Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Historietas Assombradas)
Ir para: navegação, pesquisa
Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Género Comédia, aventura, sobrenatural
Duração 11 minutos
Criador(es) Victor-Hugo Borges
Desenvolvedor(es) Agência Nacional do Cinema e Fundo Setorial do Audiovisual
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Victor-Hugo Borges
Produtor(es) Mayra Lucas
Paulo Boccato
Roteirista(s) Vitor Brandt
Pedro Aguilera
Arthur Warren
Elenco Charles Emmanuel
Nádia Carvalho
Oberdan Junior
Luís Ségio Vieira
Iara Riça
Júlio Chaves
Márcio Simões
Adriana Torres
Érica Menezes
Ana Lúcia Menezes
Duda Espinoza
José Santa Cruz
Luiz Carlos Persy
Eduardo Drummond
Rodrigo Antas
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Cartoon Network, TV Brasil e TV Cultura
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 4 de março de 2013 - presente
N.º de temporadas 3 (1ª exibida)
N.º de episódios 92 (14 exibidos) (lista de episódios)

Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas) é uma série de animação brasileira baseada no curta-metragem homônimo criado por Victor-Hugo Borges. Produzida pela Glaz Entretenimento e animada no Copa Studio, estreou em 4 de março de 2013 no Cartoon Network.[1] [2] Após a primeira temporada com 14 episódios de 11 minutos de duração,[3] a Glaz planeja criar em julho uma segunda temporada, porém com 26 episódios de 14 minutos.[4]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Pepe é um garoto malcriado e preguiçoso de onze anos,[5] que mora com sua avó, uma velha bruxa, e trabalha como entregador para ela,[3] cujo trabalho é vender artefatos e poções mágicas pela internet. Os produtos criados por ela, levam Pepe, seu cão Ramirez, e seus amigos Marilu, Roberto, Guto e Gastón (gêmeos siameses) a enfrentarem monstros, espíritos e toda espécie de criatura sobrenatural.[1]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Pepe - Um menino travesso e de cabelos vermelhos e espetados que trabalha como entregador da sua avó. Está sempre armando confusões e causando problemas, além de encarar todo os monstros e seres místicos que aparecem em sua cidade. Seus amigos são Marilu, Guto, Gastón e Roberto além de ser rival de Mário. Dublado por: Charles Emmanuel.
  • - A avó de Pepe com quem ele mora na sua mansão. Ela é uma velha bruxa perversa que vive fazendo experimentos com seus gatos além de vender poções usando seu neto como entregador. Em um dos episódios é revelado que ela é a irmã mais velha da Morte. Dublado por: Nádia Carvalho.
  • Marilu - A melhor amiga de Pepe, que o acompanha com bastante frequência nas suas aventuras. Ela faz o papel de uma menina doce e ingênua de personalidade gentil e educada ao contrário de Pepe sempre vendo o lado bom das coisas. Porém algumas vezes ela pode se alterar e passa a ser uma garota agressiva. Ela também demonstra gostar de Pepe, embora ele não lhe dê atenção e a ignore o que a faz as vezes se interessar pelo Mário. Dublado por: Iara Riça.
  • Guto e Gastón - São dois irmãos gêmeos siameses que possuem as cabeças juntas num mesmo corpo. Guto tende a ser mais bonzinho e educado enquanto que Gastón possui mais malícia e tende a ser a voz da razão entre os dois. Assim como Marilu, eles acompanham Pepe em muitas de suas aventuras, principalmente pelo fato de Gastón por sua esperteza sempre dar explicações lógicas sobre tudo o que acontece. Dublado por: Oberdan Junior e Luis Sérgio Vieira.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Mário - Um típico mauricinho e rival de Pepe. É o mais rico e organizado da sala além de ser praticamente o oposto de Pepe. Dublado por: Luis Sérgio Vieira e Eduardo Drummond.
  • Ramirez - É o cachorro de estimação de Pepe. Ele mora junto dele e a Vó na mansão algumas vezes chegando a servir de ajuda para Pepe. Ele é preto com uma pintura facial branca que lembra os integrantes da banda Kiss.
  • Roberto - Um garoto alto e musculoso amigo de Pepe, que por vezes também o acompanha nas suas aventuras. Ele estuda na mesma sala que ele e os seus amigos apesar parecer mais velho que eles. Está sempre vestido com um uniforme de atleta e possui um topete que é a sua marca registrada. Dublado por: Charles Emmanuel e Rodrigo Antas.
