileiro Chico Xavier.

No dia 12 de outubro ocorreu o especial do dia das crianças com a participação do atual núcleo infantil da emissora e dos apresentadores que já passaram por ele nos anos 80,90 e 2000.

No dia 24 de outubro o SBT em parceria com o portal UOL promoveu o debate do segundo turno das eleições com os candidatos a prefeitura de São Paulo Fernando Haddad e José Serra no horário das 18h no lugar do Chaves e foi transmitido para São Paulo e para todo o mundo pelo portal e pelo site da emissora e rendeu 5 pontos de média ficando em quarto lugar atrás de Band,Record e Globo [70] porém não prejudicando a sua média-dia fechando um décimo a frente da Record por 5.6 a 5.5.

A emissora fechou o mês de outubro na vice-liderança com 5,7 pontos ante 5,4 da Record.

No dia 5 de novembro o telejornal SBT Rio com Rogério Forcolen da filial carioca da emissora passa a ser transmitido também pela filial do SBT em Nova Friburgo passando a ser exibido em todo o estado do Rio de Janeiro.Antes apenas a capital e a região metropolitana assistiam o jornal. Com isso o telejornal Sbt Cidade gerado pelo SBT Nova Friburgo foi remanejado pras 19h15 e os programas locais passam a Suceder o telejornal gerado do Rio.

Em 9 de novembro, a TV Em Tempo afiliada do SBT no Amazonas aumenta a cobertura no estado devido a entrada da CEGRASA(do mesmo grupo)passando a levar as programações geradas de Manaus e de São Paulo para quase 100% do estado recuperando a cobertura perdida anteriormente pelo ingresso da TV A Crítica na Rede Record.

Nos dias 9 e 10 de novembro foi realizado a décima quinta edição do Teleton brasileiro em prol da AACD e a meta inicial de R$ 25 milhões foi superada com um recorde histórico de mais de R$ 30 milhões graças as doações do público brasileiro e das grandes empresas que ajudarão na manutenção das atuais sedes e no aumento nos atendimentos dos pacientes sendo Hebe a grande homenageada.Foi vice-líder absoluto com destaque na noite de abertura quando foi líder de audiência com 3 pontos na frente da Globo.

No dia 13 de novembro,o SBT consegue um fato histórico nessa fase atual:três produtos do horário-nobre alcançaram dois dígitos na audiência por 5 horas seguidas.O capítulo da novela Carrossel emplacou 14 pontos com picos de 16,o Programa do Ratinho que recebeu a banda Roupa Nova atingiu 10 pontos com picos de 16 e o Cine Espetacular que exibiu o filme Celular - Um Grito de Socorro marcou 11 pontos sendo que foi líder no confronto com o Jornal da Globo.[71]

Ainda em novembro uma pegadinha exibida no Programa Silvio Santos da menina-fantasma no elevador alcancou grande repercussao e recordes de acessos no Youtube.A atriz-mirim Anna Lyvia Padilha que interpretou foi entrevistada no proprio programa de Silvio e acabou sendo contratada pela emissora. Anna Lyvia vai estar no remake de Chiquititas que vai substituir a novela Carrossel em Julho de 2013 além de um grande elenco já definido.

Em 2 de dezembro a emissora realizou a reestreia do palhaco Bozo no Bom Dia e Cia.Ele tera um programa nos sabados de manha em 2013.A emissora exibiu um pacote de filmes ineditos no Cine Espetacular e na Tela de Sucessos.

No dia 24 vai ao ar o especial de natal do Astros com o elenco da novela Carrossel

No dia 27 de dezembro a emissora publicou em diversos jornais e revistas um anuncio ressaltando as conquistas do ano como a retomada da vice-liderança provocando a emissora do bispo Macedo.[72]

No mesmo dia o jornalismo da emissora realizou a sua retrospectiva dos fatos,imagens e acontecimentos que marcaram o ano no Brasil e no mundo e foi líder com 6,2 pontos contra 6 da Globo.[73]

A emissora fechou 2012 com 5,6 de media em SP e 5.5 no PNT,estando bem próxima da Record que caiu 1 ponto em SP em relação a 2011(de 7,2 para 6,2) e tambem na media nacional fechando com 6 pontos.

2013[editar | editar código-fonte]

No dia 7 de janeiro,estreou o programa de pegadinhas Amigos da Onça baseado no original americano com 4 humoristas sendo submetidos as diversas situações.

No dia 21 de janeiro estreia a nova temporada do Quem Convence Ganha Mais, dessa vez com o comando de Christina Rocha, no lugar do Casos de Família.

