História de uma Viagem Feita à Terra do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
História de uma Viagem Feita à Terra do Brasil
História de uma Viagem Feita à Terra do Brasil
Frontispício da edição original
Autor(es) Jean de Léry
Idioma francês
País França
Assunto viagem ao Brasil em 1578
Ilustrador Jean de Léry
Família de índios do Brasil. Quinta edição da Histoire d'un voyage etc. Genebra 1611

A História de uma Viagem Feita à Terra do Brasil, Também Chamada América, ou ainda Viagem à Terra do Brasil, em algumas traduções, ou Histoire d'un voyage fait en la terre du Brésil, autrement dite Amérique, no original em francês, é um livro clássico escrito por Jean de Léry. Sua primeira edição, de La Rochelle, 1578, foi seguida de uma segunda, de 1580, em que se amplia o número de ilustrações a partir dos seus próprios desenhos, que retratam costumes dos índios, o seu imaginário, e cenas de guerra. Obra fundamental para a compreensão do projeto da criação da França Antártica.

Mais tarde (1592) Theodor de Bry, na sua colecção dos Grands Voyages (Grandes viagens), parte III, ilustrará parte dessa viagem, tal como a de Hans Staden, particularmente o canibalismo das populações brasileiras.

Não se trata da primeira obra publicada na Europa com ilustrações a retratar o cotidiano das tribo indígenas brasileiras, pois levam-lhe a primazia os livros de Cabeza de Vaca (1555), Hans Staden (1557), e de André Thevet (1558).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Brasiliana da Biblioteca Nacional", Rio de Janeiro, 2001.