  • Loira do Banheiro - É uma vilã recorrente que apareceu no episódio "A Loira do Banheiro". Ela é um espírito de uma artista make-up responsável por enganar garotas as transformando em bonecas de sua coleção. Ela era inimiga no colégio da Vó e tentou capturar Marilu, porém foi derrotada por Pepe. Seu nome verdadeiro é Vanda.
  • Morte - É uma porteira interdimensional responsável por levar os mortos. Diferente do que ela deveria ser, ela é uma motoqueira ruiva com um corpo jovem e sensual, além de ser disléxica e trocar as palavras que diz. Ela aparece pela primeira vez no episódio "O Globo da Morte... da Morte!" onde tenta levar a alma da Vó fazendo o Pepe entrar num duelo em um globo da morte contra ela. Ela é irmã mais nova da Vó e madrinha de Pepe. Ela reaparece no episódio "O Fim do Mundo!" ajudando a Vó a impedir o Pepe de destruir o mundo. Dublado por: Miriam Ficher.
  • Sérgio - É uma tartaruga que foi transformada em mutante pelo Pepe no episódio "Sérgio". A princípio ele era a tartaruga de estimação do Mário, porém Pepe numa tentativa de querer torná-lo um monstro perfeito o transformou num mutante com uma máquina da Vó, embora que ele tenha acabado por se tornar um mutante educado e com postura que acabou chateando Pepe e seus amigos. Ele reaparece no episódio "O Fim do Mundo!" ajudando a Vó a impedir o Pepe de destruir o mundo. Dublado por: Clécio Souto.
  • Diabo - É o chefe dos infernos, um advogado que apesar de ser mau tenta ser um bom sujeito. Ele apareceu pela primeira vez no episódio "Pobre Diabo", onde o Pepe vende a alma da Vó para ele por engano em busca de fazer um pacto. Ele reaparece no episódio "O Fim do Mundo!" ajudando a Vó a impedir o Pepe de destruir o mundo. Dublado por: Isaac Bardavid.
  • Papai Noel - É um velhinho responsável por dar presentes para todas as crianças bem comportadas no Natal. Ele apareceu pela primeira vez no episódio "Como Pepe Arruinou o Natal" onde ele quebra os seus óculos e finge ser um de seus duendes causando um grande caos na cidade. Ele reaparece no episódio "O Fim do Mundo!" ajudando a Vó a impedir o Pepe de destruir o mundo. Dublado por: Isaac Bardavid e André Belizar.
  • Jack Hunter - Um apresentador de TV que é um caçador de monstros, Jack possui várias armas e ferramentas para caçar e prender todos tipos de criaturas. Ele tem um ódio enorme de monstros. Dublado por: Isaac Bardavid e Márcio Simões.
  • Bhutumu - O monstro dos monstros, Bhutumu é uma criatura gigantesca que Pepe invocou para trazer o fim do mundo. Na verdade, ele não foi libertado só foi mencionado na história da vó.
  • Diego - O novo vizinho de Pepe, ele apareceu no episódio "Eu sou o Pepe" como mímico, e no episódio "Diego, um Vizinho Suspeito", Pepe começa a investiga-lo por ele parecer suspeito. Dublado por: Alexandre Moreno (dublador).

Produção[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto da série com 11 minutos de duração e que usou uma mistura de animação em stop-motion e 3D, foi produzido em função do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras (ANIMATV) e lançado em 2010, tendo sido selecionado para a mostra competitiva do Festival de cinema de animação de Annecy.[6] [7]

A série criada por Victor-Hugo Borges, produzida pela Glaz Entretenimento e animada no Copa Studio, é baseada no curta-metragem homônimo. Após a animação original ter ganho diversos prêmios,[3] [8] foi adaptada com incentivo da lei 12.485, cujo texto obriga canais por assinatura a exibir programas brasileiros através de cotas, e do Cartoon Network,[9] após ser selecionada na chamada pública PRODAV (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro) de janeiro de 2009 e financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine.[10] No entanto, o curta sofreu algumas alterações pois Victor-Hugo Borges estava "pensando em uma fórmula que funcionasse para a tevê." Dentre as mudanças que começaram a acontecer em 2011, a série ganhou um "ritmo mais ágil e humor mais 'histérico'" e que segundo o criador "traz humor e referências para agradar tanto o público infantil, como os adultos".[3]