No dia 27 de janeiro a programação dominical do SBT foi marcada pela cobertura da tragédia em uma casa noturna na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Celso Portiolli que apresentava o Domingo Legal ao vivo suspendeu as atrações do programa e mediou a cobertura junto com o departamento de jornalismo do canal com Marcelo Torres e os jornalistas e repórteres do SBT RS em links ao vivo atualizando as informações que chegavam na internet e nas redações além de depoimentos de sobreviventes do incêndio por telefone e da assistente de palco Bruna que nasceu e cresceu na cidade e foi uma das administradoras da boate antes de vir pra SP. Celso passou o comando para Eliana que já tinha programa gravado mas abriu mão disso e seguiu com a cobertura ao vivo em seu estúdio ao lado do jornalismo da emissora em SP e no RS ouvindo especialistas e sobreviventes. Durante o Programa Silvio Santos a emissora exibiu flashes ao vivo de Santa Maria e um plantão especial antes do De Frente com Gabi trouxe as últimas informações da cidade gaucha.

No dia 16 de fevereiro, reestreou o programa do Bozo aos sábados de manhã com nova roupagem.

No dia 18 de fevereiro realizou mudanças nos seus seriados da hora do almoço pra SP e parte da rede(nas afiliadas tem seu horário local). Três É Demais às 12h45, Chapolin às 13h15 e Chaves às 13h45 (sendo que passa a ser exibido em rede nacional às 14h15). Já no final da tarde passa a ser exibida a série As Visões da Raven às 18h15. Já Eu,a Patroa e as Crianças entra às 19h15 em SP e parte da rede, enquanto que o SBT Brasília e várias afiliadas da rede exibem seus noticiários locais.

A partir do dia 18 de março, o Bom dia e Cia passa a ser apresentado por Ana Victória Zimmermann e Matheus Ueta, que interpretaram Marcelina Guerra e Kokimoto na novela infantil Carrossel (telenovela).Os dois substituem Priscila Alcântara que estava na atração desde 2005 e nos últimos meses comandou sozinha o programa.Priscila terá um novo projeto na emissora voltado ao público jovem.

Neste mesmo dia, os telejornais da emissora (SBT Manhã, SBT Brasil e Jornal do SBT) estrearam um novo pacote visual, assim como novos cenários,a nova redação e o novo site do jornalismo da emissora.Também no mesmo dia divulgou a íntegra de uma carta escrita e assinada por Silvio Santos no ano de 1988 com os princípios do jornalismo da emissora na íntegra em seu site e também em filmes publicitários com os âncoras da casa exibidos durante a programação adotando o slogan:"Jornalismo Que Evolui,Princípios que Não Mudam"

No dia 24 de maio nas manhãs de domingo para parte da rede estreou o reality-show Menino de Ouro que visa revelar o novo jogador de futebol do país cujo vencedor vai treinar em um grade time paulista(Corinthians,São Paulo ou Palmeiras).

Em 18 de abril o ator-mirim Jean Paulo Campos(que foi o Cirilo em Carrossel) passa a apresentar o Bom Dia e Cia ao lado de Maísa, Matheus Ueta e Ana Vitória passando a ter um quarteto de apresentadores mas em esquema de rodízio (dois por dia).

No dia 24 de abril durante as gravações do Troféu Imprensa de 2013 Silvio Santos anuncia num tom de brincadeira a dispensa dos palhaços Patati Patatá que estavam na emissora desde 2011 e que por sinal os próprios foram premiados.[74] O Carrossel Animado com o comando dos palhaços foi ao ar pela última vez em 26 de abril.Em 29 de abril passou a exibir desenhos sem nenhum apresentador.Em 30 de abril a emissora divulgou um comunicado oficial garantindo a permanência de Patati Patata na emissora mas passando a apresentar o Bom Dia e Cia que também passa a contar com Bozo e Vovó Mafalda na apresentação junto com Matheus,Ana Vitória,Maísa e Jean Paulo conforme anúncio também feito pela diretora do núcleo Sílvia Abravanel no seu perfil no Twitter.[75]

A emissora fechou abril com 5,1 de média porém ficando próxima da Record que a ultrapassou no mês anterior em SP já no RJ manteve-se na vice-liderança com diferença pequena sobre a emissora de Edir Macedo.

