Holanda (topônimo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Países Baixos são comumente conhecidos em português como Holanda, todavia esta é uma denominação considerada imprópria1 2 , pois Holanda é apenas uma das regiões dos Países Baixos, hoje formada pelas províncias da Holanda Setentrional e Holanda Meridional.

Países Baixos[editar | editar código-fonte]

Em neerlandês (idioma também popularmente denominado "holandês") o nome do reino europeu é Nederland, composto dos termos neder ("baixo") e land ("terra", "país") e cuja tradução literal seria País Baixo ou Neerlândia. O uso do nome no plural tem origem no período histórico da existência da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, de 1581 a 1795. A motivação onomástica é evidente, pois "Países Baixos" remete à situação topográfica da zona em que se encontra, formada por pântanos e planícies em sua maioria a poucos metros abaixo do nível do mar.

Holanda[editar | editar código-fonte]

Posição da da Holanda do Norte e Holanda do Sul dentro dos Países Baixos.

O topônimo Holanda é comumente usado como sinônimo de Países Baixos como um todo, contudo faz referência a apenas à parte centro-oeste do país. Esta parte consiste em apenas duas das doze províncias dos Países Baixos, que são a Holanda Setentrional e a Holanda Meridional.

Historicamente, a Holanda foi a mais poderosa província dos Países Baixos, o que explicaria de certa forma o emprego deste pars pro toto (a parte pelo todo).

O nome Holanda em detrimento de Países Baixos é também usado coloquialmente pelos próprios neerlandeses (gentílico apropriado para os habitantes dos Países Baixos), principalmente para se referir à sua seleção nacional de futebol.

Em algumas províncias dos Países Baixos, especialmente na Frísia e em Limburgo, o gentílico holandês é usado em sentido pejorativo para identificar os supostamente arrogantes habitantes da Holanda do Norte e da Holanda do Sul. Geralmente, habitantes de outras províncias não apreciam ser chamados "holandeses".[carece de fontes?]

A confusão existente entre a parte (Holanda) pelo todo (Países Baixos) também ocorre noutros países, como o uso de Inglaterra para fazer referência a todo o Reino Unido e, antigamente, o uso de Rússia como sinônimo de União Soviética.

A etimologia do topônimo "Holanda" não é totalmente clara, mas mais provável é que o nome seja composto de "holt" (bosque ou selva) e "land" (terra ou país), literalmente "país dos bosques".

Referências

  1. MACHADO, José Pedro - Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, 3ª edição, Lisboa: Editorial Confluência, 2003, vol. 1, p. 508
  2. FAURE SABATER, Roberto - Diccionario de nombres geográficos y étnicos del mundo. Madrid: Espasa, 2004