Victor-Hugo Borges disse que para "pode[r] mostrar o Brasil numa série de animação, temos que mostrar muita diversidade. Acho que atingimos essa diversidade; porém tudo parece pertencer ao mesmo 'mundo'".[11] Ele também afirmou que apesar de "mostrar um monstro diferente em cada episódio", a série não usa uma narrativa de arco e que "Os telespectadores vão ver que existem elementos que vão agregando elementos a longo prazo, como alguns relacionamentos acontecem, e como um monstro influencia na história".[3] Ciente do público alvo da série, Borges disse ter adicionado "algumas 'colheres de açúcar' no processo criativo", mas que ela "pode dar medo até em adultos em determinados momentos".[11]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Desde sua estreia, a série foi campeã de audiência entre o público de 4 a 11 anos,[12] embora seu público alvo sejam crianças entre 8 e 12 anos.[13] Em julho de 2013, o Ibope divulgou que a série foi o programa infantil mais assistido do Brasil no período entre março e junho de 2013,.[14] A repercussão levou a série a ser adquirida para exibição internacional pela distribuidora 9 Story Entertainment com o título de Haunted Tales for Wicked Kids.[15] Em países hispânico-latinos, é exibida com o título de Cuentos Espantosos para Niños Caprichosos.[16]

Referências

  1. a b Ramone, Marcos (26 de fevereiro de 2013). Historietas Assombradas Chega ao Cartoon Network O Globo. Visitado em 4 de março de 2013.
  2. Souza, Nielsen (7 de fevereiro de 2013). Março no Cartoon Network: Max Steel e A CQ – Confusões ao Quadrado ANMTV. Visitado em 4 de março de 2013.
  3. a b c d e Hasimoto, Mellanie (23 de fevereiro de 2013). ‘Historietas assombradas’ estreia no Cartoon Network A Crítica Universo Online. Visitado em 4 de março de 2013.
  4. Souza, Nielsen (16 de janeiro de 2013). Cartoon Network estreia Historietas Assombradas em março ANMTV. Visitado em 4 de março de 2013.
  5. Padiglione, Cristina (14 de fevereiro e 2013). Cartoon lança Historietas Assombradas Estadão.com. Visitado em 4 de março de 2013.
  6. Dois pilotos do ANIMATV são selecionados para Festival de Annecy, na França Ministério da Cultura (26 de março de 2010). Visitado em 5 de março de 2012.
  7. Animações brasileiras são selecionadas para maior festival mundial do gênero G1 (6 de abril de 2010). Visitado em 5 de março de 2013.
  8. Historietas Assombradas (para crianças malcriadas) Porta Curtas. Visitado em 4 de março de 2013.
  9. Fonseca, Rodrigo (18 de julho de 2012). Produção de seriados de animação brasileiros se firma com 30 novos projetos em curso O Globo. Visitado em 5 de março de 2013.
  10. Animação financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual estreia na TV paga em março Ancine (17 de janeiro de 2013). Visitado em 5 de março de 2013.
  11. a b Fernandes, Raphael (4 de março de 2013). Historietas Assombradas, um marco da animação brasileira no Cartoon Network Contraversão. Visitado em 5 de março de 2013.
  12. Série brasileira de animação é líder de audiência infantil na TV paga Ancine. Visitado em 5 de janeiro de 2015.
  13. 9 Story acquires international distribution rights to the hit animated series Haunted Tales for Wicked Kids (em inglês) 9 Story Entertainment (11 de setembro de 2013). Visitado em 5 de janeiro de 2015.
  14. Animação brasileira vira hit entre crianças na TV paga Veja (30 de julho de 2013). Visitado em 5 de janeiro de 2015.
  15. Souza, Nielsen (13 de setembro de 2013). Historietas Assombradas será lançada no mercado internacional ANMTV. Visitado em 4 de março de 2013.
  16. Romero, Luis Beltran (4 de setembro de 2013). Cuentos espantosos para niños caprichosos llega a Cartoon Network en octubre (em espanhol) ANMTV. Visitado em 5 de janeiro de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]