Em 4 de maio o programa Bozo é exibido pela última vez nos sábados de manhã cujo cancelamento é devido a baixa audiência. Como parte das reformas na programação infantil, o Sábado Animado passa a ter seu tempo de duração ampliado para 5h45 como era anteriormente a reestreia do palhaço adotando o rodízio de apresentadores(os mesmos do Bom Dia e Cia)tendo uma dupla por semana.

Em 10 de junho o SBT Manhã ganha mais uma hora de duração devido aos bons índices de audiência passando a ter 5h de duração e em duas edições: a 1ª edição a partir das 4h (com repetições as 5h e as 6h já na rede nacional) com Joyce Ribeiro e Hermano Henning. Já a parte ao vivo do telejornal apresentada por César Filho passa a ser SBT Manhã 2ª edição as 7h para São Paulo, emissoras sem espaço local e parabólicas e as 8h para a rede nacional dessa forma extinguindo o Carrossel Animado que ocupava o horário.

Em 26 de junho estreou a 2ª temporada de Amigos da Onça, dessa vez sendo exibido as quartas, logo após o Ratinho. No mesmo dia estreou Gabi Quase Proibida

Apesar da emissora fechar junho atrás da Record em São Paulo,no Rio de Janeiro a emissora completou 1 ano de vice-liderança com um décimo de diferença sobre a emissora de Edir Macedo.

Em 7 de julho estreou durante o Domingo Legal de Celso Portiolli a nova versão do game Passa ou Repassa que retorna dessa vez como quadro do programa dominical.

Em 15 de julho, estreou remake de Chiquititas. A versão atual foi adaptada por Íris Abravanel do original de Cris Morena.Foi vice-líder isolada com 14 pontos na Grande São Paulo superando a média alcançada na estreia da antecessora.Em Goiânia foi líder marcando 21 pontos com pico de 24.A mesma já teve um primeiro remake em 1997 além das temporadas de 1998,1999 e 2000. A novela foi exibida ao mesmo tempo com Carrossel até 29 de julho quando passou a preencher o horário da antecessora.

No dia 29 de julho, foi anunciado durante o programa Clube do Carrossel (que estreava nesse mesmo dia) e pelo diretor da emissora, Murilo Fraga a reprise da novela Carrossel, que estava prevista para o dia 05 de agosto, sendo assim o anúncio da reprise causou revolta para alguns telespectadores e pela imprensa, e que dias depois, a emissora então pela grande pressão nas redes sociais, decidiu adiar a reprise. A emissora também adiou a estreia do seriado Dupla do Barulho que também estaria programada pro mesmo dia.

No dia 01 de Agosto o SBT contrata a apresentadora do SBT Brasilía Neila Medeiros que cobria ás férias de Cesar Filho no SBT Manhã. Neila vai atuar no jornalismo de rede.

Em 02 de Agosto o Bom Dia & Cia completa 20 anos no ar. Os apresentadores Jean Paulo Campos e Maísa Silva receberam a ligação ao vivo da primeira apresentadora da atração Eliana, que contou como foi a experiencia de ser a primeira apresentadora e no final canta junto com Jean e Maísa o sucesso ´´Os Dedinhos´´(Febre na voz de Eliana)

Em 12 de agosto através de suas redes sociais, a direção da emissora anuncia reformas em seu horário nobre com os cancelamentos dos programas Astros, Amigos da Onça e SBT Repórter. Com isso passa a exibir a série Mistério da Ilha as 21h15. Já o Programa do Ratinho passa a entrar as 22h (indo até 0h as segundas e nos demais dias até a faixa das 23h).

Em 21 de agosto vai ao ar a primeira e única edição do Casos de Família semanal após o Ratinho pois semana seguinte é extinto devido as reformas na programação da emissora.

Em 25 de agosto através de um aviso no rodapé dos televisores durante a exibição do Programa Silvio Santos,a alta cúpula da emissora anuncia mudanças drásticas na programação dominical a partir do domingo seguinte, (1 de Setembro.O Programa Silvio Santos passa a ir ao ar das 17h as 22h e Eliana das 13h as 17h(os dois antecipam em 2h sua entrada no vídeo).Já o Domingo Legal do Celso Portiolli perde 2h de sua duração sendo o mais prejudicado indo ao ar das 11h as 13h.Já a faixa das 22h as 0h será ocupada pelo Conexão Repórter de Roberto Cabrini que ganha uma edição com 2h de duração além da edição normal das quintas-feiras.

