Hitchcock (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Hitchcock
Pôster
 Estados Unidos
2012 • cor • 98 min 
Direção Sacha Gervasi
Produção Ivan Reitman
Tom Pollock
Joe Medjuck
Roteiro John McLaughlin
Elenco Anthony Hopkins
Helen Mirren
Scarlett Johansson
Toni Collette
Danny Huston
Jessica Biel
James D'Arcy
Gênero comédia dramática
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Hitchcock é um filme dirigido por Sacha Gervasi e baseado no livro não fictício de Stephen Rebello Alfred Hitchcock and the Making of Psycho (Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose). O filme está previsto para ser lançado em 23 de novembro de 2012 nos Estados Unidos e partir de janeiro de 2013 no resto do mundo. Hitchcock chega a Portugal no dia 7 de fevereiro de 2013 e ao Brasil, no dia 8.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Hitchcock foca na relação entre o diretor Alfred Hitchcock e sua esposa, Alma Reville, durante as filmagens de Psicose, abrangendo desde o assassino de Wisconsin Ed Gein, a inspiração real para o personagem Norman Bates, até o lançamento do inovador filme em 1960.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 2005, foi relatado que a A&E Network produziria um filme ou uma minissérie para a televisão baseado(a) no livro de Stephen Rebello Alfred Hitchcock and the Making of Psycho. Subsequentemente, o livro foi escolhido para um longa metragem de grandes proporções. Em 2007, a companhia Montecito Picture, de propriedade de Ivan Reitman e Tom Pollock, estabeleceu um acordo de primeira vista com a Paramount Pictures, a distribuidora original de Psicose. No entanto, depois de quatro anos de desenvolvimento na Paramount, a produção mudou para a Fox Searchlight Pictures.

Em 20 de novembro de 2011, Sacha Gervasi foi anunciado como estando em negociações para dirigir o longa de drama. No início de dezembro, Gervasi assinou como diretor, ao passo que Anthony Hopkins e Helen Mirren foram incluídos para estrelarem Alfred Hitchcock e Alma Reville, sua esposa, respectivamente. O co-autor de Cisne Negro, John J. McLaughlin, escreveu os primeiros esboços do roteiro; subsequentemente, Stephen Rebello escreveu esboços adicionais que alteraram o foco da história para a relação pessoal e profissional de Hitchcock com sua esposa, Alma, durante as filmagens de Psicose.

A maioria do elenco do filme foi anunciada em março de 2012. Em 1º de março, Scarlett Johansson e James D'Arcy foram anunciados para interpretar os protagonistas de Psicose, Janet Leigh e Anthony Perkins. Mais tarde no mesmo mês, Jessica Biel foi escalada como Vera Miles. Seguindo, membros do elenco adicional foram anunciados: Toni Collette como a assistente confiável do diretor; Danny Huston, como o roteirista/autor Whitfield Cook; Michael Stuhlbarg como o poderoso agente e chefe do estúdio Lew Wasserman; Michael Wincott, como o assassinos psicopata Ed Gein; Ralph Macchio como o roteirista Joseph Stefano; Richard Portnow como o lendário chefe da Paramount Barney Balaban; e Wallace Langham como o designer gráfico Saul Bass.

A fotografia principal para o filme começou dia 13 de abril em Los Angeles, com o filme renomeado para Hitchcock. As filmagens terminaram em 31 de maio, depois do acabamento de um conjunto de cenas da estreia de Nova Iorque de Psicose, em 16 de junho de 1960.

Em 12 de setembro de 2012, foi anunciado que Danny Elfman irá compôr a trilha do filme. Anteriormente, Elfman regravou a trilha original de Bernard Herrmann para o remake de Psicose de 1998 de Gus Van Sant.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

A Fox Searchlight anunciou em 20 de setembro de 2012, via sua página no Twitter, que Hitchcock irá estrear em uma edição exclusiva em 23 de novembro de 2012 para filme poder concorrer ao Oscar. Antes disso, o filme terá sua estreia mundial como o filme de abertura do AFI Fest 2012, com uma festa no Grauman's Chinese Theatre em Hollywood. O primeiro trailer do filme foi lançado em 10 de outubro de 2012.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Após a estreia mundial do filme no AFI Fest 2012, Tom O'Neil, em 2 de novembro, em sua coluna "Gold Derby/Envelope" do Los Angeles Times escreveu: "Quando o filme se desenvolvei no AFI Fest, na noite de quinta-feira, o público explodiu em ovações selvagens no final. Este Hitchcock é tão bem feito, tão divertido e tão cheio de suspense que deixaria o próprio Hitchcock orgulhoso. (...) É um grande candidato para melhor filme, ator, atriz, roteiro adaptado, maquiagem, trilha sonora e talvez direção de arte". Ele concluiu que o filme "cativa". John Patterson do The Guardian de 2 de novembro chamou o filme de "inteligente e espirituoso"; "o making of de Psicose é descrito em detalhes sem vermos um frame do filme concluído" e concluindo "ele vive e respira através de Hopkins e Mirren".

Link externos[editar | editar código-fonte]