Hold Back the Dawn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Hold Back the Dawn
A Minha História (PT)
A porta de ouro (BR)
 Estados Unidos
1941 • p&b • 116 min 
Direção Mitchell Leisen
Produção Arthur Hornblow Jr.
Roteiro Charles Brackett
Billy Wilder
Elenco Charles Boyer
Olivia de Havilland
Paulette Goddard
Género drama romântico
Idioma inglês
Música Victor Young
Cinematografia Leo Tover
Lançamento Estados Unidos 26 de setembro de 1941
Página no IMDb (em inglês)

Hold Back the Dawn (A porta de ouro (título no Brasil) ou A Minha História (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 1941, do gênero drama romântico, dirigido por Mitchell Leisen e estrelado por Charles Boyer, Olivia de Havilland e Paulette Goddard. Foi por este filme que Olivia de Havilland recebeu sua segunda indicação ao Oscar, sendo a primeira na categoria de melhor atriz; no entanto, ela perdeu o prêmio para sua irmã, Joan Fontaine, que o levou pela performance no filme Suspeita, de Alfred Hitchcock.

É um dos grandes clássicos do cinema que, curiosamente, são raríssimos no Brasil, pois ainda não foi lançado em DVD no país, o que leva as pessoas a fazerem inúmeros pedidos às produtoras para que lancem o filme. Até mesmo pela internet não se encontra o filme com legendas em português em algum site para download.

O filme recebeu seis indicações ao Oscar, nas categorias de melhor filme, melhor atriz (Olivia de Havilland), melhor direção de arte (Hans Dreier, Robert Usher, Samuel M. Comer), melhor fotografia (Leo Tover), melhor trilha sonora (Victor Young) e melhor roteiro adaptado (Charles Brackett e Billy Wilder).

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Charles Boyer Georges Iscovescu
Olivia de Havilland Emmy Brown
Paulette Goddard Anita Dixon
Victor Francen Van Den Luecken
Walter Abel Inspetor Hammock
Curt Bois Bonbois
Rosemary DeCamp Berta Kurz
Eric Feldary Josef Kurz
Nestor Paiva Fred Flores
Eva Puig Lupita
Micheline Cheirel Christine
Madeleine LeBeau Anni
Billy Lee Tony
Mikhail Rasumny Mechanic
Charles Arnt Sr. John MacAdams
Arthur Loft Sr. Elvestad
Mitchell Leisen Sr. Dwight Saxon

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme conta sobre o casamento de Georges Iscovescu, um gigolô romeno em busca de uma maneira de entrar legalmente nos Estados Unidos da América, com a Srta. Emmy Brown, uma professora americana que conhece Georges em uma cidade próxima à fronteira mexicana.

A história começa na companhia de cinema Paramount, em Hollywood, quando Georges vai negociar com um cineasta interessado em comprar a história de seu romance com Emmy. Em termos de cronologia, esta cena ocorre perto do final do filme. Georges está sendo perseguido pelo departamento de imigração, pois atravessou ilegalmente a fronteira para visitar Emmy em um hospital de Los Angeles. Emmy, que é sua esposa neste momento, sofreu um acidente de automóvel depois de descobrir que ele estava usando-a apenas para obter acesso livre aos EUA e que pretendia divorciar-se dela o mais rapidamente possível após conseguir o seu objetivo. Mas ele realmente se apaixonou por Emmy depois de ver seu amor e inocência durante uma romântica lua de mel em um pequeno vilarejo mexicano. Ele desenvolveu um verdadeiro afeto por ela e se arriscou cruzando a fronteira só para visitá-la. Com o apoio e incentivo de Georges durante a noite após o acidente, Emmy se recuperou de uma condição de quase-morte.

Como é Georges quem narra a história, várias mudanças de cenário acontecem no decorrer do filme. Um fato ocorrido algumas semanas antes, em uma cidade sem nome, na fronteira do México, mostra a sua esperança de imigrar para os EUA. Ele diz que terá que esperar vários anos, mas a jovem Anita Dixon lhe diz que ele pode alcançar seu objetivo casando-se com uma cidadã americana. Anita espera que depois do casamento Georges se divorcie para que possa viver com ela.

Depois de não conseguir encontrar uma rica mulher com quem possa se casar, ele vê em Emmy a única solução para o seu problema, e decide pedí-la em casamento. Suas propostas românticas são bem sucedidas, e eles se casam no dia seguinte, e decidem passar a lua de mel nos EUA, mas o departamento de imigração impede que Georges vá ao país. Com isso, ele e Emmy viajam para uma pequena aldeia no México. Ao ver o quão feliz e confiante Emmy está, cada vez mais a consciência de Georges pesa.

Ao voltar à cidade próxima à fronteira, Georges encontra Anita e a diz que não está pronto para se divorciar de Emmy. Furiosa, Anita conta a Emmy sobre o passado de Georges e seus planos. No entanto, quando o departamento de imigração questiona Emmy a respeito de Georges, ela o protege, afirmando que confia nele e sabia sobre o seu passado o tempo todo. Depois disso, Emmy deixa Georges, mas sofre um acidente de carro enquanto dirigia de volta à sua casa na Califórnia, levando à cena no hospital.

No hospital, quando Georges consegue provar a Emmy que realmente a ama, ela o perdoa, e o agente Hammock, do departamento de imigração, decide não apresentar um relatório de cruzamento de fronteira, mas aconselha Georges a voltar para o México antes que os outros agentes descubram que Georges está nos EUA. Com a ajuda de Emmy e Hammock, Georges acaba conseguindo o acesso livre aos EUA. No momento em que está voltando ao país, Georges vê Emmy acenando alegremente para ele do outro lado da fronteira e vai ao encontro dela, uma emocionante cena.

Além da história de Georges e Emmy, o filme ainda conta sobre a vida das pessoas que se arriscam na tentativa de entrar nos Estados Unidos, como uma mulher grávida que tenta entrar no país cruzando a fronteira para que seu filho nasça em território americano (desse modo o bebê seria considerado cidadão do país), e o seu marido, que descobre que já é cidadão americano depois de tomar conhecimento de que alguns de seus parentes vivem lá legalmente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.