Em 2 de setembro, 38 dias depois de seu término, a novela Carrossel sera reprisada no horário das 18h30, sendo assim, o SBT ficará com 5 horas seguidas de reprises de telenovela. Ainda no mesmo dia, começa a ser exibida a novela Rebelde, logo após Chiquititas, ficando com 7 novelas no ar (5 no horário vespertino e 2 no horário nobre). Também emite um comunicado em que Silvio volta atrás na programação dominical motivada pela baixa audiência desse dia de mudanças. O Domingo Legal volta a ter 4 horas de duração indo ao ar das 11h as 15h, já Eliana volta a ser exibido no horário das 15 ás 19 horas e o Programa Silvio Santos, das 19 ás 24 horas. Já o Conexão Repórter de Roberto Cabrini continua á quintas a partir da 0h.

Em 11 de setembro, durante o intervalo comercial de Chiquititas, uma notícia surpreendeu a todos, foi posto no ar uma chamada anunciando o cancelamento da reprise de Carrossel e a volta do telejornal Aqui Agora, previsto para o dia 23 de setembro. Um dos motivos do cancelamento, foi a audiência da novela, que não era o esperado para a emissora.Porém Silvio Santos chega a alterar o título do policiaresco para Boletim de Ocorrências e depois para SBT Notícias, mas mantendo o dia da estreia para o dia 23.

Em 14 de setembro estreia o programa Famoso Quem? no lugar do Festival Sertanejo, que terminara no sábado anterior. Estarão no programa Lola Melnick (que era jurada do programa Cante se Puder) e Thammy Miranda (que participou da novela Salve Jorge).

Ainda em outubro, a emissora sinalizou o desejo de não continuar com o contrato com a Warner Bros que tinha desde o ano 2000 para exibição dos filmes sendo que desde 2008 tinha preferência na escolha dos mesmos, continuando apenas com as séries e os desenhos.

Em 13 de novembro,os diretores do SBT e das redes Record,Bandeirantes e Rede TV assinaram contrato com o GFK,instituto alemão que irá medir a audiência da tv aberta no Brasil que vai concorrer com o Ibope[76]

Em 18 de novembro,o SBT Notícias foi extinto por ordem da direção da emissora devido a baixa audiência sendo substituído pela série Eu,a Patroa e as Crianças.A apresentadora Neila Medeiros passa a apresentar o SBT Brasil aos sábados parte da equipe foi dispensada e outra reaproveitada na emissora.

Em 18 de Dezembro, a jornalista Nadja Haddad, assina contrato com SBT, para apresentar um programa nos Moldes do Video Show para internet, além do SBT Folia é cotada para apresentar o Estádio SBT.

Em 24 de Dezembro,o SBT anuncia a contratação do humorista Danilo Gentilli que estava na Band para apresentar em 2014 um programa nos moldes do Agora é Tarde da antiga emissora.A banda Ultraje a Rigor,os humoristas Murilo Couto e Léo Lins,a assistente de palco Juliana e a equipe que trabalhava no mesmo programa de Gentili na Band também foram contratados pela emissora.

Segundo dados do IBOPE,o SBT fecha 2013 em terceiro lugar com médias de 5,3 pontos na Grande São Paulo e 5,1 pontos no PNT .Em SP perdeu 3 décimos se comparado a 2012 quando teve média anual de 5,6 pontos,já na média nacional perdeu 4 décimos também comparando-se a 2012 quando teve média anual de 5,5 pontos.

2014[editar | editar código-fonte]

Em 6 de janeiro, passou a ser veiculados os episódios inéditos de Chaves (que retorna aos fins de tarde), identificados com o selo "EI".

Em 11 de janeiro, estreou nas noites de sábado o seriado Patrulha Salvadora, spin-off da novela Carrossel com o mesmo elenco.

No dia 30 de janeiro, o conglomerado de mídia norte-americano Viacom anuncia a venda de quatro séries da Nickelodeon para o SBT durante a NATPE 2014. A emissora comprou Sam & Cat, The Haunted Hathaways, The Amanda Show e The Journey of Allen Strange.[77] [78]

Na edição de 04 de fevereiro do SBT Brasil, a jornalista Rachel Sheherazade fez um comentário sobre a ação de um grupo de jovens que espancou um assaltante e o prendeu com uma tranca de bicicleta em um poste. A apresentadora disse que "a atitude dos vingadores é até compreensível" e que os direitos humanos só defendem bandido e continuou: "Façam um favor ao Brasil. Adote um bandido!". Por conta do comentário a Deputada Federal Jandira Feghali do PCdoB entrou com uma representação contra Rachel e o SBT, pedindo que a concessão da emissora seja cassada e a jornalista punida.[79]

Em 11 de fevereiro, a emissora anuncia o retorno do apresentador Otávio Mesquita que assina contrato com o canal para apresentar o Okay Pessoal nas madrugadas formando um sanduíche com o Jornal do SBT e o novo programa do Danilo Gentili (The Noite). Mesquita já tinha trabalhado no SBT onde iniciou a carreira no fim da década de 80 e teve uma outra passagem pelo canal entre os anos de 1993 e 2000 apresentando vários programas como Perfil, Tempo de Alegria, Programa Livre e o quadro Bom Dia Legal no Domingo Legal.

Em 10 de março, estreou o late-night talk show The Noite, com Danilo Gentili, que recebeu o humorista Fábio Porchat, tendo uma grande repercussão nas redes sociais e nos índices de audiência do canal alcançando a vice-liderança no horário e sendo líder no segundo programa que recebeu a mexicana Dulce Maria.

Nos dias 14 de março e 18 de março, as operadoras de TV paga SKY Brasil e Claro TV liberaram o sinal do SBT para o estado do Ceará, amenizando as constantes reclamações dos telespectadores pela qualidade péssima de transmissão da afiliada da emissora no estado, a NordesTV.

Em 10 de Abril o ator - mirim Jean Paulo Campos do seriado Patrulha Salvadora assina com a Record, mas quinze dias depois, o empresário e apresentador Silvio Santos paga multa 1 milhão de reais á Record trazendo de volta o astro mirim.

Em 28 de abril,estreou nas madrugadas da emissora o Okay Pessoal, com Otávio Mesquita alcançando a vice-liderança no horário mantendo os índices das séries que ocupavam o horário e que passaram a entrar logo após o programa.

No dia 06 de Maio o Humorista Tom Cavalcante é anunciado como mais novo contratado e vai atuar em novo sitcom com Carlos Alberto de Nóbrega e escrito por Moacyr Franco.

No dia 24 de maio,o SBT anuncia o retorno da atriz Thais Pacholek(que confirmou em seu perfil no Twitter) que já havia trabalhado na emissora entre 2007 e 2012.Thais entra na novela Chiquititas.

Em 26 de maio,o jornalista Paulo Carvalho da flilial do SBT em Nova Friburgo,morre no Hospital Itacarí, em Niterói, região metropolitana do Rio por conta de uma parada cardiorrespiratória.Carvalho foi um dos fundadores do SBT de Friburgo e apresentou vários jornalísticos da emissora na cidade,na capital fluminense onde foi um dos que implantaram o jornalismo local do SBT Rio,fez bancada do TJ Brasil aos sábados no fim dos anos 80 e desde 2005,ancorava o "SBT Cidade",para o interior do estado do Rio.[80]

Em dia 9 de junho, estreou nas manhãs da emissora o Noticias da Manhã com o comando de César Filho entre 7h e 9h com a segunda hora em rede nacional separando assim o novo jornalístico do SBT Manhã de hermano e joyce que passa a ir ao ar apenas das 4h as 7h.

Referências

  1. Programa Silvio Santos (em português). sbt.com.br. Página visitada em 20 de janeiro de 2011.
  2. TJ Brasil. Edição de 22.10.1988


  3. a b c d Da Folha de S. Paulo. Em carta, Silvio Santos diz que quebraria sem Tele Sena. Página visitada em 26 de novembro de 2009.
  4. VANESSA ADACHI. TRF condena Tele Sena; Silvio Santos vai recorrer. Página visitada em 26 de novembro de 2009.
  5. a b ANNA LEE. SBT extingue o "Fantasia" e apresenta filmes no horário. Página visitada em 26 de novembro de 2009.
  6. [1].
  7. SBT estréia o reality show musical "Ídolos".
  8. Leandro Lopes vence o programa Ídolos.
  9. Segundo os telejornais "Jornal do SBT Manhã", "SBT Brasil" e "Jornal do SBT", no dia 18 de agosto de 2006
  10. Segundo o SBT em 2003
  11. Segundos dados da revista Veja em 2006
  12. Cristina Padiglione - Pane no SBT Brasil.
  13. Coluna Ilustrada. Folha de São Paulo.
  14. [2].
  15. [3].
  16. Pirata virtual invade site do SBT e faz "pichação" contra corrupção.
  17. Após ter site invadido, SBT diz que vai tomar "providência" com Telefónica.
  18. Folha.
  19. 'Olha você', novo programa vespertino do SBT, tem mesmo formato do 'Hoje em dia', da Record. O Globo.
  20. Regina Volpato sai do SBT e 'Casos de Família' sai do ar.
  21. SBT contrata Eliana e Roberto Justus junto à Record. Folha da Região (20 de junho de 2009). Página visitada em 29 de junho de 2009.
  22. Após 21 anos no SBT, Gugu Liberato assina com a Record.
  23. [4].
  24. SBT dispensa equipe de Netinho de Paula. Diário do Pará (5 de abril de 2010). Página visitada em 7 de abril de 2010.
  25. Após saída de Netinho do SBT, Marlene Matos pede demissão. A Tarde Online (6 de abril de 2010). Página visitada em 7 de abril de 2010.
  26. SBT: Hebe muda de horário.
  27. [5].
  28. [6].
  29. [7].
  30. [8].
  31. [9].
  32. [10].
  33. [11].
  34. [12].
  35. [13].
  36. [14].
  37. [15].
  38. [16].
  39. [17].
  40. [18].
  41. [19].
  42. [20].
  43. [21].
  44. [22].
  45. Silvio Santos vende Banco Panamericano (em português). Estadão. Página visitada em 1 de fevereiro de 2011.
  46. [23].
  47. [24].
  48. [25].
  49. [26].
  50. [27].
  51. [28].
  52. [29].
  53. [30]. Estadão.com.br.
  54. [31]. Revista Quem.
  55. [32].
  56. [33].
  57. [34].
  58. [35]. Folha.
  59. [36].
  60. SBT apresenta mais uma afiliada: TV Alterosa Leste.
  61. TV Jangadeiro anuncia afiliação à Band. Band.com.br.
  62. [37]. sbt.com.br.
  63. Keila Jimenez (11 de abril de 2012). Justiça condena SBT a pagar R$ 3 milhões por plágio (em português). Folha de São Paulo. AdNews. Página visitada em 11 de abril de 2012.
  64. Fátima news (13 de junho de 2012). SBT passa Record e volta a ser vice em ibope 24 horas por dia (em português). Fátima news. Fátima news. Página visitada em 13 de junho de 2012.
  65. http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1118011-atracao-do-sbt-procura-o-maior-brasileiro-de-todos-os-tempos.shtml
  66. http://www.sbt.com.br/noticias/?c=10852
  67. http://www.boainformacao.com.br/2012/10/sbt-fica-na-vice-lideranca-na-maior-parte-do-fim-de-semana/
  68. http://outrocanal.blogfolha.uol.com.br/2012/10/02/tv-se-despede-de-hebe-com-recordes-de-audiencia/
  69. http://outrocanal.blogfolha.uol.com.br/2012/10/04/globo-estuda-acabar-com-vale-a-pena-ver-de-novo/
  70. http://www.jb.com.br/heloisa-tolipan/noticias/2012/10/25/audiencia-de-debate-do-sbt-em-sao-paulo-faz-emissora-amargar-4lugar-no-ibope/
  71. http://natelinha.uol.com.br/noticias/2012/11/14/ratinho-e-cine-espetacular-desbancam-record-com-ampla-vantagem-121553.php/
  72. . http://www.jb.com.br/heloisa-tolipan/noticias/2012/12/27/promessa-e-divida-sbt-divulga-lista-de-conquistas-em-2012-e-provoca-record/.php
  73. . http://f5.folha.uol.com.br/televisao/1207451-com-retrospectiva-2012-sbt-alcanca-lideranca-na-audiencia.shtml.php
  74. Silvio Santos dispensa Patati e Patatá no "Troféu Imprensa". 26/04/2013. Página visitada em 26/04/2013.
  75. Patati e Patatá irão apresentar o "Bom Dia & Cia";SBT lança novidades. Página visitada em 30/04/2013.
  76. Emissoras assinam contrato com o GfK, novo concorrente do Ibope no país. Na Telinha (14/11/2013). Página visitada em 15/11/2013.
  77. http://www.anmtv.xpg.com.br/band-e-sbt-adquirem-series-da-nickelodeon/
  78. SBT compra séries da Nickelodeon e está de olho em parceria exclusiva. NaTelinha (30 de janeiro de 2014). Página visitada em 1º de março de 2014.
  79. Após "adote um bandido" Sheherazade e SBT são denunciados por apologia ao crime (12 de março de 2014). Página visitada em 21 de março de 2014.
  80. Jornalista do SBT Rio, Paulo Carvalho morre aos 64 anos (26 de maio de 2014). Página visitada em 26 de maio de 2014.